TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO NO GRUPO DE GESTANTES EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Por:   •  11/6/2019  •  Monografia  •  3.643 Palavras (15 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO – CAMPUS GUARUJÁ

CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO NO GRUPO DE GESTANTES EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Guarujá

2018

COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO NO GRUPO DE GESTANTES EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Enfermagem da Universidade de Ribeirão Preto- UNAERP Campus Guarujá, como requisito para a obtenção de Título de Bacharel em Enfermagem.

Área de Concentração: Saúde

Guarujá

2018

COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO NO GRUPO DE GESTANTES EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

RESUMO

A atuação dos profissionais de saúde tem como foco na promoção a saúde humanizado e integral das gestantes, o enfermeiro e a equipe são excepcionalmente importantes, pois são educadores e a abordagem grupal propicia ambiente para a promoção da saúde pelo processo de ensinar-aprender. Objetivou-se demonstrar as competências do profissional enfermeiro nas orientações ao grupo de gestantes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que teve como fonte de consulta a BVS, foram utilizados 7 artigos no estudo. O profissional precisa estar preparado para prestar uma assistência eficaz, solidária e contextualizada. A assistência ser progressiva e integral e o enfermeiro deve estar apto para atuar com gestantes em estado de saúde e de doença, para realizar a promoção da saúde e prevenção de complicações materno-fetais. O enfermeiro precisa estar preparado e apto para prestar uma assistência eficaz, solidária, integral e contextualizada, devendo ser uma assistência progressiva e integral, e para tal é necessário o conhecimento técnico e cientifico sobre o assunto.

Unitermos: Gestantes, Relações Enfermeiro-Paciente, Enfermeiras e Enfermeiros, Centros de Saúde

NURSING COMPETENCES IN THE GROUP OF PREGNANT IN A BASIC HEALTH UNIT

SUMMARY

The work of health professionals focuses on promoting the humanized and integral health of pregnant women, nurses and staff are exceptionally important, as they are educators and the group approach provides an environment for health promotion through the teaching-learning process. The objective was to demonstrate the competencies of the nurse professional in the guidelines to the group of pregnant women. It is a bibliographical research that had as a source of consultation the VHL, 7 articles were used in the study. The professional must be prepared to provide effective, solidary and contextualized assistance. The care should be progressive and integral and the nurse should be able to work with pregnant women in health and illness, to promote health and prevent maternal-fetal complications. The nurse must be prepared and able to provide effective, solidary, integral and contextualized assistance, and must be a progressive and integral assistance, and for this it is necessary the technical and scientific knowledge on the subject.

Uniterms: Pregnant Women, Nurses-Patient Relations, Nurses and Nurses, Health Centers


INTRODUÇÃO

        A saúde da mulher tem sido um campo de grande preocupação e discussões ao longo de várias décadas. A vivência gestacional é um período muito peculiar na vida de uma mulher, e o nascimento do filho é uma experiência única, portanto, merecem ser tratados de forma singular e especial por profissionais qualificados, pela equipe multiprofissional, por gestores e pelo governo (VIEIRA, 2011). 

Enfatiza-se que a participação do enfermeiro e da equipe é excepcionalmente importante, pois são educadores e devem atuar com ênfase no aconselhamento, detecção precoce de situações de risco e na educação para a saúde (AMARAL; SOUSA; CECATTI, 2010).

        A educação em saúde visa desenvolver um sentido de responsabilidade, como indivíduo, membro de uma família e de uma comunidade, para com a saúde, tanto individual como coletivamente. A abordagem grupal propicia ambiente para a promoção da saúde pelo processo de ensinar-aprender, constituindo-se num método privilegiado de investigação e intervenção, bastante incentivado. A gestação é um período importante para realização de ações educativas como esta, por propiciar um intercâmbio de vivências e conhecimentos. Assim, o grupo de gestantes pode ser considerado uma forma de promover a compreensão do processo de gestação. Diferentes experiências devem ser compartilhadas entre as mulheres e os profissionais de saúde, criando uma rede que propicia a promoção da saúde integral, com geração de consequências positivas desse processo no aspecto individual e coletivo das gestantes (BRASIL, 2005).

A unidade básica de saúde deve ser a porta de entrada preferencial da gestante no sistema de saúde. É o ponto de atenção estratégico para melhor acolher suas necessidades, inclusive proporcionando um acompanhamento longitudinal e continuado, principalmente durante a gravidez. (BRASIL, 2012).

A atividade de organizar as ações de saúde na Atenção Básica, orientadas pela integralidade do cuidado e em articulação com outros pontos de atenção, impõe a utilização de tecnologias de gestão que permitam integrar o trabalho das equipes das UBS com os profissionais dos demais serviços de saúde, para que possam contribuir com a solução dos problemas apresentados pela população sob sua responsabilidade sanitária. (BRASIL, 2012).

As ações educativas são relevantes para esclarecer as dúvidas das mulheres e contribuir para sua adesão aos procedimentos propostos e possíveis tratamentos. É importante que as atividades sejam registradas e incluídas como ação assistencial realizada. Tais atividades podem ser desenvolvidas na forma de discussões em grupo, rodas de conversa, dramatizações ou outros mecanismos que, de maneira dinâmica, possam facilitar a troca de experiências entre todos os envolvidos no processo. Esse tipo de atividade deve seguir os preceitos de educação para adultos, com base na aprendizagem significativa: quando o aprender faz sentido para cada um dos usuários. Isso geralmente ocorre quando aquilo que se aprende responde a uma pergunta nossa e quando o conhecimento é construído a partir de um diálogo com o que já sabíamos antes. Dessa forma, é importante que os temas discutidos tenham significado para as usuárias, ou seja, responda às suas dúvidas e inquietações. Devem ser trabalhados alguns conceitos e cuidados, com a participação ativa da gestante, no contexto social e suas transformações, englobando a família, particularmente o companheiro, se ela assim o desejar (BRASIL,2010)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (272.8 Kb)   docx (313.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com