TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Complicações pós Anestesia

Por:   •  6/3/2023  •  Artigo  •  3.646 Palavras (15 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 15

COMPLICAÇÕES PÓS ANESTESICAS: O CUIDADO DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Alice Da Silva Rosalino ¹; Camila Lopes Mendonça ²

RESUMO

Objetivo: buscar as evidências científicas disponíveis na literatura nacional e internacional sobre os cuidados de enfermagem em complicações pós-anestésicas. Metodologia: Revisão integrativa da literatura, realizada na base de dados PUBMED, incluindo artigos publicados no período entre 2008 a 2018a 2017, nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola. Resultado: O cruzamento dos descritores resultou em 57, sendo realizado a leitura completa de 16, por apresentarem característica do critério de inclusão. Conclusão: cuidado tem como finalidade evitar agravamento do quadro clinico do paciente, proporcionando segurança para o mesmo. Destacam-se as criações e validações de escalas para uso de enfermagem em SRPA e intervenções para hipotermia e lesões por pressão.

ANESTHETIC POST COMPLICATIONS: NURSING CARE: AN INTEGRATING REVIEW

ABSTRACT

Objective: to search the available scientific literature in the national and international literature on nursing care in post-anesthetic clinics. Methodology: Integral review of the literature, carried out in the PUBMED database, with articles published without distinction between 2008 and 2018a 2017, in English English, Portuguese and Spanish. Result: The data crossing resulted in 57, and the complete reading of 16 was performed, since it presented the characteristic of the inclusion criterion. Conclusion: care is taken to avoid worsening of the patient's clinical condition, providing safety for the patient. We highlight the internationalization and validation of scales for use in the PACU and their interventions for hypothermia and pressure injuries.

COMPLICACIONES POSTALES ANESTESICAS: EL CUIDADO DE ENFERMADO:

UNA REVISIÓN INTEGRATIVA

RESUMEN

Objetivo: buscar las evidencias científicas disponibles en la literatura nacional e internacional sobre los cuidados de enfermería en complicaciones postanestésicas. Metodología: una revisión integradora de la literatura, llevada a cabo en la base de datos PubMed, incluyendo artículos publicados entre 2008 y 2018a 2017 del Inglés, portugués y español. Resultado: El cruce de los descriptores resultó en 57, siendo realizado la lectura completa de 16, por presentar característica del criterio de inclusión. Conclusión: cuidado tiene como finalidad evitar la agravación del cuadro clínico del paciente, proporcionando seguridad para el mismo. Se destacan las creaciones y validaciones de escalas para uso.

INTRODUÇÃO 

A necessidade de um paciente submeter-se á cirurgia pode ser estressante e complexo, tanto para o paciente quanto para sua família. Para Lima e Busin (1), o tratamento cirúrgico quando indicado, remete vários sentimentos como o medo da anestesia e da morte, de sequelas e recuperações que o tratamento pode acarretar. Buscando amenizar os erros e excelência no cuidado, o Comitê Americano de Qualidade e Saúde do instituto de Medicina (IOM) apresentou, em 1999, o relatório Errar é humano. Em 1º de abril de 2013 foi lançado no Brasil pelo Ministério da Saúde e ANVISA o primeiro programa nacional de segurança do paciente. (1)

A prática do cuidado de enfermagem em complicações pós-operatórias inicia na atenção pré-operatório, dessa forma toda a sistematização do processo de enfermagem, possibilita um cuidado integral corroborando para a segurança do paciente, amenização a erracalidização das complicações pós-anestésicas. ( Ribeiro, Ferraz; 2017) (2).

Conhecer como o cuidado de enfermagem é realizado em todo o período pré, intra e pós-operatório, é de suma importância para a compreensão de como essa pratica é relevante para promover a qualidade do cuidado, e identificar possíveis lacunas.

O período conhecido como recuperação pós-anestésica é compreendido desde o momento da alta do paciente da sala de operação até sua saída da sala de recuperação anestésica. Os pacientes que necessitam de observação contínua e de cuidados específicos após a utilização de agentes anestésicos e procedimentos cirurgicos são encaminhados à sala de recuperação anestésica - URPA, o ideal que sua localização é adjacente a SO. ( Ribeiro, Ferraz; 2017) (2).

OBJETIVO

Este estudo tem como objetivo buscar as evidências científicas disponíveis na literatura nacional e internacional sobre os cuidados de enfermagem em complicações pós-anestésicas, identificando suas qualidades e possíveis lacunas.

METODOLOGIA

A revisão integrativa de literatura consiste na análise do conhecimento científico já produzido sobre um determinado tema. Esse método permite a síntese de múltiplos estudos publicados e possibilita conclusões gerais a respeito de uma área de estudo.

O presente estudo desenvolveu-se nas seguintes etapas: identificação do tema, definição da questão norteadora, definição dos descritores; estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão das publicações, definição para base de dados, seleção dos estudos; organização e sumarização das informações a partir da formação de um banco; interpretação dos resultados, e síntese do conhecimento. A presente questão norteadora foi elaborada: Como é o cuidado de enfermagem nas complicações pós-anestésicas? Utilizado como critérios de inclusão: artigos que abordam  a temática em cuidados de enfermagem em complicações pós-anestésicas, disponível online e na íntegra no período de 2008 a 2018, publicados nas línguas português, inglês e espanhol.

Foi utilizada a internet, para acessar a base PUBMED, (arquivos digitais biomédicos e de ciências da saúde do U.S. National Institutes of Health – NIH) (3) para a busca dos artigos, utilizando os descritores da tabela abaixo.

Descritores

Complicações pós-anestésicas

Anestesia

Cuidado de enfermagem

Complicações pré-operatórias

Pós-anestesia

As buscas foram feitas no dia 17 de outubro de 2018 usando cruzamento entre os mesmos, porem na língua inglesa, pesquisados de dois a dois, afim de uma busca mais especifica. Os cruzamentos repetidos e aqueles que nenhum artigo foi contabilizado foram omitidos na tabela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (411.6 Kb)   docx (848.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com