TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO RECIFE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Por:   •  19/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO RECIFE

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

DISCIPLINA: DINÂMICA EM GRUPO

PROFESSORA:

A dinâmica em grupo permite que seja criado um espaço alternativo para que sejam trabalhados conflitos, temores, afetos e condutas que normalmente no dia a dia não são revistos e precisam ser reconstruídos. O clima de confiança mútua permite o compartilhamento de pensamentos, sentimentos e ações que permitem que as partes encontrem soluções adequadas para todos os integrantes (PILON, 1987).

A dinâmica utilizada com o grupo proposto foi baseada na teoria de Will Schutz, que descreve grupos de encontro como método de relacionamento humano, baseado na abertura e honestidade, consciência de si mesmo e responsabilidade por si.

A dinâmica foi realizada com um grupo gestantes da Unidade Básica de Saúde do Bairro Novo, da Cidade do Carpina-PE, faixa etária entre 18 e 35 anos, no período do Pré-natal, utilizando esse mesmo horário para aplicar a dinâmica com as mesmas.

Teoria de Will Schutz:

Will Shutz desenvolveu uma abordagem do desenvolvimento do ser humano considerando três dimensões de comportamento Inclusão, Controle, Abertura. A inclusão está relacionada à necessidade de ter a atenção dos outros, interagir, de pertencer, de ser único, de alguém estar interessados em mim o suficiente para descobrir quem sou eu.

Público Alvo: Gestantes

Tema: Relação Mãe-bebê

Objetivo Geral: Celebrar o laço de amor materno infantil;

Objetivo Específico: Reconhecer a importância do vínculo materno e proporcionar interações entre Gestantes e profissionais.

Planejamento dos encontros

Primeiro momento: Aquecimento

Nome da Técnica: Guerra de Balões

Descrição da Técnica:

O período de gravidez é uma etapa da vida das mulheres em que são necessários cuidados especiais. O pré-natal é o acompanhamento medicinal que contempla esses cuidados de promoção e manutenção da saúde do binômio mãe-bebê. Os educadores em saúde devem estabelecer meios para que esse conhecimento seja acessível e assimilável. Durante a palestra foi notável o interesse das participantes pelos assuntos expostos quando foram feitas perguntas e complementos a respeito dos temas expostos, principalmente sobre alimentação saudável e vacinas usadas no pré-natal. Já o desempenho dos participantes foi de 100% de aproveitamento, sem erros nas respostas, o que indica que a utilização de dinâmicas é aplicável e eficaz na assimilação do conteúdo exposto.

Objetivo da dinâmica: Interação das gestantes com os participantes que desenvolveram as ações.

Duração: 10 minutos.

Segundo momento da Dinâmica: Desenvolvimento

Nome da Técnica: Dinâmica da interação

Descrição da Técnica: O grupo continuou com uma dinâmica: “Fala sério ou Com certeza”, envolvendo perguntas referentes aos cuidados com o recém-nascido e com o seu aspecto do dia a dia. Cada pergunta era uma afirmação, se essa estivesse correta, a resposta era “Com certeza”, se estivesse errada, a resposta era “Fala sério”. As gestantes davam suas respostas levantando suas respectivas plaquinhas. A cada pergunta, nós do grupo aproveitávamos a oportunidade para dar explicações a respeito do assunto.

A gestante e participante do grupo, Aniele Aparecida relatou: “Aqui aprendemos muita coisa e temos uma professora que é nota 10, a enfermeira Mayse; É a minha segunda gestação e estou aprendendo a ser mãe de novo”, concluiu a gestante.

Objetivo: Proporcionar o autoconhecimento entre as mesmas, orientando-as assim sobre respectivos assuntos.

Duração: 30 minutos.

Momento Fechamento da Dinâmica:

Técnica: Ultrassonografia Natural (USG Natural).

Descrição: Reunimos as seis gestantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com