TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM

Por:   •  5/8/2016  •  Resenha  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 3

AS TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM

As teorias administrativas referem-se a cinco variáveis básicas sendo elas: Tarefas, Pessoas, Estrutura, Ambiente e Tecnologia. Cada uma das teorias tem uma característica própria sendo diferenciada pelas variáveis. Assim a teoria cientifica trabalha com a variável tarefa, a teoria das relações humanas trabalha com a variável pessoas, enquanto a teoria contingencial trabalha com as variáveis ambiente e tecnologia.

As teorias administrativas sofreram influencias de vários fatores e instituições como: a igreja católica, a organização militar, os economistas, os pensadores e por último a revolução industrial. Entre os pensadores que contribuíram pode-se destacar, Jean Jacques Rosseau, Friedch Engels, Carl Max. É possível identificar as semelhanças entre a igreja católica e a organização militar no que se refere a hierarquização e centralização do poder, destaca-se também a influência dos economistas liberais que pregavam a livre concorrência e da revolução industrial com a invenção da máquina a vapor, que influenciou toda a estrutura econômica e social.

A teoria cientifica teve como precursor Frederich Winslow Taylor, que priorizava o aumento da produção e eficiência, padronizando os serviços por setores, onde os operários tinham a responsabilidade de conhecer somente o trabalho que o mesmo desenvolvia, com isso ele não tinha conhecimento do total da produção, nem dos demais serviços que havia na fábrica. A teoria cientifica teve como critica o caráter mecanicista, a ênfase na especialização, a negação das influencias de grupo e o caráter normativo e prescritivo.

A teoria clássica teve como expoente Henry Fayol, ele preconizava a eficiência da estrutura e o funcionamento. Essa teoria teve sua influência nas organizações militares e na igreja católica, onde sua estrutura era limitada, hierarquizada e estática, e propunha a divisão do tabalho de forma horizontal e vertical. As críticas surgiram devido o caráter prescritivo e normativo e a estrutura formal da organização.

A teoria das relações humanas por sua vez tem o enfoque nas pessoas, abordando os aspectos psicológicos e sociológicos, ela surgiu a partir das necessidades de humanização na administração do pessoal e desenvolvimento das ciências humanas. A partir dessa teoria iniciou a abordagem sobre motivação, liderança, comunicação e dinâmica de grupo. A critica vem ao caráter paternalista.

Teoria Burocrática teve como principal precursor Max Weber que tinha enfoque estruturalista na racionalidade, onde as organizações deveriam organizar o meio para alcançar os objetivos, ela tinha como objetivo controlar os trabalhos desenvolvidos na empresa e organizar o meio, além de treinar o comportamento entre outros. Sistematiza o trabalho, e divide os trabalhos, também não tem participação nos lucros da empresa.

Teoria comportamentalista preocupação com a dinâmica e com as relações humanas, pode usar diferentes formas de organização, considerando o comportamento que pode ser preguiçoso, irresponsável, dependente ou como um ser responsável, criativo e independente. Adotando postura rigida e inflexível ou abeta e dinâmica, a crítica a essa teoria vem da forma bipolar com que é visto o homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com