TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Complicações na Gestação e Exercícios Físicos Contraindicados

Por:   •  4/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4
  • Quais são as principais complicações que podem aparecer na gestante, e por que elas podem surgir?
  • Qual a importância do conhecimento destas complicações por parte dos profissionais de saúde envolvidos?
  • Quando exercícios físicos são contraindicados para a gestante?

As alterações esperadas no corpo de uma gestante são várias devido às alterações hormonais e fisiológicas que ocorrem para prepará-la para o recebimento do concepto. Como o aumento da progesterona e estrogênio que acarretam em retenção hídrica (edema de membros inferiores), redução do tônus de toda musculatura lisa do corpo (náuseas e vômitos, polaciúria, hipotensão arterial, varizes, hemorroidas), e dores físicas devido à relaxina que permite que o corpo da mulher adapte-se com dilatações articulares necessárias para a passagem do bebê no parto, etc.

A Síndrome Hipotensiva Postural também ocorre devido à pressão arterial modificada em decúbito dorsal e decúbito lateral esquerdo, relacionada à descompressão na artéria aorta e veia cava inferior à lombar.

É de fundamental importância que o profissional que atenda a mulher neste período único de sua vida esteja bem preparado para suprir suas dúvidas, orientá-la, oferecer-lhe segurança, informá-la sobre o que é esperado e alertá-la sobre possíveis situações de intercorrência em que deve procurar os serviços de saúde. O acolhimento e aproximação do profissional contribuem para que a gestante siga em acompanhamento pré-natal até o final da gestação, com todos os exames em dia, para a segurança dela e do feto.

Exercícios físicos nem sempre são indicados para as gestantes devido aos riscos em que pode submetê-las. Existem diversas contraindicações neste período gestacional, algumas absolutas e outras relativas.

As contraindicações absolutas são: cardiopatia e hipertensão, incompetência cervical, gestação múltipla (após a 30ª semana), sangramento persistente, placenta prévia após a 26ª semana, trabalho de parto prematuro e ruptura de membranas.

As contraindicações relativas são: anemia, bronquite crônica, diabetes descontrolada, obesidade mórbida, retardo do crescimento intrauterino (que acarreta em Restrição do Crescimento Intrauterino - RCIU), pois pode ser causado pelo excesso de exercícios em atletas; limitação ortopédica materna, tabagismo (as mulheres tabagistas têm maior chance de ter placenta calcificada, não permitindo a adequada troca gasosa levando à RCIU).

escreva com suas próprias palavras as características do atendimento em esfera básica de saúde, principalmente considerando a promoção da saúde para gestantes e puérperas. Faça uma breve revisão (mínimo 500 palavras e máximo 800) de como você vê as implicações da atuação do profissional de saúde nesta esfera, tanto no pré quanto no pós-natal.

A PROMOÇÃO DE SAÚDE PARA GESTANTES E PUÉRPERAS

A gestação requer cuidados especiais mediante assistência pré-natal por se tratar de um momento único de transformações fisiológicas no corpo da mulher. Para tal é necessário acolher a gestante e a sua família de maneira integral, considerando o ambiente social, cultural e físico em que vivem.

Para isso, o Ministério da Saúde criou o Programa de Humanização do Pré-natal e Nascimento (PHPN) que consiste na humanização da assistência obstétrica e neonatal. Contudo nota-se maior preocupação em atender as expectativas quantitativas, em atender cada vez mais mulheres, no lugar de se importar com a qualidade do que já está implantado.

A importância da promoção de saúde interdisciplinar no acompanhamento do pré-natal e puerpério favorece um ciclo gravídico mais tranquilo, a assim propicia bem-estar materno e neonatal, qualidade, segurança e confiança na formação do novo ser em desenvolvimento. O que é bom para a mãe e para o bebê.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (214.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com