TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A GESTANTE COM DOENÇA HIPERTENSIVA DA GRAVIDEZ

Por:   •  20/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE ITAITUBA

FACULDADE DE ITAITUBA - FAI

CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

Portaria/MEC nº 251 de 07/07/2011

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A GESTANTE COM DOENÇA HIPERTENSIVA DA GRAVIDEZ

ITAITUBA – PA

15 DE MARÇO DE 2018

ALEXEY LEÃO[pic 3]

ALICE SILVA

DIOGO BRASIL

GRACIELE LIRA

JUCILENE ARAUJO

JULIANA OLIVEIRA

SARA GABRIELA

WANESSA LAIS

MAYNARA RODRIGUES

THAIS OLIVEIRA

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A GESTANTE COM DOENÇA HIPERTENSIVA DA GRAVIDEZ

[pic 4]

ITAITUBA – PA

15 DE MARÇO DE 2018

SUMÁRIO[pic 5]

1.Introdução4

2.Objetivos5

3.Desenvolvimento6

4.Metodologia7

5.Orientações de enfermagem8

6.SAE10

7.Referências11

        

1.INTRODUÇÃO

A gravidez é considerada um processo fisiológico, marcada por modificações hormonais, metabólicas e físicas que se iniciam desde as fases de nidação até o período do nascimento e lactação. Apesar de todas as alterações, Chain; Oliveira e Kimura (2008), afirmam que o organismo feminino se mantém em equilíbrio dinâmico por mecanismos compensatórios, mas que, condições ou processos patológicos associados podem ocorrer neste período. Dentre as principais condições patológicas que podem afetar a gravidez podemos citar a Doença Hipertensiva Específica da Gestação (DHEG) que, de acordo com Gonçalves, Fernandes e Sobra (2005) e Neme (2006), constitui uma das complicações mais comuns e de maior morbimortalidade materna e perinatal ocupando o primeiro lugar dentre as afecções próprias do ciclo grávido-puerperal.

Os problemas de saúde na gestação podem constituir uma ameaça para a mulher e para o feto, sendo caracterizadas por problemas denominados de gestações de alto risco.

Dentre esses fatores, a doença hipertensiva (DHEG) é o distúrbio mais comum na gestaçãoe também é uma das principais causas de morbidade e mortalidade materna classificadas em hipertensão crônica, hipertensão gestacional, pré-eclâmpsia e eclampsia. Em virtude disso, um dos principais objetivos da assistência de pré-natal é a detecção precoce de sinais de doença hipertensiva na gestante, antes que evolua.

2.OBJETIVOS

A gravidez consiste em um processo fisiologico, porém algumas condições patológicas podem afeta-la. Dentre estas encontra-se a doença Hipertensiva Especifica da Gestação (DHEG),caracterizada pela tríade hipertensão, proteinuria e/ou edema que aparece após a 20° semana de gestação, constituindo uma complicação de grande mobilidade e mortalidade materno-fetal.

 Este estudo tem como objetivo destacar a importância da assistência de enfermagem a gestantes com DHEG relatando as formas de detecção e prevenção de causas hipertensivas, no âmbito de assegurar o bem-estar materno e fetal.

3.DESENVOLVIMENTO

Caso Clínico

J.S.D 20 anos, casada. Compareceu a esta UBS para consulta de enfermagem e inscrição de pré-natal, trazendo consigo seu exame de BetaHCG com resultado positivo. G:1,P:0,A:0. DUM:11/07/2017 ciclos menstruais e fluxo sanguíneo regulares. IG:19s e 1 dia, DPP:17/04/2018 Pela DUM. QP: polaciúria, cefaléia, lombalgia, desconforto respiratória. Ao EF: couro cabeludo integro, pele e mucosas hipocoradas, pupilas isocóricas e foto reagente, cavidade auricular e nasal dentro dos padrões de normalidade, pescoço com ausência de linfonodos e tireoide infartados. Tórax simétrico com boa expansibilidade, MV+S/RA. AP: Presença de bulhas cardíacas normofóneticas em 2T,sem sopro. Mamas simétricas, indolor a palpação, apresentando tubérculos de Montgomery visíveis, mamilos protusos e presença de colostro mediante expressão. Abdômen gravídico, AU: 22CM, situação: Longitudinal, Apresentação: Pélvica, dorso a direita, movimentos fetais e demais estruturas nos padrões de normalidades,BCF audíveis. Genitália sem alterações visíveis, realizadas sorologia para siflis, hiv e hepatite b com resultados (-).Realizado orientações de enfermagem com foque na alimentação, explicado sobre a pré-eclâmpsia, higiene intima e esquema vacinal. Solicitado mapeamento de PA durante 5 dias com valores sistólicos e diastólicos. Realizado aferição de PA e constatada possível DHEG, solicitado exames laboratoriais, e encaminhamento para consulta medica juntamente com formulário de gestação de alto risco e o mapeamento solicitado. SSVV- T: 37,5º. PA:140X110Mmhg,FC:89,FR:24rpm,BCF:149pm.

4.METODOLOGIA

O trabalho tem caráter descritivo com fins bibliográficos, foram utilizados artigos científicos (BARROS,S.M.O.Enfermagem no ciclo gravídico-puerperal.Barueri:Manoli,2006p.259 BRASIL.Ministério da Saúde.Secretária de Assistência á Saúde.Gestação de alto risco.5ª Ed.Brasília;2010) e (GONÇALVES,R.;FERNANDES,R.A.Q.;SOBRAL,D.H.Prevalência da doença hipertensiva específica da gestação em hospital público de São Paulo. Revista Brasileira enfermagem.Vol.58 no.1 Brasília Jan/Fev,2005.) e  Trabalho conclusão de Curso (SILVA,Vanessa Taís De Sousa Doença hipertensiva especifica da gestação (DHEG):Repercussão do recém nascido[Manuscrito]/Vanessa Taís De Sousa Silva.-2016.48p.) Livros como o Nanda para dar diagnóstico de enfermagem. A partir do primeiro contato com uma gestante em sua consulta de pré natal,podemos observar e analisar a partir de sua anamnese,exame físico e queixas principais a existência da possível Doença hipertensiva especifica da gestação (DHEG).Os  recursos utilizados para o trabalho foi de referencial teórico voltado pra DHEG em gestantes, epidemiologia no Brasil e assistência de enfermagem. E para explicação utilizado data show.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (132.9 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com