TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bactérias do Oceano Responsáveis por Nuvens

Por:   •  24/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

Bactérias do Oceano Responsáveis por Nuvens

  

Novo estudo aponta que bactérias do oceano liberam um gás que estimula a produção de nuvens e participam da estabilização do clima da Terra

Nuvens cumulus acima do oceano perto de Tarifa, Espanha, 24 de junho de 2014

Os oceanos influenciam amplamente no clima na terra, desde os níveis de precipitação até as diferenças de temperatura. Em nível regional, as zonas costeiras experimentam um clima muito mais suave do que as áreas sem litoral devido à capacidade térmica elevada de água. Globalmente, as correntes oceânicas compensam a quantidade irregular de radiação solar que atinge a superfície da Terra, evitando extremos de temperatura nos polos e no Equador.

Um novo estudo realizado por cientistas dos EUA, do Reino Unido e da China mostra que mesmo os organismos que vivem nos oceanos desempenham um papel na formação do clima da Terra. Os pesquisadores descobriram que as bactérias da ordem Pelagibacterales, alguns dos organismos mais abundantes no planeta, podem estimular a formação de nuvens. Na verdade, as Pelagibacterales são tão abundantes que eles compõem um terço das células vivas na superfície do oceano.

Os minúsculos organismos afetam as nuvens pela liberação do dimetilsulfureto (DMS), o gás incolor frequentemente responsabilizado pelo aroma de "cheiro do mar" familiar a marinheiros e banhistas. O DMS é quimicamente reativo e, uma vez na atmosfera, ele rapidamente se transforma em partículas de aerossol de sulfato. Os aerossóis de sulfato servem como "sementes" a partir das quais as nuvens "crescem" e são mais conhecidos como núcleos de condensação de nuvens.

Rosette usou amostras de bactérias da ordem Pelagibacterales em Bermuda

Ben Temperton

Os pesquisadores estudaram as Pelagibacterales em nível de genética molecular e descobriram que elas produzem DMS enquanto quebram o dimetilsulfoniopropionato (DMSP), um composto liberado por certos tipos de fitoplâncton para regular a quantidade de água que entra e sai de suas células. Eles acreditam que a produção de DMS é como uma válvula de alívio de pressão – quando há muito mais DMSP do que as bactérias podem processar, ele flui através de uma via metabólica diferente, cujo resíduo é o DMS.

Devido a isso, alguns cientistas ainda levantam a hipótese de que as aves marinhas usam o aroma do DMS para encontrar comida. Se houver DMS no ar, aquela parte do mar tem um excesso de fitoplâncton, o que significa mais pequenos peixes dos quais as aves podem se alimentar. No entanto, as Pelagibacterales e o DMS que elas produzem têm uma função muito mais importante – ajudar a estabilizar o clima da Terra através de um ciclo de feedback negativo conhecido como a hipótese CLAW.

Ela diz que o aumento da luz solar faz aumentar também a abundância de fitoplâncton, aumentando a concentração de DMSP no oceano. Micro-organismos, que agora sabemos ser as Pelagibacterales, o decompõem em DMS, que estimula a formação de nuvens. As nuvens refletem a luz solar, refrescando a Terra. Obrigado, Pelagibacterales!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (147.4 Kb)   docx (432.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com