TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico precoce de leucemia

Por:   •  7/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.712 Palavras (15 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

FACULDADE ASSIS GURGACZ

ARNEI JÚNIOR ROZIN

LEONICE NUNES DE MOURA

STEFANY ORSO

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA CONSULTA DA ENFERMAGEM PARA DIAGNOITICO PRECOCE DE LEUCEMIA LINFOIDE AGUDA EM CRIANÇAS

CASCAVEL

2015

FACULDADE ASSIS GURGACZ[pic 2]

ARNEI JÚNIOR ROZIN

LEONICE NUNES DE MOURA

STEFANY ORSO

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA CONSULTA DO ENFERMEIRO PARA DIAGNÓSTICO PRECOCE DE LEUCEMIA LINFOIDE AGUDA EM CRIANÇAS

Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Assis Gurgacz - FAG de Cascavel-PR, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Enfermagem.

                                     

                                          Profª. Orientadora: Rafaela Bramatti Razini de Oliveira. 

CASCAVEL

2015

  FACULDADE ASSIS GURGACZ[pic 3]

ARNEI JÚNIOR ROZIN

LEONICE NUNES DE MURADO

STEFANY ORSO

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA CONSULTA DO ENFERMEIRO PARA DIAGNOITICO PRECOCE DE LEUCEMIA LINFOIDE AGUDA EM CRIANÇAS

Trabalho apresentado no curso de Enfermagem da FAG, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Enfermagem, sob a orientação da Professora Especialista Rafaela Bramatti Razini de Oliveira.

BANCA EXAMINADORA

_______________________________________

Professora Orientadora: Rafaela Bramatti Razini de Oliveira

Faculdade Assis Gurgacz

Especialista em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva

_______________________________________

Professor avaliador

Faculdade Assis Gurgacz

Especialista

_______________________________________

Professor avaliador

Faculdade Assis Gurgacz

Especialista

Cascavel,    de Outubro de 2015.

DEDICATÓRIA[pic 4]

Dedicamos nosso trabalho aos nossos pais, amigos e familiares que contribuíram nos ensinamentos, paciência e atenção nos momentos em que os estudos nos tornavam exaustos e sem tempo, mesmo assim estavam sempre ao nosso lado nos apoiando e incentivando.

AGRADECIMENTOS[pic 5]

A Deus pela dádiva da vida, a sabedoria e a graça alcançada pela realização de um sonho.

Aos colegas de turma, pelo carinho, as amizades que permanecerão pelo restante de nossas vidas, as lembranças ficarão para sempre em nossas memórias.

Aos Professores, que ao longo desse caminho, contribuíram para nossa formação com ensinamentos, amizades, exemplos de vida, profissionalismo e caráter.

À nossa Orientadora Rafaela Bramatti, pela dedicação, atenção e direcionamento do estudo.

        

RESUMO[pic 6]

Os primeiros cuidados com a criança que está com suspeita de câncer são primordiais para um diagnóstico precoce eficaz, que é o ponto de partida para a cura mais rápida. Objetiva-se com este estudo, evidenciar a importância do conhecimento da doença pelo enfermeiro, e a qualidade da assistência do mesmo, por meio de revisão de literatura. Para a identificação da bibliografia pertinente à temática, foi realizado o levantamento a partir das bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Literatura Latino Americano e do Caribe em Ciencias da Saúde (LILACS). Após, procedeu-se à sistematização dos textos através de leitura exploratória e seletiva, organizando de forma que respondesse á ideia central. Os resultados ressaltam a importância do conhecimento da doença, dos cuidados tanto paliativos quanto do tratamento em andamento e do aprimoramento da assistência e do cuidar, e mais importante ainda à responsabilidade que cercam o câncer infantil. O enfermeiro realiza um cuidado que se necessita de tempo, atenção, compromisso e principalmente conhecimento, treinamento e preparo adequado que ofereçam o alivio da dor e das angústias causadas pelo tratamento que é muito invasivo. Os cuidados prestados à criança oncológica devem atender ao corpo e a mente, tanto dela quanto de sua família, cultura e desenvolvimento como ser humano.

Palavras-chaves: Câncer, diagnóstico precoce, enfermeiro, criança.

ABSTRACT

The first care of the child who is suspected of having câncer are Paramount for effective early diagnosis, which is the starting point for a faster cure. Objective with this study, evidence the importance of knowledge of the disease by the nurse, and the quality of care, through literature review. To identify the relevant literature, was conducted research from the databases: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Google Scholar, Virtual Health Library (BVS) and Literature Latin American and Caribbean in the Health Sciences (LILACS). Then, it proceeded to a systematization of the texts through the exploratory and selective reading, organizing in order to answer the central Idea. The results underscore the importance of knowledge of the disease, of palliative care, and of the treatment in progress and the improvement of assistance and caring, and even more important to the responsability that surround childhood câncer. The nurse performs a care that requires time, attention, commitment and specially knowledge, training and adequate preparation to provide relief of pain and anguish caused by the very invasive treatment. The care provided to câncer child must attend the body and mind, as much of it as your family, the culture and development as human being.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (184.2 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com