TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERISTICAS DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM ÀS GESTANTES DE BAIXO RISCO-converted

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

CARACTERISTICAS DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM ÀS GESTANTES DE BAIXO RISCO ASSISTIDAS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE: UM PROJETO DE EXTENSÃO.

¹Taylane Sá Sipaúba; ¹Francisco Lira de Araújo; ¹Bárbara Mendes Campos; ¹Fabiana Chaves de Oliveira; ¹Alice da Silva Souza; ²Karen Patrícia Varão de Almeida Oliveira.

¹Graduandos (a) em Enfermagem Bacharelado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); ² Enfermeira Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Santa Sé (FSS).  

Área temática: Temas Transversais

Modalidade: Pôster simples

E-mail do autor: tssipauba18@outlook.com 

Categoria: Estudantes

INTRODUÇÃO: A assistência pré-natal é constituída por um conjunto de procedimentos clínicos, educativos, com o objetivo de vigiar a evolução da gravidez, promover a saúde da gestante e da criança, encaminhando-os para soluções imediatas ao Sistema Único de Saúde (SUS). A gestação é um momento especial na vida de qualquer mulher, onde ocorrem alterações fisiológicas, emocionais, sendo necessária, portanto, a construção de estratégias e atenção à saúde materna devido às alterações diversas nesse momento de profunda transformação. OBJETIVO: Caracterizar a assistência de enfermagem às gestantes de baixo risco. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo qualitativa e com abordagem quantitativa, foi desenvolvido na Unidade Básica de Saúde Dr. Osano Brandão. O presente estudo respeitou os preceitos éticos através da assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido pela participante. RESULTADOS: Realizaram-se entrevista com atividades de educação em saúde, rodas de conversa, visitas domiciliares, busca ativa e palestras, com um grupo de 20 (vinte) gestantes, onde responderam questionários com perguntas norteadoras, como: Com quantos meses iniciou o pré-natal? Realizou os exames exigidos no tempo adequado? Foi diagnosticada alguma alteração nos exames? Está fazendo o acompanhamento das consultas corretamente? Os resultados foram que as consultas pré-natais são iniciadas tardiamente, ocorrendo atrasos dos exames exigidos, observaram-se intercorrências relacionadas ao não acompanhamento por um profissional de saúde. CONCLUSÕES: Acredita-se que por meio do projeto de extensão, colaborou-se para um melhor atendimento às gestantes, sensibilizando assim, as futuras mamães, sobre a importância da assistência de enfermagem durante o pré-natal, proporcionando um melhor atendimento e adesão. Ademais, promoveram-se atividades interdisciplinares de educação em saúde e para prevenção de riscos potenciais relacionados à gestação.

Palavra chaves: Pré-natal; Gestante; Assistência de enfermagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com