TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso: Rentabilidade da Atividade Leiteira

Por:   •  28/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA

Disciplina: Melhoramento animal          Período: 2021.1

Aluno: Vinícius Souza Vieira

                    Estudo de caso: rentabilidade da atividade leiteira

Recentemente, Paulo do Carmo Martins e colaboradores, publicou "Estudo de caso: rentabilidade da atividade leiteira e de ativos físicos e financeiros em 2021". O estudo, nos leva a observar o quanto a inflação elevada afetou os produtores agrícolas de soja, milho e produção de leite, sob efeito de comparação e análise da rentabilidade. Além disso, utilizou-se uma propriedade como objeto do estudo na análise dos dados. A propósito, a propriedade é tecnificada, administrada de forma empresarial, adota tecnologias recomendadas e grau de produção elevado.

Ao se analisar os dados, o leite apresentou margens brutas e líquidas por hectare significativamente maiores que soja e milho, entretanto o capital destinado para a produção de leite foi maior. Contudo, a soja foi o produto com melhor desempenho e liquidez, e em segundo o milho. Ademais, ao se observar os resultados obtidos percebe-se o impacto da inflação em todo o processo econômico, cujo mercado financeiro e custos de produção se elevaram, nisso o preço dos insumos subiram mais que o preço dos produtos produzidos. Com isso, mesmo com a produção se mantendo elevada, a taxa de retorno financeiro é reduzida na maioria dos estabelecimentos. Já na propriedade em estudo ela se coloca entre às maiores produtoras de leite no Brasil, o que a beneficia no processo produtivo e a possibilita adquirir insumos a preços menores e vender o leite a preços maiores que a maioria no mercado.

Por fim, cabe destacar que a produção de leite dessa propriedade ocorre em sistema Compost Barn (confinamento, ambiente adequado e alimentação controlada), com isso, feita a instalação de maneira correta o método garante ainda mais o maior potencial produtivo do rebanho. Portanto, é de se supor que a maioria das propriedades brasileiras tiveram desempenho inferior ao que foi apresentado no presente estudo. Segundo a Embrapa Leite, o Brasil tem que investir em alguns pontos importantes para alcançar uma maior produtividade e qualidade, tais como: “melhoramento genético, passando por eficiência alimentar, reprodutiva e gestão e prender a controlar o custo de produção”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com