TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação em enfermagem: O Instrumento do enfermeiro para o cuidado com o paciente

Por:   •  4/4/2018  •  Resenha  •  2.457 Palavras (10 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 10

____________________________________________________________________Artigo de Revisão

Comunicação em enfermagem: O instrumento do enfermeiro para o cuidado com o paciente[pic 1]

Nursing communication: The nurse's instrument for patient care

Monica Beltrame** Jaiana Nascimento*; Laila Gabriela*

RESUMO

A comunicação é um processo essencial, é um importante aspecto para se estabelecer o cuidado de enfermagem, as relações de trabalho, familiares e profissionais. Dessa forma a comunicação colabora para uma assistência de qualidade. Este artigo tem como objetivo compreender os fatores determinantes da comunicação refletindo sobre a qualidade dos cuidados de enfermagem. Mediante estudo de pesquisa bibliográfica no período de 1990 a 2012, nas bases de dados encontrou-se 15 artigos a partir dos descritores “comunicação”, “comunicação em saúde”, “enfermagem”, “qualidade dos cuidados”. Foram selecionados 12 artigos para analisar e buscamos agrupá–las em três tendências acerca da relação comunicação e práticas na enfermagem: comunicação nas equipes do PSF, comunicação na prática profissional do enfermeiro, comunicação como instrumento de liderança do enfermeiro. Este estudo evidencia a importância da comunicação eficaz entre os profissionais de saúde e garante a melhoria na qualidade de cuidados.

PALAVRAS- CHAVES:  Comunicação; Enfermagem; Qualidade dos Cuidados

___________________________________________________________________________

ABSTRACT

Communication is an essential process, it is an important aspect to establish nursing care, work relationships, family and professional. In this way the communication contributes to a quality assistance. This article aims to understand the determinants of communication reflecting on the quality of nursing care. Through a bibliographic research study from 1990 to 2012, 15 articles were found in the databases from the descriptors "communication", "health communication", "nursing", and "quality of care". We selected 12 articles to analyze and we sought to group them into three trends about the communication and practices in nursing: communication in the PSF teams, communication in the professional practice of the nurse, communication as a nurse’s leadership tool; the nursing communication with the critical patient. This study highlights the importance of effective communication among health professionals and ensures improved quality of care.

KEYWORDS: Communication; Nursing; Quality of care

**Professora Doutora do Departamento de Ciências da Vida da Universidade do Estado da Bahia- UNEB

*Alunas do primeiro semestre graduação em enfermagem da Universidade do Estado da Bahia

  1. INTRODUÇÃO

A comunicação é um instrumento básico do cuidado em enfermagem. Mas é importante para o crescimento humano, ela está presente em todas as ações realizadas com o paciente, seja para informar, orientar, apoiar ou atender as suas necessidades, pois está presente no dia a dia, é uma base do relacionamento entre seres humanos. Observamos ao longo do percurso quantos desentendimentos ocorreram pela falha na comunicação. E atualmente, o mundo globalizado nos insere em um contexto cada vez mais competitivo e dependente da informação e a rapidez no seu fluxo, isso exige profissionais cada vez mais capacitados, exigindo atributos de conhecimento e um bom preparo na área da comunicação para uma clareza nas informações e interpretação das mensagens na qual nos proporciona uma melhoria na qualidade do atendimento.

Nesse sentido, a comunicação entre os profissionais, os gestores e os clientes configura-se em uma peça-chave, conforme estabelecido por uma das diretrizes desta política, a transversalidade. Estamos vivendo num mundo de poucas palavras, onde a imagem predomina, em uma cultura onde a razão se sobrepõe à emoção. A cada dia, visualizamos a valorização do ter e a deificação do ser (KEITH, 1999).

Nessa realidade o enfermeiro deve buscar conhecimentos e processo instrucional para encontrar uma maneira de ação que torne, o cuidado de enfermagem mais humano. Pois, como agente de mudança, o enfermeiro de amanhã será diferente do de hoje, e o de hoje é diferente do de anos passados. Os novos horizontes da enfermagem exigem do profissional responsabilidade de elaboração de um cuidado holístico, devendo estar motivado para acompanhar os conhecimentos e para ntend-los (TIMBY, 2001).

A comunicação, em suas variadas formas caracterizadas como comunicação verbal e não verbal. A comunicação verbal é realizada através de palavras expressas tanto através da linguagem escrita como da falada, devendo ser clara, a fim de que o outro compreenda a mensagem transmitida. Para que esta clareza seja atingida, o enfermeiro deve utilizar técnicas de comunicação, como: verbalizar interesse ao que está sendo proferido pelo paciente, permanecer em silêncio quando ele se expressa, não interromper os enunciados frasais produzidos pelo paciente, ouvir reflexivamente, bem como clarificar e validar as mensagens que recebe. A comunicação não-verbal ocorre quando há interação com outro sem a utilização de palavras, esta interação possui significados para o emissor e para o receptor. É realizada através de expressões faciais, de gestos, da disposição dos objetos em um ambiente, das posturas corporais. A comunicação não-verbal tem por finalidades básicas: complementar o verbal, substituí-lo, contradizê-lo ou demonstrar sentimentos⁽³⁾.

Neste sentido, entende-se a importância de o profissional atentar para os sinais não-verbais, e tentar ntende-los, já que estes complementam o que é expresso verbalmente.

A partir dessa questão, compreender os fatores determinante da comunicação que interferem na        qualidade dos        cuidados no contexto da prática de enfermagem.        

2. OBJETIVO

Este estudo tem como objetivo analisar o processo de comunicação como instrumento para o enfermeiro, através de uma revisão literária desde 1990 a 2012.

3. REVISÃO DA LITERATURA

A comunicação é pertinente ao comportamento humano e percorre todas as suas ações no desempenho das suas funções. Etimologicamente, o termo comunicar provêm do latim communicare que significa colocar em comum. Portanto, a palavra comunicação entendemos que é o intercâmbio compreensivo de significação por meio de símbolos, havendo reciprocidade na interpretação da mensagem verbal ou não-verbal, no seu contexto de ocorrência, ou seja, onde, como e quando ocorre. Caso contrário uma interpretação errônea pode prejudicar uma situação, principalmente na assistência à saúde precisa ser planejada para cada interação e adequada a cada paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (404.8 Kb)   docx (68.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com