TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NORMAS DE SEGURANÇA E EQUIPAMENTOS

Por:   •  14/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 8

 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB
       DATA: 07/11/2019
[pic 1]

       ALUNO (a): Allany Araújo de Lima

     MATRÍCULA: 11507180

    CURSO: Engenharia de Materiais

                               DISCIPLINA: Química Experimental

                             

ATIVIDADE 1

NORMAS DE SEGURANÇA E EQUIPAMENTOS BÁSICOS DE LABORATÓRIO

1) Classificar e descrever os principais utensílios de vidro utilizados em laboratório de química.

1° Tubo de ensaio − utilizado principalmente para efetuar reações químicas em pequena escala. Pode ser aquecido, com cuidado, diretamente sobre a chama do bico de Bunsen.
2° Becker − recipiente com ou sem graduação, utilizado para dissolver substâncias, efetuar reações, aquecer líquidos, efetuar pesagens, deixar substâncias em repouso, etc. Pode ser aquecido sobre tripé com tela de amianto.
3° Erlenmeyer − utilizado para aquecer líquidos, fazer reações, dissolver substâncias e fazer titulações (uma vez que sua forma cônica evita perdas de líquidos por agitação). Pode ser aquecido, com cuidado, diretamente sobre a chama do bico de Bunsen.
4° Proveta ou cilindro graduado − usado para medidas aproximadas de volumes de líquidos. Não pode ser aquecido.
5° Pipetas − recipientes calibrados para medida precisa de volume de líquidos. Existem dois tipos de pipetas: pipeta graduada (utilizada para escoar volumes variáveis de líquidos. Esta pipeta é usada para medir pequenos volumes e tem pouca aplicação sempre que se quer medir volumes líquidos com elevada precisão) e pipeta volumétrica (utilizada para escoar volumes fixos de líquidos). Não podem ser aquecidas.
6° Bureta (com torneira de vidro) − equipamento calibrado para medida precisa de volume de líquidos. É utilizada em análises volumétricas. Existem também as buretas automáticas, que possuem dispositivos pelos quais o líquido é levado até seu interior automaticamente.
7° Balão volumétrico − recipiente calibrado, de precisão, destinado a conter um determinado volume de líquido, a uma dada temperatura (geralmente 20°C), podendo ser utilizado sem erro apreciável, a temperaturas mais ou menos 8°C acima ou abaixo da indicada. É utilizado no preparo de soluções de concentrações definidas. Possui o traço de aferição situado no gargalo do balão e tem fundo chato.
8° Balão de fundo chato e de fundo redondo − usados para aquecer líquidos e fazer reações com desprendimentos gasosos. Podem ser aquecidos sobre tripé com tela de amianto.
9° Kitassato − recipiente munido de saída lateral e usado em filtração a vácuo.
10° Funil de adição – utilizado para adição de reagentes em um sistema reacional.
11° Funis de separação (ou de decantação) − usados para separar líquidos imiscíveis.
12° Dessecador − utilizado no armazenamento e resfriamento de substâncias quando se necessita de uma atmosfera com baixo índice de umidade. Também pode ser utilizado para manter as substâncias sob pressão reduzida.
13° Condensadores – usados para condensar os vapores nas destilações e nos aquecimentos sob refluxo.
14° Funil de vidro − utilizado na transferência de líquidos e nas filtrações simples. O funil com colo longo e estrias é chamado de funil analítico.
15° Conectores – utilizado para montagem de aparelhos e interligações.
16° Vidro de relógio − usado para cobrir becker, pesar sólidos e evaporar líquidos.
17° Bastão de vidro ou baqueta − cilindro maciço de vidro, usado para agitar e facilitar as dissoluções, na transferência de líquidos, além de auxiliar nas filtrações, etc.
18° Pesa-filtro – indicado para a pesagem de sólidos quando o composto é higroscópico.

2) Descrever a indumentária correta a ser usada no laboratório.

Avental de mangas compridas, longos até os joelhos, com fios de algodão na composição do tecido; calça comprida de tecido não inteiramente sintético; sapato fechado, de couro ou assemelhado; Óculos de segurança e Luvas

3) Por que não se deve usar água para apagar um incêndio em óleo? Qual o procedimento correto?

Basicamente, como os elementos não se misturam, a água passa direto pelo óleo em chamas, onde evapora quase que instantaneamente e o vapor joga óleo em chamas para todos os lados.

O procedimento correto é utilizar bicarbonato de sódio ou cloreto de amônio e cobrir o fogo com um pano úmido, para evitar que o oxigênio chegue às chamas.

4)  Qual a principal conduta quando ocorre uma queimadura com álcali ou com ácidos?

Ácidos: Queimaduras com ácido são usadas por forte ardência, havendo corrosão dos tecidos. Deve-se providenciar imediatamente a neutralização do ácido. Quando o ácido ataca a pele ou mucosa oral é indicada a lavagem abundante do local com solução de sulfato de magnésio (MgSO4), bicarbonato de sódio (NaHCO3) ou até mesmo amônia (NH4OH), sendo esta utilizada apenas para queimadura forte. Para queimaduras graves, aplicar um desinfetante, secar a pele e cobrir com pomada à base de picrato. No caso de atingir os olhos, deve se lavar abundantemente com uma solução de borato de sódio (Na3BO3) ou bicarbonato de sódio a 5%.
Álcalis: Em caso de contato com a pele, lavar a região atingida imediatamente com bastante água corrente (retirar a roupa do acidentado, se está também foi atingida, enquanto a água é jogada por baixo da roupa). Tratar com solução de ácido acético 1% e novamente lavar com bastante água.

5) Qual o procedimento adotado em caso de contaminação com metais como chumbo, cobre e mercúrio.

Chumbo: O tratamento desta intoxicação não exigentes de pronta ação, deve ser feito pela assistência médica. É contraindicada a ingestão de leite.
Cobre: Geralmente provocam a própria eliminação, assim como o sulfato de cobre (CuSO4), altamente irritante para a mucosa gástrica, desencadeia o vômito que o elimina.
Mercúrio: A administração do leite ou clara de ovo provoca a precipitação de íons Hg 2+, podendo evitar a morte. Deve ser providenciada imediatamente a assistência médica.

6) Em que situações são recomendadas o uso de aparelhos confeccionados em porcelana?

Usado para calcinação de substâncias, para efetuar evaporação de líquidos e destinados à pulviração de sólidos.

7) Se você quer realizar uma reação sob agitação manual e deseja evitar perdas de líquidos, que recipiente deve usar?

Bastão de Vidro.

8) Como deve ser realizada a limpeza do material utilizado no laboratório de química?

O material de vidro deve ser lavado com água e detergente com auxílio de uma escova.Depois de bem enxaguado com água de torneira, enxaguar duas vezes com água destilada, depois de lavado, o vidro deve permitir o escoamento da água sobre sua superfície, sem formar gotas, que indicam a presença de matéria gordurosa. Deixar secar sobre a bancada em papel toalha ou na estufa, lembrando-se de avisar o técnico responsável sobre o material na estufa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (152.1 Kb)   docx (58.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com