TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FASES DE CICATRIZAÇÃO

Por:   •  12/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

FASES DE CICATRIZAÇÃO

As feridas podem ser consideradas a partir da avaliação do processo e da maneira que está a cicatrização da ferida. Na fase de cicatrização, a ferida pode se apresentar inflamatória, proliferativa ou de reconstrução, epitelização e remodelação ou maturação. Cada fase da cicatrização é determinada por um tempo aproximado para ser evidenciado na ferida, fazendo parte e importante na cicatrização efetiva e saudável da ferida.

• A fase inflamatória, se evidencia na ferida logo após o trauma, na tentativa de reparar e substituir as células mortas e danificadas por células saudáveis. As manifestações mais comuns da inflamação são: edema, hiperemia, calor moderado e queixa de dor moderada, com duração média de 4 a 5 dias, esse processo.

• A fase proliferativa ou de reconstrução, é o processo que se inicia tardiamente na fase de cicatrização, é quando inicia a produção de colágeno, formação de novos vasos, tecido de granulação, contração da ferida e o crescimento do epitélio ao redor da ferida (reepitelização). Entre 5 e 9 dias após a lesão, se manifesta a área de consolidação (halo) palpável. Esta fase tem duração em média de 12 a 14 dias.

• A epitelização é a fase que as células epiteliais reabilitam a ferida, tendo presença de tecido de granulação. Sua duração é variável, podendo iniciar no 2º dia nas feridas por primeira intenção ou após a estabilidade da cavidade na ferida que cicatriza por segunda intenção.

• A fase de remodelação ou maturação é a reorganização do colágeno, evidenciada no processo final da cicatrização. Se inicia aproximadamente na terceira semana após o início da ferida e se prolonga por meses, podendo seguir até mais de um ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com