TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Açougue Características Principais das Carnes

Por:   •  26/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  1.656 Visualizações

Página 1 de 3

                                                                   

INFORMAÇÕES PARA O CONSUMIDOR

[pic 1]

AÇOUGUE

CARACTERISTICAS PRINCIPAIS DAS CARNES

[pic 2]

BOVINA: Deverá apresentar odor característico, cor variando de vermelho cereja a vermelho escuro (vinho), a textura firme, com a superfície externa apresentando se sem limosidade ou presença de sujidades. A gordura deverá apresentar coloração amarelada a amarela, sem odor. Não deve apresentar escurecimento, manchas esverdeadas ou outras cores estranhas

 SUÍNA: Deverá apresentar odor característico, cor variando de rosa pálido a rosa acinzentada, a textura firme, a textura firme, com a superfície externa apresentando se sem limosidade ou presença de sujidades. A gordura deverá ser branca, sem odor. Não deve apresentar escurecimento ou manchas esverdeadas e ou cores estranhas; deve se observar se há formações redondas brancas de cisticercos (ovos do parasita Taenia) semelhantes a ¨canjicas¨.

AVES: Em relação as carcaças, estas deverão ter de cor amarelo pálido a amarelada, sem manchas (hematomas), principalmente no peito, coxas e asas e adequadamente depenadas. Deverá apresentar coloração de rosa claro a vermelho claro, com odor característico

BALCÃO SEMPRE LIMPO , ORGANIZADO

 E SEM A PRESENÇA DE INSETOS

[pic 3]

O balcão deve estar sempre limpo com temperaturas recomendadas de 0º C a 2º C para balcões aberto e de 2º C a 4º C para balcões fechados, a boa exposição da carne nos balcões é importante e decisiva para que o cliente seja atraído e motivado para comprar, os produtos são perecíveis e necessita de refrigeração permanente e adequada.

APRESENTAÇÃO DOS AÇOUGUEIROS

Os funcionários devem usar jalecos ou camisetas, calças, aventais, sapato fechado, touca ou gorro (de preferência) ou boné (que seja parte do uniforme de trabalho e de cor branca); se usar boné, manter os cabelos curtos e limpos, sem barba ou bigode.

Do contrário, deverão usar máscaras.

Não podem usar brincos, pulseiras, colares, relógios ou outros adornos.

Manter as unhas curtas e limpas, sem esmalte ou base.

[pic 4]

HIGIENIZAÇÃO INTERNA DO AÇOUGUE

[pic 5]

Sabemos que para mantermos um ambiente seguro e de boa qualidade a higiene é fundamental! Não só a higiene pessoal, mas também a higiene do ambiente de trabalho, dos utensílios e equipamentos utilizados, para isso a higienização deve ser diária que consiste na remoção de partículas e sujidades depositadas em superfícies fixas como mobiliário, piso, bancadas, paredes e portas.

[pic 6]     [pic 7]

[pic 8]         [pic 9]

[pic 10]

                Claudia Regina Bernardo RA:2933599883

                Jessica Helena Oliveira RA: 2917610936

                Juliana Pereira da Silva RA: 2951589717

                Michele Monteiro RA: 6679382058

                             Docente: Profª Fernanda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (313.3 Kb)   docx (771.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com