TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTISMO, UM LADO INEXPLORADO DO SER HUMANO

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.723 Palavras (15 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

AUTISMO, UM LADO INEXPLORADO DO SER HUMANO

MORALES, Lúcia[1]

Resumo: Este trabalho traz o relato de um estudo de caso realizado durante o ano de 2012 e primeiro semestre de 2013, com um aluno diagnosticado com autismo infantil, identificado como um transtorno global de desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes da idade de três anos. Lins, o aluno do presente estudo, apresentou no inicio, comprometimentos, os evidentes das características principais do autismo, que são: prejuízo no desenvolvimento das interações sociais; prejuízo na comunicação; comportamento focalizado e repetitivo.Tendo em vista tais aspectos, o enfoque principal deste trabalho é proporcionar informações claras e objetivas acerca do autismo e o resultado de um estudo com uma relação de afetividade entre professor e aluno como base para o desenvolvimento de suas capacidades integrais. Mostra que a escola não deve adaptar-se a deficiência, mas sim vencê-la. Com a elaboração de atividades significativas, observou-se que Lins desenvolveu habilidades artísticas, tecnológicas entre outras e oportunizou ao aluno participar e destacar-se do contexto escolar de forma competitiva. Devolveu ao aluno auto-estima que o despertou para que de forma criativa superasse muitas de suas dificuldades e se apresentasse como exemplo de superação em seu meio social. O presente estudo tem por objetivo mostrar que crianças portadoras de autismo podem e devem adaptar-se ao meio social e comunicativo, promovendo a busca pela independência e autonomia.

Palavras-chave: Autismo; Afetividade e Arte; Conhecimento e Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

Entende-se por autismo, uma inadequação no desenvolvimento que se apresenta de maneira grave durante toda a vida. Costuma aparecer nos três primeiros anos de vida e desde já, traz certa incapacidade para o indivíduo que a possui. É um distúrbio que acomete mais homens que mulheres e até hoje não se tem causa especifica para seu


aparecimento. Os sintomas são na maioria dos casos muito graves e se apresentam tais como: gestos repetitivos, autodestruição, e as vezes até comportamentos agressivos, a fala e linguagem podem se apresentar de forma atrasada ou até ausentes, habilidades físicas reduzidas e um relacionamento anormal frente a objetos, eventos ou pessoas (GAUDERER, 1985).

Por estes motivos, criar e educar um autista representa um grande desafio para pais, familiares, educadores e pessoas a sua volta, principalmente porque há uma grande necessidade de uma abordagem adequada e eficiente para que estes possam se desenvolver, mesmo que de forma lenta (MANTOAN, 1997).

A escolha deste tema se caracteriza pela necessidade de transmissão de conhecimentos e informações a respeito do autismo e suas particularidades, a fim de auxiliar o educador em suas relações com os autistas.

De acordo com o estudo de caso em uma Escola Municipal de Cianorte com o aluno Lins, pôde – se perceber que os autistas respondem bem a intervenções pedagógicas motivadoras, pois para ensinar eficazmente, o professor deve proporcionar uma organização do método de trabalho, de maneira que, os alunos compreendam o que fazer , como fazer e porque fazer.

2 DEFINIÇÕES DE AUTISMO

O autismo é definido pela organização Mundial de Saúde como um distúrbio do desenvolvimento, sem cura e severamente incapacitante. Sua incidência é de cinco casos em cada 10000 nascimentos caso se adote um critério de classificação rigoroso, e três vezes maior se considerarmos casos correlatos, isto é, que necessitem do mesmo tipo de atendimento (MANTOAN, 1997, p. 13).

 .

Os estudos a respeito do autismo começaram com Leo Kanner, um psiquiatra americano que, em 1942, descreveu por meio de um artigo, a condição de 11 crianças consideradas especiais, abordando o autismo sob o nome de “distúrbios autísticos de contacto afetivo”. Assim, ele parte do pressuposto de que este quadro se caracteriza por autismo extremo, obsessividade, estereotipias e ecolalia. Kanner também observou que os sintomas surgiram muito precocemente (desde o nascimento), sugerindo até que as crianças autistas poderiam ter um bom potencial cognitivo e até mesmo habilidades especiais, como uma memória mecânica (BOSA; CALLIAS, 2000).

A tese inicial de Kanner de que crianças autistas sofreriam de uma incapacidade inata de se relacionarem emocionalmente com outras pessoas, foi retomada e estudada também por Hobson (1993a, 1993b, apud BOSA; CALLIAS, 2000, p. 6).

[...] a teoria afetiva sugere que o autismo se origina de uma disfunção primaria do sistema afetivo, qual seja, uma inabilidade inata básica para interagir emocionalmente com os outros, o que levaria a uma falha no reconhecimento de estados mentais e a um prejuízo na habilidade para abstrair e simbolizar.

        

Dessa forma, o ‘retraimento’ apresentado pelos autistas tem sido explicado em termos de um estado crônico de excitação (HUTT & HUTT, 1968 apud BOSA; CALLIAS, 2000) ou até oscilações nesse estado que conduzem a evitação do olhar, reações negativas e retraimento da interação social, como mecanismos para controlar o excesso de estimulação.

Com o passar do tempo, outros pesquisadores também foram desenvolvendo seus estudos partindo da concepção de Kanner com algumas alterações, como por exemplo, relacionando o autismo a um déficit cognitivo, considerando-o não uma psicose e sim um distúrbio do desenvolvimento. Essa idéia do déficit cognitivo vem sendo reforçada por muitos estudiosos até os dias atuais.

Alguns pesquisadores chegaram a fazer um experimento no qual, crianças com autismo, eram comparadas a outras, relacionadas como grupos de controle, enquanto desenvolviam certa atividade e, como resultados, as crianças autistas apresentaram dificuldades e deficiências no aprendizado correto para chegar ao fim desejado, demonstrando assim maior insistência na estratégia incorreta e demonstrando um déficit maior na capacidade de planejamento para atingir uma meta (BOSA, 2000).

Com relação às causas do autismo, há uma teoria interessante, denominada “lobo frontal”, a qual sugere que:

[...] muitas das características dessa síndrome, como por exemplo, inflexibilidade (expressa através de atividades ritualizadas e repetitivas), perseveração, foco no detalhe em detrimento de um todo, dificuldade em gerar novos Tópicos durante o brinquedo de faz-de-conta e dificuldades no relacionamento interpessoal, podem ser explicadas por comprometimento no funcionamento do lobo cerebral frontal (DUNCAN, 1986 apud BOSA; CALLIAS, 2001, p. 2)

A explicação dessa teoria se dá, pois foram comprovadas as semelhanças entre os autistas e aqueles com lesão frontal, por meio de resultados do desempenho e desenvolvimento dos autistas analisados, com objetivo principal de obter noções sobre suas funções executivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (301 Kb)   docx (126.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com