TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Câncer de Pele

Por:   •  15/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.250 Palavras (25 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 25

CENTRO PAULA SOUZA

ESCOLA TÉCNICA DE BARUERI

Técnico em Enfermagem

Gilmara Simplicio

Katia Regina

Maria Geny

Marisa Craveiro

Osenilde Oliveira

Sandra Barreto

ÁREAS DA ENFERMAGEM, SALÁRIO, CAMPO DE TRABALHO, CARGA HORÁRIA, TIPOS DE TRABALHO E OCUPAÇÃO.

Barueri

                                 2015

TRABALHO FORMAL

Regime Estatutário (Concursos)

Direitos/Deveres: Previstos em lei municipal, estadual ou federal. Características: Estabilidade no emprego; aposentadoria com valor integral do salário (mediante complementação de aposentadoria), férias, gratificações, licenças e adicionais variáveis de acordo com a legislação específica. Pode aproveitar direitos da CLT.

Regime Celetista (CLT)

Direitos/Deveres: Previstos na Consolidação das Leis do Trabalho. Características: Apesar de não haver estabilidade, as demissões são raras e devem ser justificadas. Os servidores têm direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), aviso prévio, multas rescisórias, férias, décimo terceiro, vale-transporte e aposentadoria pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), que respeita um teto de R$ 3.416,54, entre outros. Muitas empresas estatais, como o Banco do Brasil, oferecem fundos de previdência que garantem ganhos superiores ao teto do INSS.

TRABALHO INFORMAL

O trabalho sem vínculos registrados na carteira de trabalho ou documentação equivalente.

Ou seja, “Trabalho informal é caracterizado como a prática de uma determinada atividade econômica sem que haja registros oficiais, como, por exemplo, assinatura da carteira de trabalho, emissão de notas fiscais, algum tipo de contribuição e contrato social de empresa. Portanto, o trabalho informal não se limita à atuação dos “camelôs”, incluindo todas as atividades financeiras desprovidas de registros”.

Na enfermagem, os cuidadores informais a domicílio, diversos fatores contribuíram para esse crescimento: como o aumento do tempo de vida de doentes crônicos, o aumento da população idosa, a regulamentação dos planos de saúde e a tentativa de redução no custo em saúde.

O cuidado domiciliar é um campo crescente de atuação da Enfermagem que está ganhando espaço dentro do mercado de trabalho em saúde, e exigem dos profissionais maior autonomia, responsabilidade e competência técnica.

Há que se considerar também o alto custo do serviço especializado oferecido pelas empresas de HOME CARE (cuidado domiciliar).

           Familiares são pessoas ocupadas com seu dia-a-dia corrido, optam por serviços de profissionais informais, por causa do auto custo de um profissional de uma empresa de HOME CARE ou mesmo de uma internação hospitalar, para prestar cuidados diários a um ente querido que esteja enfermo.

COOPERATIVA DE TRABALHO

Considera-se Cooperativa de Trabalho a sociedade constituída por trabalhadores para o exercício de suas atividades laborativas ou profissionais com proveito comum, autonomia e autogestão para obterem melhor qualificação, renda, situação socioeconômica e condições gerais de trabalho.

Possui legislação especifica, entretanto, pode ser descontado INSS, FGTS, e em alguns casos dão direitos semelhantes ou equiparados aos celetistas, porem trabalha como sistema de cotas.

Esta também pode ser celetista.

As cooperativas de saúde existem há décadas quando o ramo, genuinamente brasileiro, foi desmembrado do Trabalho, em 1996, devido à sua força e representatividade. Hoje, a saúde é composta por 871 cooperativas e 225.980 associados registrados nas Organizações estaduais do sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) em todo país.

A Enfermagem está inserida nesta regulamentação ou há legislação específica?

Para a Enfermagem, destaco a importância da Lei 7498/86, Lei do Exercício Profissional que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem e dá outras providências e o Decreto Regulamentador do Exercício Profissional, nº. 94.406/87.

Como ocorre a formação de uma Cooperativa?

As Cooperativas são formadas por no mínimo 20 associados. A sociedade cooperativa constitui-se por deliberação da Assembleia Geral dos fundadores, constantes da respectiva ata com a aprovação do Estatuto da Sociedade. Registro na Junta Comercial, Conselho Regional da categoria e na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), além de inscrição no CNPJ, ISS e INSS. 

Quais são as vantagens de contratar uma Cooperativa?

São muitos os benefícios, mas vou expor os principais disponibilizados pela Cooperativa dos Profissionais de Enfermagem do Ceará (Coopen-CE), da qual estou habilitada para falar: infraestrutura completa, que permite a reposição imediata de profissionais, garantindo aos hospitais, ambulatórios e domicílios a continuidade das atividades, tanto em nível de empresas (pessoa jurídica) como de pessoa física; excelência no serviço, através da melhoria da qualidade na assistência, por meio de profissionais especializados; otimização de custos através da redução de encargos sociais; profissionais que participam constantemente de cursos e treinamentos promovidos pela Cooperativa. 

Como é feito o processo de inserção do profissional no mercado de trabalho?

A inserção se dá após participação do Curso básico de Cooperativismo. As cooperativas disponibilizam também Cursos de atualização nas diversas áreas de atuação da enfermagem. 

Ela é uma iniciativa de sucesso. O que foi feito para que isso acontecesse?

A Cooperativa teve seu início com o atendimento domiciliar home-care (adultos, pacientes especiais e idosos) e baby-care (recém-nascidos e crianças) em contratos com pessoas físicas. Através do marketing institucional; da adesão significativa de associados; da diversidade de segmentos de atuação em contratos pessoa jurídica e pessoa física; das modernas práticas de gestão e da tecnologia da informação; do comprometimento do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, orientados pelos valores da ética, da transparência, do profissionalismo e em sintonia com as Assessorias Jurídica, Administrativa, Contábil e Segurança do Trabalho, assim como, o investimento no Programa de Treinamento e Desenvolvimento contínuo e Educação Cooperativista, foram indiscutivelmente responsáveis para que a Coopen se firmasse como referência de Cooperativa de Enfermagem no Estado do Ceará.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.1 Kb)   pdf (248.9 Kb)   docx (69.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com