TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Clínico para Atividade Microrganismos

Por:   •  4/4/2023  •  Resenha  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 3

Caso clínico para Atividade A1.2

Nome dos participantes:

  • Esse é o caso clínico para a atividade A1.2, que vale 3 pontos na nota N1.
  • Leia e responda às perguntas ao final do caso.
  • Repostas copiadas da internet, da apostila do curso ou igual a de outros grupos não serão consideradas. Escreva as frases com suas próprias palavras.
  • Apenas um aluno do grupo deve postar o arquivo com as respostas pelo AVA.

Paciente do sexo masculino, 35 anos de idade, apresentou-se à emergência com queixa de febre alta, tosse, dispneia e dor torácica há três dias. O paciente relatou ter histórico de infecções respiratórias recorrentes, mas nunca havia sido hospitalizado por essa causa.

O paciente também relatou fraqueza muscular e dor articular nas últimas 24 horas. Na avaliação clínica, o paciente apresentava temperatura de 38,5°C, frequência cardíaca de 110 bpm, pressão arterial de 120/80 mmHg e saturação de oxigênio de 88% em ar ambiente.

Ao exame físico, o paciente apresentava taquipneia e crepitações bilaterais em bases pulmonares, linfonodomegalia dos gânglios cervicais, faringe hiperemiada, tonsilite e exsudato purulento na orofaringe. O paciente também apresentava pontos esbranquiçados na língua, bochecha e gengiva que foi diagnosticado como candidíase oral. Nos lábios, lado direito, o paciente apresentava lesões e vesículas com exsudato seroso, compatível com herpes labial.

Os exames laboratoriais mostraram leucopenia, com contagem de linfócitos T citotóxicos, linfócitos T helper, linfócitos Natural Killer e neutrófilos pouco abaixo dos valores de referência. Os linfócitos B estavam dentro da faixa de normalidade, mas bem próximo do limite inferior.

Além disso, foi realizada sorologia para detecção de anticorpos contra patógenos respiratórios, que apresentou resultados negativos para COVID-19, influenza A e B, e Mycoplasma pneumoniae.

Radiografia de tórax demonstrou infiltrado intersticial bilateral com consolidação em lobo inferior esquerdo.

O paciente foi internado com diagnóstico de infecção respiratória aguda grave e iniciou antibioticoterapia empírica de amplo espectro com azitromicina e ceftriaxona, enquanto aguardava resultados adicionais de exames para investigar outras causas de infecção respiratória. A candidíase foi tratada com fluconazol em dose única, que se revelou suficiente para remissão dos sintomas orais e as lesões herpéticas foram tratadas com aciclovir (Zovirax ®) em pomada.

Entretanto, a evolução clínica respiratória do paciente foi desfavorável e ele desenvolveu insuficiência, sendo encaminhado para a UTI.

O paciente recebeu suporte respiratório com oxigenoterapia e ventilação mecânica.

Devido à baixa contagem leucocitária, o paciente foi submetido à terapia de substituição celular com infusão de células assassinas naturais, CD4+ e CD8+.

O paciente também recebeu Fator estimulador de colônias de granulócitos humanos (Granulokine®), um imunomodulador que estimula a formação de granulócitos polimorfonucleares, sobretudo neutrófilos que estavam muito baixos nesse paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (197.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com