TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM NA BIOSSEGURANÇA EM TUBERCULOSE

Por:   •  8/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM NA BIOSSEGURANCA EM TUBERCULOSE

Alunos:

Professor(a) Fomentador(a):

e-mail do responsável do trabalho:

Centro Universitário (UNIBRA)

Curso de Enfermagem

Recife, PE.

Palavras-chave: Tuberculose, Atenção Básica, Enfermagem.

  1. INTRODUÇÃO

A tuberculose é uma doença infecciosa, causada pelo Mycobacterium tuberculoses. É transmitida de pessoa a pessoa, principalmente, através do ar e em ambientes fechados. Uma vez em contato com o bacilo, a pessoa poderá desenvolver a tuberculose em qualquer fase da sua vida. Isso ocorre porque o sistema imunológico não consegue mais manter os bacilos sob controle. Os órgãos mais comumente afetados são: pulmões, gânglios linfáticos, pleura, laringe, rins, cérebro e ossos. (NOGUEIRA et al., 2012).

Apesar dos últimos anos não registrarem mudanças significativas nos indicadores da tuberculose no Brasil, há clara modificações no cenário político do enfretamento dessa doença, no qual se destaca o aparecimento da sociedade civil. São feitas considerações sobre as condições que contribuíram para o seu aparecimento, tais como a origem, a composição, as ações, os parceiros e as perspectivas da mobilização social. Em função de iniciativas para o controle da tuberculose no âmbito internacional e de empreendimentos para incentivar a mobilização social nos níveis estaduais e municipais, o governo federal passou a imprimir uma política mais consistente e coerente, passando também a incluir a sociedade civil em suas ações. Mesmo sendo um ato reconhecido pelo poder público e considerado estratégico para êxito das ações de controle da tuberculose, a participação comunitária requer incentivos e apoio constante de outros setores. (NASCIMENTO DR, 2012)

        No Brasil e em outros países, mais de um bilhão de pessoas vivem com menos de 1 salário mínimo por mês. Essa população sofre com todo tipo de carência, como água potável, escolaridade, saneamento básico, moradia, acesso aos serviços de saúde e também são vítimas de doenças negligenciadas. Entre as doenças negligenciadas no Brasil está à tuberculose. (DELGADO; BERETTA, 2013)

A biossegurança em tuberculose tem por objetivos minimizar os riscos de se contrair a doença no ambiente de trabalho; logo, biossegurança é contenção de riscos, e, se conseguimos conter riscos, estamos praticando biossegurança. O risco de transmissão dessas doenças difere de uma instituição para outra. (BARROSO, 2001)

Para melhora da biossegurança institucional em tuberculose é importante designar pessoas responsáveis por elaborar e monitorar um plano de Controle de Infecção, com o auxílio dos responsáveis pelo Programa Estadual/Municipal da tuberculose. É de suma importância que o profissional de saúde adote medidas de controle adequadas, tais como reconhecimento, isolamento e manejo desses pacientes, o que determina normas e medidas oportunas de controle: medidas administrativas, de controle ambiental e proteção individual, tais como; higienize as mãos antes e após o contato com o paciente, use óculos, máscara cirúrgica e/ou avental quando houver risco de contato de sangue ou secreções, descarte adequadamente os perfurocortantes. (VALLE et al., 2010)

A vulnerabilidade do ponto de vista ético, e a vulnerabilidade social, sempre produto de interações sociais. Geralmente as pessoas afetadas pela tuberculose se auto descriminam, pela falta de conhecimento, muitas vezes pela baixa adesão ao tratamento caracterizado ao abandono. (SANCHES; MANNES; CUNHA, 2018)

2. OBJETIVOS GERAL

Descrever a assistência de enfermagem prestada na biossegurança nos pacientes com hanseníase e tuberculose.

2.1 OBJETIVO ESPECÍFICO

Identificar os fatores de risco em relação a biossegurança.

Identificar as ações de biossegurança em enfermagem prestada ao paciente com hanseníase e tuberculose.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

O presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica onde foram utilizados como base de dados: livros, sites e artigos disponibilizados no SCIELO. Foram utilizados artigos e livros entre os anos de 2010 a 2019 que estavam relacionados com o tema e objetivo do estudo presente.

5 CONCLUSÕES

Conclui-se que mediante estudo nos permitiu conhecer a realidade da biossegurança aplicada na assistência de enfermagem na tuberculose (TB), apresentando uma relevância para chamar a atenção a necessidade de mais pesquisas não só no atendimento em geral, mas nas atividades de todos os setores hospitalar e residência, incluindo até a limpeza, passando a ter uma atenção especial. Incluindo ações e treinamento para os profissionais, devem ser realizadas para excluir ou minimizar os fatores que limitam a aplicação das medidas de biossegurança no atendimento do paciente com suspeita ou diagnóstico de tuberculose. O controle da TB requer ação permanente, sustentada e organizada, assim o uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s) é uma forma de defesa contra as contaminações e acidentes. Estar sempre atento as novas metodologias e formas profiláticas faz com que a segurança contra a contaminação tenha sucesso e continuidade, preservando a relação profissional e paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com