TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM EM PROL DA SAÚDE DO TRABALHADOR

Por:   •  26/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.006 Palavras (9 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

FACULDADE ANHAGUERA DE ANAPOLIS

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

ANAPOLIS

2021


 ALANA AILA DA MATA ARAÚJO[pic 7]

[pic 8]

ATRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM EM PROL DA SAÚDE DO TRABALHADOR

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Anhanguera como requisito parcial para à obtenção do título de graduação em Enfermagem.

Orientador: Aline Ferreira


Anápolis

2021

[pic 9]

ALANA AILA DA MATA ARAÚJO

ATRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM EM PROL DA SAÚDE DO TRABALHADOR

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Anhanguera, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Enfermagem.

BANCA EXAMINADORA

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Anápolis, dia de mês de ano

[pic 10]

Dedico este trabalho...


AGRADECIMENTOS [pic 11]


[pic 12]

Epígrafe (retire o título “epígrafe)


ARAÚJO, Alana Aila da Mata. ATRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM EM PROL DA SAÚDE DO TRABALHADOR. 2021. 40 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso – Enfermagem, Faculdade Anhanguera, Anápolis, 2021. [pic 13]

RESUMO

Palavras-chave:

ARAÚJO, Alana Aila da Mata. ATRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM EM PROL DA SAÚDE DO TRABALHADOR. 2021. 40 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso – Enfermagem, Faculdade Anhanguera, Anápolis, 2021. [pic 14]

ABSTRACT

Keywords:

 

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS [pic 15]

EPI – Equipamento de proteção individual

EPC – Equipamento de proteçaõ coletiva

SUMÁRIO[pic 16]

1 INTRODUÇÃO        10

2 CONSIDERAÇÕES INICIAIS À SAÚDE DO TRABALHADOR        11

2.1 Doenças relacionadas ao trabalho        12

2.2 Medidas de prevenção ao acidente de trabalho        13

2.3 Equipamentos de proteção individual/coletiva – EPI/EPC        14

REFERÊNCIAS        15

1 INTRODUÇÃO

O ambiente de trabalho é um local em que deve-se ter todas os meios de segurança possível para com o trabalhador, afim de evitar acidentes que possam interromper a relação de trabalho, neste sentido em alguns casos o uso de EPI são obrigatórios, já em outros casos algumas ferramentas de segurança são essenciais, mesmo que não há riscos evidentes.

Neste sentido, esta pesquisa tem como tema “as atribuições da Enfermagem em prol da saúde do trabalhador”, onde se justifica relevante pelo fato de que a saúde do trabalhador é uma pauta que requer bastante discução, com o ituito de evidenciar quais os processos de segurança que uma empresa pode proporcionar ao seu empregado, a forma como estes mecanismos de segunça estão sendo colocados e se realmente de fato funiconam.

Vale ressaltar que o ambiente de trabalho seguro aos colaboradores é essencial para o desenvolvimento das atividades e da saúde de cada um, acompanhado de um profissional especializado, sendo assim, o problema desta pesquisa se norteia em verificar qual a finalidade das atribuições da Enfermagem em prol da saúde do trabalhador.

Assim, delimitou-se como objetivo geral da pesquisa em conhecer a finalidade das atribuições do profissional de Enfermagem em prol da saúde do trabalhador. Bem como no que se refere aos objetivos específicos, procurou-se compreender os aspectos conceituais da saúde do trabalhador; discutir as atribuições do Enfermeiro enquanto profissional; entender o papel da Enfermagem como “zelador” da saúde do trabalhador.

Portanto, levando em consideração ao método de pesquisa, a metodologia utilizada foi sob revisão bibliográfica, tendo como fontes de pesquisa,  livros, artigos científicos, bem como sites governamentais, a pesquisa ainda se molda de forma descritiva e qualitativa, cujo intuito foi descrever o assunto de forma sucinta verificando os aspectos conceituais, onde se utilizou obras de diversos autores que trataram do assunto de forma clara, com o intuito de obter resultados satisfatórios referentes ao tema, uma vez que as palavras-chave para o mecanismo de pesquisa foram: “trabalhador”, “enfermagem” e “saúde”.

2 CONSIDERAÇÕES INICIAIS À SAÚDE DO TRABALHADOR

A economia mundial está relacionada diretamente ao trabalho, seja ele direto ou indireto, formal ou informal, ou seja, das mais diversas formas, através do comercio, industria, serviço, funcionalismo público e etc., e em se tratando de tal relevância pode definir trabalho de acordo com o Dicionário Soares Amora (2008, p.728) “aplicação da atividade física ou intelectual, atividade humana aplicada a produção da riqueza, ocupação, empreso, tarefa...”.

Em contra partida ligado ao termo trabalho, pode-se definir ainda conforme o Dicionário Soares Amora (2008, p. 729) como sendo: “que ou que trabalha, laborioso, operário, assalariado, empregado”, em outras palavras o trabalhador é aquele que exerce uma função de forma remunerada, equiparada a uma subordinação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (161.2 Kb)   docx (241.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com