TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidado ao doente de tuberculose, na atenção primária à saúde

Por:   •  18/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 3

Cuidado ao doente de tuberculose, na atenção primária à saúde: percepção dos estudantes de enfermagem

Joaquim Feitosa Pereira¹, Edilma Gomes Rocha Cavalcante²

1 Discente do curso de enfermagem da Universidade Regional do Cariri – URCA, membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva – GRUPESC e bolsista de iniciação científica FUNCAP.

2 Docente do curso de enfermagem da Universidade Regional do Cariri – URCA, Doutora em Ciências pela USP, membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva – GRUPESC e orientadora de iniciação científica FUNCAP.

Introdução

A tuberculose (TB) ainda representa um grave problema de saúde pública. No contexto mundial, um terço da população encontra-se infectada¹. O Brasil está inserido no panorama mundial pelo grave problema da TB, a Atenção Básica à Saúde (ABS) vem se esforçando para atingir 85% de cura de casos novos de TB². Os profissionais de enfermagem,têm desenvolvido ações e atividades no programa de tuberculose e na Estratégia Saúde da Família (ESF). Pela relevância do papel do enfermeiro se faz necessário acompanhar a formação dos profissionais, em particular da enfermagem, diante da multiplicidade dos enfoques e orientações definidas em seus projetos educativos, que podem ser identificados nas disciplinas que corroboram com a atualização sobre esta temática, proporcionando a comunidade um cuidado integral, favorecendo o processo terapêutico. Diante disso, faz-se o seguinte questionamento: Como os estudantes de enfermagem, da Universidade Regional do Cariri, percebem o cuidado integral ao doente de tuberculose, na atenção primária à saúde? Tal investigação tem relevância, inicialmente, reconhecendo a problemática da TB no Brasil, especificamente, no Crato, considerado município prioritário, pelo Programa Nacional da Tuberculose (PNCT), e mediante a necessidade do processo de formação do profissional enfermeiro por competência na Universidade Regional do Cariri. Visando à melhoria do ensino e do exercício da enfermagem no cuidado individual/coletivo e integral, que oferecerá subsídios para a área de conhecimento do cuidado e na adequação de boas práticas na atenção primária.

Metodologia

Trata-se de um estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada na Universidade Regional do Cariri – URCA, em que foram os sujeitos da pesquisa os discentes do 8º e 9º semestre do curso de enfermagem, discentes este que já passaram pelas disciplinas de saúde coletiva II e supervisionado I, totalizando 15 sujeitos, sendo sete do 8º e oito do 9º semestre. Para a coleta de dados foi utilizada a técnica de Grupo Focal (GF) em que se formaram dois grupos que foram divididos por semestre, onde foi apresentado dois estudos de casos para que se debatessem a temática a partir de duas perguntas: - Conte o que você considera importante para o cuidado integral do doente de TB? - Que cuidados podem ser realizados ao caso apresentado? As resposta foram gravadas e depois transcritas. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo comitê de ética da URCA.

Resultados e Discussão

Após a análise parcial dos dados emergiram 5 categorias e 13 subcategorias: Cuidado em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com