TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Adaptação de História da Enfermagem

Por:   •  23/12/2022  •  Dissertação  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Governo do estado do Ceará

Universidade Regional do Cariri

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

Curso de graduação em Enfermagem

Disciplina: História da Enfermagem

Professor: Dr. Arlete De Sá Barreto

Atividade de adaptação de História da Enfermagem

Aluna: Geyza Gardner Gomes de Melo

Instruções: Reflexão sobre a pratica profissional da enfermagem brasileira.

PERSONALIDADES DA HISTORIA DA ENFERMAGEM NO BRASIL

    A Humanização, na ciência do cuidar, no âmbito da Enfermagem no Brasil.

É de conhecimento geral que, a humanização na enfermagem é de extrema importância para o processo de assistência à saúde e no controle saúde-doença, pois no atendimento humanizado e ético o profissional de saúde deve se atentar a todos os aspectos desde financeiro, social, emocional e atender ao paciente de forma individualizada, não somente utilizando a sintomatologia clínica para prescrição de tratamentos autorizados.

Fato este que, não é rotina no Brasil pois, muitos enfermeiros encontram dificuldades para realizar um atendimento humanizado devido a falta de materiais, superlotação, que desencadeia um aumento da demanda para o profissional, causando estresse e futuros problemas psicológicos.

Sabe-se que a Enfermagem é de importância crucial no sus, sistema único de saúde profissão essencial e pouco valorizada divide-se em três categorias; Auxiliar de enfermagem, Técnico de Enfermagem, Enfermeiro(a), ambos ainda sem piso salarial compatível com o exercício da profissão, atuantes nas diversas áreas da saúde, na prevenção, na assistência, e na promoção em saúde, tendo tido bastante influencia na criação da Estratégia saúde da família.

Anna Nery, uma das grandes percussoras da Enfermagem no Brasil, exemplo de perseverança, coragem, altruísmo mesmo em condições precárias atendia a todos sem distinção de raças e origens, trazia aos seus pacientes não somente tratamento de suas feridas, mas animo e conforto, trazendo a humanização ao cuidar dos doentes, característica tão pouco trabalhada atualmente, mas que, é de suma importância nos atendimentos.

É imprescindível que sejam desenvolvidas medidas governamentais, treinamentos, capacitações, voltadas para a ciência do cuidar e atendimento humanizado, ampliação da rede Sus ,com contratação efetiva de mais profissionais da área da saúde, onde recebera apoio psicológico e aprenderá de forma mais profunda o autocuidado e o ato de cuidar do outro como espelho de si mesmo.

A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!

Florence Nightingale NIGHTINGALE, F., Una and the Lion, Riverside Press, 1871

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (812.8 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com