TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação cardiaca

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.855 Palavras (20 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 20

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Disciplina: Processo do Cuidar

ATPS: Avaliação Cardíaca e

Tissular

São Paulo 2014

Anderson dos Santos Inês Ra: 6658387561

Andreia Nascimento da Costa Ra: 6825494528

Bruna Menezes de Souza Ra: 8405999743

Elaine Cristina Campos Ra: 6449302581

Nirleide dos Santos: 1299477824

Patricia Cristina Papa Ra: 8409144790

Vanessa E. Paschoal Ra: 6818450494

ATPS: Avaliação Cardíaca e

Tissular

Trabalho desenvolvido para a disciplina Processo de Cuidar, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Pratica Supervisionada sob orientação do (a) tutor(a) (Sergio Alves de Moraes)

Coração

Exame das funções cardíacas envolve os sinais e sintomas a partir do histórico de enfermagem, avaliação do pulso e exame direto do coração. Um cliente q apresenta sinais sintomas de problema do coração (cardíacos) (p.ex., dor torácica e frequência cardíaca irregular ) podem estar sofrendo com condição de risco de vida, exigindo atenção imediata. Neste caso, a enfermeira deve exigir rapidamente e decidir sobre as partes do exame absolutamente necessárias. Quando as condições do cliente são estáveis, um exame mais completo pode revelar a função cardíaca basal e risco de cardiopatia. Os achados anormais exige a atenção de um medico. A enfermeira que realiza uma avaliação cardíaca deve comparar os achados com os obtidos no exame vascular. O histórico de enfermagem fornece os dados que ajuda a enfermeira interpretar os achados físicos.

 A avaliação da função cardíaca deve ser realizada através da parte Anterior do tórax. A enfermeira deve formar uma imagem mental da localização exata do coração. No adulto ele esta no centro do tórax (precórdio), atrás e á esquerda do esterno, com pequena parcela do átrio direito estendendo-se para a direita do esterno. A base do coração e a porção superior, sendo o ápice a extremidade inferior. A superfície do ventrículo direito compõe a maior parte da superfície anterior do coração. Uma seção do ventrículo esquerdo forma o laudo anterior esquerdo do ápice. Na realidade, o ápice toca a parede torácica anterior aproximadamente no quarto ou quinto espaço intercostais, exatamente medial a linha hemiclavicular esquerda. Esta localização é conhecida como impulso apical ou ponto de impulso Maximo (PIM).

 O coração de um lactente fica posicionado mais horizontalmente e possui diâmetro maior em comparação com o de um adulto. O ápice do coração em um lactente situa-se no terceiro ou quarto espaço intercostais, exatamente à esquerda da linha hemiclavicular. Em torno de sete anos de idade, o PIM exibe a mesma localização que de um adulto.

 Nas pessoas magras e esguias, o coração exibe posição mais e central. Nas pessoas mais baixa e com constituição mais larga, o coração tende a se situar mais à esquerda e horizontalmente.

 Para compreender o significado dos achados dos exames cardíaco, a enfermeira deve, primeiramente, compreender o momento em relação o ciclo cardíaco. Normalmente, o coração bombeia sangue através dos seus quatro compartimentos em sequencia uniforme e metódica. Os eventos no lado esquerdo acontecem exatamente antes daquele à direita. Conforme o sangue flui através de cada compartimento, as válvulas abrem-se e se fecham, as pressões dentro dos compartimentos aumentam e diminuem, e os compartimentos se contraem. Cada evento dentro da artéria pulmonar. Durante a diástole, os ventrículos relaxam-se e os átrios contraem-se, para mover o sangue para dentro dos ventrículos e encher as artérias coronárias.

 Os eventos que acontecem do lado esquerdo do coração apresentam o evento mais significativo sobre os achados de exame. A pressão é máxima no lado esquerdo, de modo que são criados sons mais prolongados e mais audíveis. Os eventos do lado esquerdo apresentam um pouco aos no lado direito. Quando o ventrículo esquerdo esta em repouso (fase diastólica), a pressão no átrio esquerdo supera a existente no ventrículo, criando uma gradiente de pressão que movimenta o sangue através da válvula atrioventricular esquerda aberta. Durante o  enchimento ventricular,  a pressão eleva-se no ventrículo , para exceder a pressão no átrio esquerdo. Exatamente antes da contração do ventrículo, a válvula atrioventricular esquerda (mitral) fecha-se, a fim de impedir a regurgitação do sangue para dento do átrio, criando o primeiro batimento cardíaco (B,), frequentemente descrito com “Tum”. A pressão ventricular aumenta, fazendo com que a válvula atrioventricular se abra aórtica se abra, quando o ventrículo se contrai (fase sistólica). O sangue flui para dentro da aorta, elevando a pressão aórtica. Quando o ventrículo se esvazia, a pressão dentro do compartimento cai. Para evitar a regurgitação da aorta para dentro do ventrículo esquerdo, a válvula aórtica se fecha, criando o segundo batimento cardíaco(B,), descrito como “tá”. A medida que a pressão ventricular continua a diminuir, cai abaixo da existente do átrio esquerdo. A válvula mitral torna a abrir novamente para possibilitar o enchimento ventricular. O enchimento rápido do ventrículo pode criar um terceiro batimento cardíaco (B,), ouvindo com mais frequência em criança e adultos jovens um B. também pode ser percebido como anormalidade em adultos com mais de 30 anos de idade. Quando os átrios se contraem, para estimular o enchimento ventricular, é produzido um quarto batimento (B,), o qual não é normalmente ouvido em adultos, porém podem ser notado em idosos saudáveis, crianças e atletas. Como também pode indicar condição anormal, deve ser reportado a um médico.

Inspeção e palpação

O Cliente tem que se manter calmo, relaxado e confortável, para que a enfermeira inicie o procedimento, pois se o cliente não estiver nestas condições pode exibir taquicardia discreta, o que pode levar a enfermeira a interpretar de forma errada os achados.

No exame o cliente tem que estar em posição decúbito dorsal, o cliente não pode falar durante o procedimento, principalmente no momento da ausculta cardíaca.

Durante a inspeção e palpação, a enfermeira deve se observar as pulsações visíveis e elevações exageradas, palpar o pulso apical, obedecer a uma sequencia ordenada, começando com a avaliação da base do coração e movendo-se no sentido do ápice, deve se inspecionar o ângulo de Louis, que se localiza entre o corpo do esterno e o manúbrio, podendo ser percebido como uma crista no esterno aproximadamente 5 cm abaixo da incisura esternal. Os espaços intercostais situam-se exatamente abaixo de cada costela, o segundo espaço intercostal permite a identificação dos dois primeiros marcos anatômicos, e o segundo espaço intercostal direito e esquerdo, o terceiro e quarto espaço intercostal pode ser encontrados descendo progressivamente ao longo do lado esquerdo do esterno. Para encontrar a área apical a enfermeira deve localizar o 5 espaço intercostal, a esquerda do esterno e mover os dedos a linha hemiclavicular esquerda. A enfermeira deve - se observar os aspectos das pulsações, quando as vibrações e pulsações são palpadas a enfermeira marca a sua ocorrência em relação sístole ou diástole através da ausculta simultânea dos batimentos cardíacos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (157.4 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com