TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS ACIDENTES DE TRABALHO QUE PODEM OCORRER NO SETOR DE PRODUÇÃO DE AEROGERADORES NO BRASIL

Por:   •  14/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  3.755 Palavras (16 Páginas)  •  10.694 Visualizações

Página 1 de 16

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – SENAI
UNIDADE CHAPECÓ
[pic 1]

PRINCIPAIS ACIDENTES DE TRABALHO QUE PODEM OCORRER NO SETOR DE PRODUÇÃO DE AEROGERADORES NO BRASIL

Rogerio Zanetti

Relatório Técnico

CHAPECÓ - SC
2020

Rogerio Zanetti[pic 2]

PRINCIPAIS ACIDENTES DE TRABALHO QUE PODEM OCORRER NO SETOR DE PRODUÇÃO DE AEROGERADORES NO BRASIL


Trabalho apresentado à Unidade Curricular de Chapecó como requisito parcial para conclusão da disciplina. Professor: Airton Julio Reiter

CHAPECÓ - SC
2020

RESUMO[pic 3]

O objetivo deste relatório técnico é apresentar dados estatísticos dos 5 (cinco) principais tipos de acidentes do trabalho existentes no segmento de produção de energia eólica no Brasil, mais precisamente, em aerogeradores. Com a crescente demanda por energias alternativas, este segmento tem crescido de forma acentuada, principalmente na região nordeste, chegando a ser o tipo de energia que apresenta o maior crescimento no pais. Este fato faz com que a segurança dos profissionais que atuam neste segmento, seja um tema de grande relevância para estudantes e profissionais da área de Segurança do Trabalho. Para atender ao objetivo proposto, utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos e outros estudos já desenvolvidos, possibilitando maior entendimento sobre o assunto. Ao concluir este trabalho, foi possível compreender a complexidade existente neste segmento no que diz respeito à prevenção de acidentes do trabalho, bem como quais acidentes apresentam maior incidência e quais as NRs (Normas Regulamentadoras) regem cada acidente apresentado.

Palavras-chaves: Relatório Técnico. Acidente do Trabalho. Energia Eólica.

SUMÁRIO[pic 4]

1 INTRODUÇÃO ....................................................................................................     4

2 DESENVOLVIMENTO ........................................................................................     6

2.1 TRABALHO EM ALTURA ................................................................................     7

2.2 RUÍDOS ...........................................................................................................     8

2.3 INCÊNDIO ........................................................................................................     9

2.4 CHOQUE ELÉTRICO ......................................................................................    11

2.5 TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO .........................................................   12

3 CONSIDERAÇOES FINAIS ................................................................................   13

REFERÊNCIAS


1 INTRODUÇÃO[pic 5]

Segundo Winter e Segalovich (2018, p. 12), “energias renováveis já são uma realidade e seu crescimento tem sido cada vez mais expressivo no mundo nos últimos anos”. Quer seja pela disponibilidade de recursos encontrados em cada país, pelas vantagens que as energias renováveis apresentam para o meio ambiente, ou até mesmo pelo custo benefício que este tipo de energia representa para a economia global.

No Brasil, o tipo de energia renovável que vem recebendo maior destaque é a energia eólica, tendo como principal vantagem, “a qualidade nos níveis de radiação solar e ventos fortes, principalmente na costa nordestina, sendo ponto estratégico para a entrada de novas tecnologias para a América Latina” (ALVES, 2010 apud KASPARY e JUNG, 2015, p. 6).

Com a crescente demanda dos parques eólicos no país, um fator que vem preocupando o Ministério do Trabalho, diz respeito à segurança dos trabalhadores que atuam neste segmento. Por ser uma área relativamente nova, a falta de mão de obra qualificada ainda é um tema bastante discutido entre estudantes e profissionais da área de segurança no trabalho.

Neste sentido, faz-se necessário o desenvolvimento de estudos que possibilitem maior conhecimento a respeito dos acidentes pertinentes à este segmento do mercado, bem como em quais NRs eles se enquadram, para então, possibilitar o desenvolvimento de medidas preventivas que assegurem a saúde do trabalhador reduzindo todo e qualquer tipo de acidente do trabalho que possa ocorrer.

Tendo em vista a relevância do tema para o meio acadêmico e profissional, este relatório tem como principal objetivo apresentar dados estatísticos dos 5 (cinco) principais tipos de acidentes de trabalho existentes no segmento de produção de energia eólica no Brasil, mais precisamente, em aerogeradores, o principal componente responsável pela geração de energia elétrica nos parques eólicos.

Para atender ao objetivo proposto, utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos e outros estudos já desenvolvidos, possibilitando maior entendimento sobre o assunto. Ao concluir este trabalho, foi possível compreender a complexidade existente neste segmento no que diz respeito à prevenção de acidentes do trabalho, bem como quais acidentes apresentam maior incidência e quais as NRs (Normas Regulamentadoras) regem cada acidente apresentado.


2 DESENVOLVIMENTO [pic 6]

“A energia eólica é uma das mais limpas e ecologicamente corretas fontes de energia” (WINTER e SEGALOVICH, 2018, p. 14). Este tipo de energia “vem crescendo muito rápido em âmbito mundial e principalmente no setor energético brasileiro. Hoje, o Brasil está na 5ª posição no ranking mundial e o maior da América Latina de capacidade instalada no setor eólico” (AZEVEDO, 2017, p. 5).

No entanto, por se tratar de um segmento considerado novo no mercado de trabalho brasileiro, a falta de mão de obra qualificada tem trazido grandes preocupações para profissionais da área de segurança do trabalho, no que diz respeito às medidas de prevenção que possam ser adotadas, assegurando a saúde e a integridade física dos profissionais que atuam neste segmento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (192 Kb)   docx (54.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com