TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assistência de enfermagem à dor relacionada ao psicológico do paciente queimado

Por:   •  3/5/2018  •  Artigo  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

Assistência de enfermagem à dor relacionada ao psicológico do paciente queimado. Uma revisão integrativa.

Carolina Pasinatto1; Juliane Antunes de Oliveira1; Fernanda Vigilato Chasko¹; Marcos Eduardo dos Santos Alves¹; Wanessa Batista¹; Anny Carolliny Cruz¹; Fernanda Cristina Mucelini¹; Tarcisio Vitor Augusto Lordani 2 

 1 Acadêmica de Enfermagem, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste

2 Docente do curso de Enfermagem, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste

OBJETIVO:

Descrever a assistência de enfermagem frente aos desafios expostos relacionados a dor subjetiva do paciente.

MÉTODO:

Trata-se de uma revisão integrativa de caráter exploratório e descritivo, realizada nas bases de dados: PubMed, Scielo, Lilacs e Google Acadêmico. A coleta de dados ocorreu no mês de março de 2018. Foram considerados como critérios de inclusão: Estudos que abordassem assuntos pertinentes à pesquisa, publicados entre 01/03/2008 a 01/03/2018, envolvendo seres humanos, no idioma Inglês, Português e Espanhol, e para os quais os resumos estavam disponíveis nas bases de dados. Foram utilizados os seguintes descritores para a pesquisa: GRUPO 1: Queimados OR queimadura OR paciente queimado; GRUPO 2: Enfermagem OR assistência de enfermagem OR cuidados de enfermagem; GRUPO 3: Dor OR quinto sinal vital OR dor aguda.

RESULTADO:

Ao final da revisão, foram selecionados 14 estudos. Destes (28,57%, n = 4) foram realizados no Brasil, e (28,57%, n = 4) nos EUA.

As pesquisas retratam a forte relação entre o nível de dor do paciente e seu quadro psicológico. Define também a dificuldade do enfermeiro em obter dados coesos sobre a quantificação da dor em caso de grandes queimados, onde o profissional subestima a dor do cliente e generaliza o cuidado, deixando de lado o tratamento individualizado na aplicação dos métodos de cura da queimadura, como o uso de drogas analgésicas, o cuidado e destreza para o cuidado das lesões, mas também na diminuição de danos, não somente físicos, mas também psicológicos, como a ansiedade, o desamparo, o estresse e outros fatores mentais que retardam a melhora do quadro clinico geral do paciente.

CONCLUSÃO

Os estudos destacam a importância do enfermeiro na avaliação e manutenção da dor do indivíduo queimado, não só na administração medicamentosa, mas imprescindivelmente no cuidado com a lesão. É importante o profissional compreender que a situação de dor quase sempre estará presente durante o tratamento do paciente queimado, é responsabilidade do profissional ser cauteloso e empático para entender as necessidades pessoais de cada um, sem subestimar o dado importante que atinge o psicológico, podendo causar e/ou agravar a extensão dos danos e retardar a melhora significativamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com