TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia do Diagnostico Precoce em Crianças com Deficiencia Intelectual

Por:   •  14/5/2016  •  Artigo  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

Ao tratarmos sobre A Importancia do Diagnostico Precoce em Crianças com Deficiencia Intelectual, o assunto esta contido na Area Neuropsicológica (A neuropsicologia é uma interface ou aplicação da psicologia e da neurologia, que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano, contudo praticamente dedica-se a investigar como diferentes lesões causam déficits em diversas áreas da cognição humana, ou tal como denominado pelos primeiros estudos nesse campo, estuda as funções mentais superiores, deixando áreas como agressividade, sexualidade para abordagens mais integrativas da fisiologia e biologia (neurobiologia, neurofisiologia, psicofisiologia, psicobiologia) ou melhor da neurociência. Entre as principais contribuições desse ramo do conhecimento estão os resultados de pesquisas científicas para elaborar intervenções em casos de lesão cerebral, quando se verifica o comprometimento da cognição e de alguns aspectos do comportamento.

Atribui-se ao psicólogo canadense Donald Olding Hebb (1904-1985) a cunhagem do termo neuropsicologia) e Desenvolvimento Infantil, não é algo de fácil entendimento, pois novas descobertas estão sendo exigidas, para que haja uma compreensão através da amplitude da analise sobre o cérebro humano.

O que é cognição? Não existe uma maneira clara em se dizer sobre determinado tema, no entanto, “qualquer coisa” que esteja ligado ao cérebro, é caracteriza como cognição. Para alguns a definição objetiva ao termo é:

“Cognição refere-se a um conjunto de habilidades cerebrais/mentais necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo. Tais habilidades envolvem pensamento, raciocínio, abstração, linguagem, memória, atenção, criatividade, capacidade de resolução de problemas, entre outras funções.”

Podemos assim dizer, que cognição é um processo na evolução que se dá desde a infância (ate mesmo dentro do útero materno) ate o final da vida. Como podemos concluir que o desenvolvimento ocorre através dos tempos e esta ligado ao conhecimento, ou seja, não existe um sem o outro.

Este processo acontece em espiral crescente nos dando a noção de avanços no desenvolvimento em contínuo crescimento:

DESENVOLVIMENTO  ADAPTAÇÃO  APRENDIZAGEM

Através do que foi citado, podemos dar um sentido mais amplo sobre desenvolvimento intelectual:

“Um processo pelo qual os indivíduos adquirem conhecimento sobre o mundo ao longo da vida”.

Podemos concluir que ao citar que estamos nos desenvolvendo cognitivamente, durante nossa vida, não estaremos citando nada de errado, pois o aprendizado acontece a todo o momento, mesmo que não percebemos o que esta ocorrendo.

Como se tratando de sistema intelectual, não poderíamos deixar de citar Jean Piaget, que foi um dos primeiros pesquisadores sobre o estudo das fases do desenvolvimento intelectual infantil, sua pesquisas durou décadas e suas “cobaias” foram seus próprios filhos, onde atraves de sua pesquisa pretendia observar o desenvolvimento do ser humano em suas diversas fases da vida.

Embora Piaget tenha sido reconhecido pelo seu trabalho, foi também muito criticado por interpretações mal elaboradas de sua teoria. Atualmente temos concepções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com