TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento econômico

Por:   •  21/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.655 Palavras (7 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 7

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

NOME

Ilza Rouças da Silva  

RA

8490231411

Atividade de Autodesenvolvimento

A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS

Introdução.

A globalização foi efetivada no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. Em 1970 o neoliberalismo ganhou força e deu impulso o processo de globalização econômica. Esta é um processo que envolve hoje toda a economia e interfere na vida social da humanidade e também interagem entre os indivíduos e nações do mundo todo, onde há facilidade das pessoas, empresa e governos de trocarem idéias e transações comerciais, financeiras e culturais pelo mundo de forma instantânea.

Desenvolvimento.

Com a saturação internas dos mercados muitas empresas multinacionais buscaram os recursos tecnológicos como a utilização da internet, computadores e comunicação por via satélite e etc., para novas conquistas nos mercados consumidores, para baratear preços e estabelecer contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente principalmente os países do socialismo.

Junto com a televisão, a rede mundial de computadores quebrou barreiras e vai, cada vez mais, ligando as pessoas e espalhando as idéias, formando assim um grande círculo Global.

A globalização é um fenômeno que ocorreu mundialmente na década de1980, com a interligação econômica e cultural, devido ao crescimento dos mercados financeiros e das redes de informação e dos principais centros nervosos das sociedades modernas, além disso, é um processo político, econômico, social e cultural que visa os valores e a formas de vida do indivíduo e sua existência cotidiana.

É formada por uma economia internacional e interdependente que promove os maiores fluxos comerciais, culturais e informacionais, onde as economias nacionais deixam de ser importantes em relação à economia global, tornando se interconectada.

O fenômeno da globalização capitalista efetivou-se no século XX, quando as grandes crises econômicas surgiram em conseqüência da Guerra Fria. E com a busca de novos mercados internacionais, principalmente dos países desenvolvidos, surgiram os Blocos Econômicos.

Um desses Blocos Econômicos é o MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), associação entre Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela (Membros Plenos), Chile, Bolívia, Peru, Colômbia e Equador (Membros Associadas), criada em 26 de março 1991, com o objetivo de estabelecer blocos comerciais, em que as fronteiras alfandegárias, são reduzidas ou eliminadas, criando uma livre circulação do comércio entre os países membros. 

O bloco é muito importante, pois significa um novo capítulo nas relações brasileiras para com seus vizinhos, pois existia muita rivalidade e hoje em dia não existe com tanto impacto. A globalização surgiu para atender ao capitalismo e aos países desenvolvidos criando uma integração em caráter social, cultural, político e econômico.

As empresas desenvolvem atividades em diferentes países e territórios que se interligam através desse fenômeno como se estreitasse as distâncias entre eles trazendo muitos benefícios entre si, porém com tantas facilidades que ele trás para vida da humanidade principalmente empresarial também tem seus efeitos maléficos, como o desemprego por exemplo.

Com o avanço da tecnologia e da globalização o trabalhador vai perdendo campo de trabalho gerando desemprego e os blocos econômicos se fortalecem cada vez mais, tornando-se ainda mais competitivos, situação esta ocasionada pelas transformações econômicas e políticas que vem acontecendo nas últimas décadas. 
Esse processo de globalização ocorreu em razão das inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática, através da televisão, da internet, do aparelho de fax, da telefonia fixa e móvel e outros meios de comunicação foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados do mundo.

Com a evolução da microeletrônica deu-se uma das principais condições para que todo o desenvolvimento da informática e da telemática se processasse.

Esse avanço permitiu o surgimento da sociedade em rede, que interliga pessoas, empresas em diferentes sociedades do mundo. A evolução dos meios de comunicação não é um processo novo, pois desde o século XIX a melhoria dos meios de transportes proporcionou uma redução do custo das viagens e impulsionou os transportes de mercadorias.

A globalização indiscutivelmente é um processo de integração que envolve políticas e economia, visando o crescimento global de todas as partes envolvidas no mundo contemporâneo. 

No meu ponto de vista a globalização apesar de facilitar a vida do indivíduo com seus pontos positivos, ela possui também seus pontos negativos, existem milhares de pessoas vivendo as margens da sociedade em uma extrema pobreza e por conta disso o crescimento das favelas, drogas, criminalidade cresce cada dia mais...

De acordo com Alberto Nogueira “Na verdade, infere-se que não se trata propriamente de uma “ideologia da globalização”, como se esta fosse uma realidade existente em si e por si mesma, mas de complexas forças econômicas, políticas e sociais (a envolver instituições públicas e privadas, empresas e pessoas, além de inúmeras organizações internacionais, enfim, tudo isso girando em torno de gigantesca massa de capitais e complexas redes financeiras) que alimentam e movimentam a dinâmica do processo.

O surgimento do BRIC ocorreu em 2001 pelo economista inglês Jim O'Neill, referenciando os quatro países como Brasil, Rússia, Índia e China, entretanto em abril de 2001 com a entrada da áfrica do sul foi acrescentada a letra S passando a se chamar BRICS.

As características desses países são comuns entre si, com um bom crescimento econômico, compartilham e desenvolvem situações econômicas parecidas. Seus objetivos é ganharem força política e econômica internacional.

As características comuns destes países são, uma recente estabilidade na economia, estabilidade na Situação política, grande demanda em mão de obra e processo de qualificação, crescimento de exportação e nível de produção, Boas reservas de recursos minerais, crescimento em setores de infra estrutura tipo: usinas hidrelétricas, aeroporto, estrada, porto, ferrovia, aeroporto e muito mais, além do crescimento do PIB (produto interno bruto), melhorias no processo do índice social, diminuição das desigualdades sociais, acesso populacional na telecomunicação e internet, mais inclusão digital, grande investimento estrangeiro como mercados e capitais, bolsas de valores, investimentos de empresas estrangeiras nos diversos setores da economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (129 Kb)   docx (168.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com