TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TEORIAS DE ENFERMAGEM DE ROY E OREM INTRÍNSECAS À SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Por:   •  6/8/2021  •  Artigo  •  3.862 Palavras (16 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 16

AS TEORIAS DE ENFERMAGEM DE ROY E OREM INTRÍNSECAS À SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Roger Rodrigues da Silva

Graduando em Enfermagem

Instituição: Universidade Regional do Cariri – URCA

Endereço: Planalto Iguatuense, nº 97, Fomento, Iguatu – CE, Brasil

E-mail: roger95silva@gmail.com

Juliana Ferreira Carlos

Graduanda em Enfermagem

Instituição: Universidade Regional do Cariri – URCA

Endereço: Planalto Iguatuense, nº 670, Fomento, Iguatu – CE, Brasil

E-mail: juliana_carlos@hotmail.com

Maria Janaina Do Ó Vieira

Graduanda em Enfermagem

Instituição: Universidade Regional do Cariri – URCA

Endereço: Distrito Bonfim Km 20, nº 63, Senador Pompeu – CE, Brasil

E-mail: maria.janaina17@outlook.com

Joab Gomes da Silva Sousa

Graduando em Enfermagem

Instituição: Universidade Regional do Cariri – URCA

Endereço: Rua Mauro Maia, nº 416, Areias II, Iguatu – CE, Brasil

E-mail: joab69016@gmail.com

Irene Custódia da Silva

Graduanda em Enfermagem

Instituição: Universidade Regional do Cariri – URCA

Endereço: Sítio Muquem, nº 15, Acopiara – CE, Brasil

E-mail: irenesilva852@gmail.com

Rafael da Silva Pereira

Graduando em Enfermagem

Instituição: Universidade Regional do Cariri – URCA

Endereço: Rua Ninosa Maria da Conceição, nº 72, Primavera, Iguatu – CE, Brasil

E-mail: 0raffael0@gmail.com

José Adelmo da Silva Filho

Mestrando em Enfermagem

Instituição: Universidade Regional do Cariri – URCA

Endereço: Rua 28 de dezembro, nº 56A, Pimenta, Crato – CE, Brasil

E-mail: adelmof12@gmail.com

Rogéria Mônica Seixas Xavier de Abreu

Docente do curso de graduação em Enfermagem

Instituição: Universidade Regional do Cariri –URCA

Endereço: Avenida Dário Rabêlo, nº 977, Sete de Setembro, Iguatu –CE, Brasil

E-mail: seixasxavier@hotmail.com

RESUMO

As teorias de enfermagem atuam como suplementos para o desenvolvimento da Sistematização da Assistência de Enfermagem, é a partir delas que o enfermeiro se baseia cientificamente e estabelece planos de cuidados orientados e clinicamente científicos para a promoção da saúde. Esta revisão objetivou descrever os principais elementos das teorias do autocuidado e adaptação e suas associações para a prática clínica a partir da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Trata-se de uma Revisão Narrativa da Literatura, de caráter descritivo e abordagem qualitativa, desenvolvida a partir da Biblioteca Virtual em Saúde e bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE. As teorias de enfermagem atuam como um grande amparo para o desenvolvimento do exercício do enfermeiro, uma vez que estas são fundamentos teóricos/científicos que delineiam planos adequados para implementação da assistência e efetividade do plano de cuidados rentabilizando benefícios para a saúde de usuários dos sistemas de saúde. Diante do contexto, a aplicação de tais teorias dentro da sistematização viabiliza o Processo de Enfermagem, de modo a contribuir com a assistência qualificada que aborda o paciente de forma holística, considerando os aspectos sociais, familiares e físicos.

Palavras-chave: Assistência. Autocuidado. Adaptação. Teorias.

ABSTRACT

As nursing theories acted as supplements for the development of the Nursing Care Systematization, it is from them that the nurse is scientifically based and establishes oriented and clinically scientific care plans for health promotion. The review aims to describe the main elements of the theories of self-care and adapt and their associations for clinical practice based on the Nursing Care Systematization. It is a narrative review of literature, of a descriptive character and qualitative approach developed from the Virtual Health Library and LILACS, BDENF and MEDLINE databases. As nursing theories acted as a great parameter for the development of the nurse’s exercise, since these are the theoretical/scientific foundations that outline qualified plans for the execution of assistance and the effectiveness of the care plan, making the most of the health benefits of health system users. Given the context, an application of such theories within the nursing systematization system, in order to contribute with qualified assistance that approaches the patient in a holistic way, considering the social, family and medical aspects.

Keywords: Assistance. Self-care. Adaptation. Theories.

1 INTRODUÇÃO

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma atividade privativa do enfermeiro empregada como um instrumento basilar para consecução do exercício profissional correspondente a toda equipe de enfermagem. É aplicada a partir do Processo de Enfermagem (PE), compreendendo, identificando e prescrevendo intervenções congruentes à prática clínica dessa área em específico (SANTOS, 2014; GARCIA; NÓBREGA; CARVALHO, 2004).

Apesar da SAE ser exigida na formação profissional, conforme determina a legislação, a sua implementação ainda é falha e está iniciando sua inserção nos sistemas com efetividade, vagarosamente. São existentes incontáveis fatores que impossibilitam a implementação dessa abordagem nas rotinas de trabalho, interferindo diretamente sobre a prestação adequada de serviços em saúde (SOARES; RESCK; TERRA et al., 2015).

É previsto pela resolução 358/2009, do Conselho Federal de Enfermagem, que o enfermeiro é o responsável por cumprir com as etapas do PE, sendo eles: histórico de enfermagem, diagnóstico de enfermagem, planejamento, implementação e avaliação. Cita ainda que todas as instituições de saúde, sejam elas públicas ou privadas, devem realizar o PE de forma sistematizada e embasada por um referencial teórico que norteie essas etapas (COFEN, 2009).

A enfermagem caracteriza-se como ciência justamente pelo respaldo por referenciais teóricos-científicos, ofertando credibilidade à profissão. Além de estar ligada ao senso comum, as teorias contribuem para a efetivação da enfermagem como produtora e reprodutora de conhecimento científico. Para a realização do conhecimento prático é necessário um norte que assegure tal procedimento como efetivo e seguro para o usuário dos sistemas de saúde, logo, a teoria embasa o conhecimento científico que será desenvolvido na prática (PIRES, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (151.5 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com