TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS NORMAS DE BIOSSEGURANÇA E EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO

Por:   •  11/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO 1º

NORMAS DE BIOSSEGURANÇA E EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO

Este relatório fala da primeira aula prática da disciplina de microbiologia, a qual tratou da biossegurança e equipamentos do laboratório, os procedimentos que visam evitar riscos provocados pelo uso de agentes químicos, físicos e biológicos.

A biossegurança é um conjunto de medidas necessárias para manipulação adequada de agentes e consequentemente reduzir riscos inerentes às atividades desenvolvidas, bem como proteger a comunidade envolvida, o ambiente e os experimentos. Assim facilitará o manuseio dos materiais, terá maior eficácia nos experimentos e também irá trazer maior segurança na aplicação dos mesmos.

Apresentação dos equipamentos que serão usados pelos alunos durante as aulas laboratoriais, pois é necessário que todos tenham conhecimento para manuseá-los de forma correta. Os laboratórios são ambientes de trabalho e estudo que podem expor as pessoas próximas ou a si mesmo a riscos como, acidentes e contaminações. Por esse motivo, inicialmente é importante adotar procedimentos de boas práticas laboratoriais.

OBJETIVO

Conhecer as regras de segurança para evitar algum acidente, pois é primordial que o aluno assuma uma postura cuidadosa e responsável durante as experiências.

MATERIAL E MÉTODOS

- Os alunos somente poderão participar dos experimentos práticos protegidos com jaleco, sapato fechado e mulheres com cabelos presos. Assim o corpo estará protegido para qualquer imprevisto que houver.

- A banca de trabalho deve estar sempre limpa e arrumada para facilitar os experimentos e evitar acidentes.

- No laboratório é proibido comer, beber, correr e brincar.

- Lavar as mãos ao chegar e ao sair do laboratório, pois estará manuseando materiais que pode trazer riscos se levada para fora do local de trabalho.

- Luvas: uso para todos que trabalham em ambiente laboratorial.

- Chuveiro de Segurança usados quando ocorrem acidentes.

- Máscaras proteção de boca e nariz contra inalação de partículas.

- Óculos de Proteção destinado à proteção dos olhos contra respingos

13

CONCLUSÃO

Portanto, percebe-se que umas medidas básicas de biossegurança associadas às boas práticas laboratoriais reduzem os riscos de acidentes, assim, devem-se seguir normas e rotinas dentro de padrões técnico-científicos. Saber como operá-los de forma segura irá limitar esses tipos de acidentes e criar um ambiente de trabalho mais seguro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com