TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE QUEIMADO

Por:   •  31/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.762 Palavras (12 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 12

CGESP /CENTRO GOIANO DE ENSINO, PESQUISA E PÓS – GRADUAÇÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU –

EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE QUEIMADO

ORIENTADORA: MÔNICA SANTOS AMARAL

GOIÂNIA – GOIÁS

2020

KEILA PEREIRA DOS SANTOS

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE QUEIMADO

ORIENTADORA: MÔNICA SANTOS AMARAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Goiano de Ensino, Pesquisa e Pós–Graduação, como requisito para obtenção do título de pós-graduação em Urgência e Emergência.

GOIÂNIA – GOIÁS

2020

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVO---------------------------------------------------------------------------------------------------3

3 REFERÊNCIAL TEÓRICO-----------------------------------------------------------------------------4

4 METODOLOGIA 9

5 RESULTADOS E DISCUSSÃO 9

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

7 REFERÊNCIAS 11

1. INTRODUÇÃO

As queimaduras estão entre os traumas mais graves que a pele pode sofrer ocasionando um grande impacto em longo prazo na vida dos que sofreram o trauma, afetando a funcionalidade física e sua condição psicológica, decorrente das cicatrizes provocadas pela lesão. Atender ao cliente queimado , mais do que uma condição de emergência , é um desafio às habilidades da equipe de saúde. Entre elas estão à diferença e a variedade de conduta em cada situação de queimadura, o despreparo das equipes para o atendimento aos clientes e para enfrentar situações das mais diversas complexidades, a sutileza, a profundidade e a honestidade do sofrimento humano pela desfiguração ou mutilação.

A sistematização na abordagem do cliente queimado deve ser elaborada dando ênfase a todas as etapas do atendimento, a começar pela recepção do cliente no serviço de emergência, estruturando os recursos necessários para a sua realização, tanto do ponto de vista técnico como do ponto de vista de recursos humanos e materiais. A pele é, portanto, um órgão vital e, quando uma lesão compromete suas funções ou parte dela , é evidente que os comprometimentos tornam-se sistêmicos. Portanto, a magnitude do comprometimento dessas funções depende da extensão e profundidade da queimadura, (Pazos,Ana Lúcia).

A pele corresponde aproximadamente 16% do peso corporal, mede cerca de 2 metros em um adulto médio e exerce diversas funções, como barreira física e mecânica, isolante térmico, proteção imunitária contra invasão bacteriana, controle de entrada e saída de líquidos e eletrólitos, atua como órgão dos sentidos, participa da produção de hormônios e secreção de substâncias e da função metabólica de formação de vitamina D (reação dependente da luz solar).

É de fundamental importância a avaliação semiológica no tratamento de um cliente queimado no momento da admissão. Cada uma das diferentes classificações das queimaduras se apresenta com um quadro clínico diferente, cada uma delas mudará o curso do tratamento, e seu reconhecimento implica no prognóstico.

Pessoas vítimas de queimaduras devem exigir assistência intensiva qualificada de enfermagem, em virtude das lesões e sequelas decorrente do evento ,pois colaboram na prevenção e na reeducação funcional do indivíduo, sempre buscando minimizar as cicatrizes. Vários curativos são utilizados no tratamento de queimaduras. Dentre eles, estão os curativos com prata, os hidrogêis, existem também os substitutos de pele, espuma de silicone, curativo úmido e petrolato. Todos aceleram o processo cicatricial e são eficazes no tratamento de queimaduras, sendo que os mais utilizados são os curativos com prata.

2. OBJETIVO

Este estudo objetiva identificar as queimaduras de acordo com sua extensão e profundidade, classificando-as com aptidão a prestar os cuidados de enfermagem de imediato e mediato em suas diferentes formas de tratamento.

3.REFERÊCIAL TEÓRICO

Aproximadamente 1 milhão de pessoas no Brasil envolvem-se em queimaduras por ano, sendo as consequências desses acidentes são as mais variáveis, desde simples lesões cutâneas, passando por sequelas físicas e psicológicas, podendo levar até à morte. Dez por cento irão procurar atendimento especializado e cerca de 0,25% falecerão, direta ou indiretamente decorrente do trauma. Porém, com o avanço do conhecimento técnico científico e as novas tecnologias para o cuidado com a pele queimada, é possível sobreviver a este trauma.

A queimadura é definida como lesão, geralmente restrita à pele, decorrente da aplicação de calor ao corpo, cuja gravidade depende do agente causador. Podem ser classificadas quanto à profundidade: primeiro grau é quando as lesões atingem somente a camada epidérmica; segundo grau: quando há comprometimento da epiderme e da camada superficial ou profunda da derme e terceiro grau: quando a lesão atinge epiderme, derme, tecido subcutâneo e podem acometer também músculo e ossos, caracterizada por lesão esbranquiçada com presença de necrose e sem presença de dor, devido atingir as terminações nervosas livres. A resposta a esse dano é intensa, atingindo maiorias dos órgãos e sistemas da vítima, podendo deixar sequelas permanentes ou levar a morte. Lesões com queimaduras na face e no pescoço prejudicam seriamente estruturas vitais como a boca, as orelhas, o nariz e os olhos, podendo haver dor, edema, deformidade e risco em potencial para desenvolver infecções. Isso pode acarretar uma vida inteira com problemas físicos e psicológicos.

O manejo da dor em paciente queimado é um desafio para a equipe multiprofissional, requerendo a utilização de uma terapêutica combinada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com