TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NAS LESÕES POR PRESSÃO

Por:   •  20/9/2019  •  Artigo  •  2.024 Palavras (9 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

Introdução: A lesão por pressão é uma expressão aceita internacionalmente, pois reflete de modo mais apurado da causa e a condição desse tipo de acometimento tegumentar. Essa lesão por pressão também é conhecida como escara, ulcera de decúbito e ulcera de pressão. Metodologia: A revisão sistemática realizada através da escolha do tema; nos sites de pesquisas on-line: BVS e Scientific Electronic LibraryOnline (Sistema Scielo). A busca destes artigos utilizou-se os seguintes descritores a partir dos termos de busca Medical Subject Headings (MeSH) e Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Intervenções de enfermagem nas lesões por pressão. Resultados: Desta busca foram escolhidos 8 artigos, nos quais autores da pesquisa utilizaram uma síntese diferente para o estudo nos quais: A lesões causadas por pressão que aborda os diversos tipos de tratamento existentes e os custos financeiros com os tratamentos por tipo de lesão, produtos e curativos utilizados. Conclusão: Os cuidados com a pele por tipo de lesões são atividades prioritárias da equipe de Enfermagem; entretanto, para que seja concretizado, é necessário investir na sistematização da assistência de Enfermagem, na implementação e na divulgação dos protocolos de prevenção e tratamento das lesões, na qualificação profissional e na educação em saúde para pacientes, familiares e acompanhantes.

Palavras-chave: Intervenções, Lesões; Pressão

ABSTRACT

Introduction: Pressure injury is an internationally accepted expression, as it reflects more accurately the cause and the condition of this type of tegumentary involvement. This pressure lesion is also known as eschar, pressure ulcer and pressure ulcer. Methodology: The systematic review carried out through the choice of theme; on the online research sites: VHL and Scientific Electronic LibraryOnline (Scielo System). The search for these articles used the following descriptors from the search terms Medical Subject Headings (MeSH) and Descriptors in Health Sciences (DeCS): Nursing interventions in pressure injuries. Results: From this search, 8 articles were chosen, in which the authors used a different synthesis for the study in which: The injuries caused by pressure that addresses the different types of treatment exist and the financial costs with the treatments by type of injury, and dressings used. Conclusion: Skin care by type of lesions are priority activities of the Nursing team; However, in order to achieve this, it is necessary to invest in the systematization of Nursing care, in the implemen-tation and dissemination of protocols for the prevention and treatment of injuries, professional qualifi-cation and health education for patients, families and caregivers.

Keywords: Interventions, Injuries; Pressure

INTRODUÇÃO

Lesão por pressão é uma expressão aceita internacionalmente, pois reflete de modo mais acurado a causa e a condição desse tipo de acometimento tegumentar. A lesão por pressão também é conhecida como escara, ulcera de decúbito e ulcera de pressão (CAMPBELL, 2015).

Várias são as definições para descrever a lesão por pressão. A mais recente, do National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) de 2007, aponta esse tipo de ulcera como uma lesão localizada na pele e/ou no tecido ou na estrutura subjacente, em geral sobre uma proeminência óssea, resultante de pressão isolada ou de pressão combinada com fricção e /ou cisalhamento. O NPUAP salienta há inúmeros fatores contribuintes bem definidos, no entanto ainda há alguns que necessitam de mais pesquisas para que possam ser mais bem compreendidos (NPUAP, 1989).

Embora a lesão por pressão seja considerada um problema secundário, caracteriza-se como verdadeira doença ou síndrome, por causa da abrangência e multiplicidade de alterações que causam ao paciente, em sua qualidade de vida e na dos entes que o cercam (PARANHOS, 2012).

A lesão por pressão sempre foi um problema para os serviços de saúde, especialmente para as equipes de enfermagem e multidisciplinar como um todo, pela incidência, prevalência e particularidades de tratamento, que prolongam a internação e aumentam a morbidade dos pacientes. Alguns estudos realizados enfocam as consequências da lesão por pressão, destacam a dor e o sofrimento, muitas vezes desnecessários, bem como o aumento dos custos que envolvem o tratamento (ROGENSKI, 2012).

Diversos esforços em âmbito mundial tem sido direcionadas às pesquisas cientificas com o objetivo de contribuir para compreensão dessa problemática e melhoria dos planos assistenciais dos serviços de saúde (PARANHOS, 2012).

Com o desenvolvimento desses estudos e da alta tecnologia, as evidencias cientificas mostram que o desenvolvimento da lesão por pressão não é responsabilidade apenas da equipe de enfermagem, argumento este até pouco tempo utilizado para justificar sua ocorrência, pois sabe-se que se trata de um fenômeno multifatorial (BERGSTROM, 2017).

METODOLOGIA DA PESQUISA

A revisão sistemática realizada através do percurso metodológico sugerido por Marconi e Presotto (2006): escolha do tema; identificação; localização; compilação; fichamento; análise e interpretação; e redação. Cervo e Bervian (2006) conceituam, também, que revisão sistemática é um levantamento de determinados assuntos que trouxeram contribuições culturais ou científicas do passado para novas abordagens.

A busca eletrônica foi realizada por meio de busca online com levantamento bibliográfico de produçoes científcas, no período de 2009 a 2018, disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde, utilizando a base de dados eletrônica: BVS e Scientific Electronic LibraryOnline (Sistema Scielo). Para busca dos artigos utilizou-se os seguintes descritores a partir dos termos de busca Medical Subject Headings (MeSH) e Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): intervenções de enfermagem nas lesões por pressão. Os termos forão combinados utilizando os operadores booleanos AND.

Os critérios de inclusão dos artigos definidos, inicialmente, para a presente revisão integrativa foram: pacientes conscientes, maiores de 18 anos, orientados, hemodinamicamente estáveis, com lesão de origem tegumentar e de ambos os sexos, artigos publicados em liguagem português, inglês e espanhol, com os resumos disponíveis nas bases de dados selecionadas, nos anos de 2009 a 2018.

Para a análise e posterior síntese dos artigos que atenderam aos critérios de inclusão foi utilizado um quadro sinóptico especialmente construído para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com