TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidados no tratamento odontológico as gestantes

Por:   •  18/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

O período da gestação é o processo de mudança a todo momento, no organismo e na cavidade oral da mulher. Essas alterações podem ser fisiológicas, psicológicas e bucais. (BATISTELLA, IMPARATO, RAGGIO et al, 2006)

O tratamento odontológico ainda não é visto com bons olhos pelas gestantes, o principal motivo que acarreta essa medo é a falta de informação.  (BATISTELLA, IMPARATO, RAGGIO et al, 2006)

Muitos profissionais da área odontológica têm demonstrado preocupação em desmitificar a crença popular, de que mulheres grávidas não podem receber assistência odontológica. E que profissionais da saúde de todas as áreas devem trabalhar em equipe no que diz respeito a gestante, quebrando tabus, e conscientizando sobre todas as mudanças, desse período.

.(POLETTO,STONA,WEBER et al ,2008)

  • O cirurgião dentista tem a responsabilidade durante a anamnésia do paciente questionar a possibilidade de gravidez, pois pode não ser perceptível e o paciente não ter devidas informações sobre o tratamento odontológico nesse período podendo trazer riscos a mãe e ao bebe (POLETTO, STONA, WEBER et al ,2008).

  • Altos níveis de ansiedade associados com a gravidez podem intensificar o estresse com a consulta odontológica. É recomendado que o tratamento odontológico seja feito no segundo trimestre da gestação, período de estabilidade. Já que no terceiro trimestre as gestantes costumam apresentar maiores desconfortos físicos. Quando necessário esses tratamentos devem ser realizados a curto prazo, ou se possível no período pós-parto. (POLETTO, STONA, WEBER et al ,2008 apud TARSITANO; ROLLINGS, 1993).

Também é comum na gravidez a doença periodontal, relacionado ao aumento dos níveis hormonais e progesterona, que pode ocasionar complicações nas gestação, como parto prematuro. (XAVIER, XAVIER, 2004).

A cárie dentária alteração mais comum em gestantes, tem incidência pois está ligada a fatores como a menor capacidade estomacal, isso faz com que a gestante diminua a quantidade de alimentos durante suas refeições e aumente a frequência. Essa atitude resulta em um incremento de carboidratos na dieta e associado com descuido da higiene bucal aumenta a incidência de cárie (BASTIANI, C.; COTA, A. L. S.; PROVENZANO, M. G. A. ; 2010).

É necessário enfatizar a responsabilidade da Odontologia como formadora da consciência da saúde bucal nas pessoas, enfocando-se na manutenção da saúde e a prevenção de doenças transmissíveis, para orienta-los quanto a hábitos que os levem a condição de doentes. Dessa forma, é necessária a participação de um cirurgião-dentista numa equipe de pré-natal para orientação e tratamentos das gestantes. ( MOIMAZ; ROCHA; SALIBA et al, 2007).

A pré-eclâmpsia, acomete de 5% a 8% das gestantes dos países em desenvolvimento e está relacionada a alta morbimortalidade materna e fetal. ( ECHEVERRIA; POLITANO, 2014).

Colocar nas referências a referência do livro: ECHEVERRIA, S.; POLITANO, G.T. Tratamento Odontológico para Gestantes. In:_______. Doença Peridontal e Complicações Obstétricas. 2.ed. São Paulo: Santos, 2014. Cap.4, p.39-49.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com