TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS EMERGÊNCIAS CLINICAS

Por:   •  7/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 6

Nome: Geisa Souza Ferreira. Turma: Fevereiro/2019.   Exercício Avaliativo – Resumo Cap.7

Emergências Clinicas

  • Acidente Vascular Encefálico (AVE)

   O acidente vascular encefálico (AVE) também conhecido como "Derrame Cerebral", é uma doença crônica não transmissível e é uma das principais causas de morte, incapacidade adquirida e internações em todo o mundo. O AVE pode ser dividido em dois tipos, sendo eles: Isquêmico: ocorre quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo. Ou, então, Hemorrágico: ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia.

   Entre as causas dessas ocorrências, estão a embolia, trombo, hemorragia e compressão.

  Os sinais e sintomas do Isquêmico e Hemorrágico são múltiplos e bem parecidos, mas há os mais clássicos como: perda da visão de um olho, falta de sensibilidade (paralisia, dormência) em um lado do corpo, tonturas, náuseas, presença de êmese, dificuldades de: realizar tarefas do cotidiano, compreensão e reconhecimento de objetos familiares.

  Podemos diminuir o risco de ter um AVE se atentando á: ter um estilo de vida mais saudável, controlar o colesterol, peso e a pressão arterial, praticas de exercícios físicos, controlar uso de bebidas alcoólicas e não fazer uso de drogas ilícitas.

  • Tontura e Desmaio

A tontura e o desmaio não são doenças em si, mas sintomas que podem resultar de várias doenças e lesões.

  • Tontura (Vertigem): a vertigem envolve alucinação de movimento, e por conseguinte, tem a sensação de que está girando ou, que é ainda mais comum, “que o ambiente está dando voltas”.

Existem dois tipos de vertigem, que causam sintomas diferentes;

Vertigem Central: a menos comum e séria, onde representa uma condição    médica crítica envolvendo o sistema nervoso central, causando: disfunção dos músculos oculares,  tamanho desigual das pupilas e flacidez facial.

  • É importante lembrar que ás vitimas que sofrem de vertigem central não apresentam náuseas, êmese, perda auditiva e nem sensação de rotação.

Vertigem Periférica: é um distúrbio do ouvido interno, muito mais freqüente, causando: náuseas, êmese, movimentos rápidos e involuntários do globo ocular, sensação de rotação, palidez e umidade da pele, batimentos cardíacos acelerados

  • Todos os sintomas da vertigem labiríntica agravam-se quando a vítima se movimenta. Os episódios podem durar horas e recorrer por um período de vários anos.

  • Desmaio (Síncope): é a perda repentina e breve da consciência que ocorre quando o cérebro é temporariamente privado de oxigênio. O desmaio em si não é uma doença, mas pode ser um sintoma de várias condições e doenças. Algumas causas são comuns:  emoções fortes, medo, calor, uso de certas drogas, dor, ficar em pé ou sentado por muito tempo sem se mover, nível baixo de açúcar no sangue e arritmia cardíaca.
  • Convulsão

A crise convulsiva é um distúrbio que acontece no cérebro. Uma alteração involuntária e repentina dos sentidos, no comportamento, na atividade muscular e no nível de consciência que resulta da irritação ou da superatividade das células cerebrais.

 Sinais e Sintomas: agitação psicomotora, espasmos musculares que podem ser contrações ou não, salivação intensa (sialorréia), perda de sentidos e relaxamento dos esfíncteres.

 

  • Qualquer condição que afete as células estruturais do cérebro ou altere seu equilíbrio metabólico químico pode desencadear crises convulsivas.

Umas das principais causas da convulsão é a Epilepsia (distúrbio cerebral crônico caracterizado por crises convulsivas recorrentes que não são causadas por problemas agudos), sendo o termo geral para mais de 50 distúrbios convulsivos diferentes.

 -  As crises convulsivas também podem ocorrer em qualquer pessoa como resultado de lesão cerebral aguda ou condição cerebral crônica.

Estado Epilético: É uma emergência médica prioritária, aproximadamente metade das vítimas morre.  Esse estado pode resultar de um agravamento de causa original da crise convulsiva ou, ainda, resultado de uma nova condição. É também uma única crise convulsiva que dura de 5 a 10 minutos ou uma série de crises que ocorrem sem que a vítima recobre a consciência entre elas.

  • Obstrução das Vias Aéreas

As causas mais comum de emergências respiratórias  é a OVACE (obstrução das vias aéreas por corpos estranhos) onde um corpo estranho bloqueia o nariz, o fundo da boca ou a área ao redor da laringe sendo ela parcial ou completa. Se for somente parcial a vítima conseguirá tossir. Os sinais são:  incapacidade de falar, ausência de sons respiratórios, uso intenso dos músculos necessários para respiração, inquietação, ansiedade e ausência de resposta.

Em qualquer caso de Obstrução das Vias Aéreas, deve-se estar preparado para prestar atendimento. Acionar o serviço médico de urgência (SAMU 192), e logo após realizar manobra de Heimlich (sistema de compressão no abdome abaixo do nível do diafragma).

  • Angina do Peito e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM)

   As doenças coronarianas afetam as artérias que fornecem sangue ao coração, danificando o revestimento interno de suas paredes. Temos dois tipos de doenças coronarianas: Aterosclerose: ocorre quando as substâncias gordurosas, denominadas placas, e outros fragmentos depositam-se no revestimento interno da parede arterial. Já a Arteriosclerose: ocorre quando há depósito de cálcio nas paredes das artérias, resultando em perda de elasticidade. Depois de algum tempo, o paciente pode sofrer angina do peito ou ataque cardíaco em conseqüências da obstrução da artéria coronária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (196.9 Kb)   docx (431.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com