TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leucemia: Diagnóstico e Cuidados de Enfermagem

Por:   •  24/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.925 Palavras (8 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 8

1.RESUMO

A leucemia é um tipo de câncer maligno, que acomete os glóbulos brancos. Sua principal característica é o acúmulo de células (blasticas) anormais na medula óssea, que substituem as células do sangue. Os objetivos desse trabalho é mostrar que o cuidado de enfermagem é primordial para o bom andamento do tratamento do paciente com a doença. O enfermeiro tem o papel de sistematizar o cuidado, utilizando o método SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem), que é composta por cinco etapas que se completam: coleta de dados, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação de enfermagem. A partir desses dados, obtém-se o diagnóstico de enfermagem, que é feito obedecendo às regras do livro NANDA. É utilizado também o exame físico, o qual analisa o paciente de forma geral, sendo combinado com os sinais vitais do paciente. Para o paciente que recebe o tratamento, fica exaustivo a rotina de ir até o hospital receber as medicações, e assim para o seu acompanhante também, por isso é importante que o paciente receba uma assistência de saúde, principalmente da equipe de enfermagem, que preza o bem estar físico e mental do paciente, e também outros fatores que beneficiam o paciente, como: higiene, administração de medicamentos, técnicas de alimentação, entre outros aspectos. Conclui-se que o cuidado de enfermagem é complemento de todo o tratamento, tendo em vista o profissional de enfermagem como um todo, que além de cuidar, auxilia e se preocupa com a melhora do paciente.

Palavras chaves: leucemia, diagnósticos de leucemia, tipos de leucemia, cuidados de enfermagem para pacientes com leucemia.

SUMMARY

Leukemia is a type of malignant cancer that affects white blood cells. Its main feature is the accumulation of abnormal (blastic) cells in the bone marrow, which replace the blood cells. The objectives of this study are to show that nursing care is paramount for the good progress of the treatment of the patient with the disease. The nurse has the role of systematizing care, using the SAE (Nursing Care Systematization) method, which is composed of five stages that are completed: data collection, diagnosis, planning, implementation and evaluation of nursing. From these data, one obtains the nursing diagnosis, which is done obeying the rules of the NANDA book. Physical examination is also used, which analyzes the patient in general and is combined with the patient's vital signs. For the patient receiving the treatment, the routine of going to the hospital to receive the medications, and thus for his companion is also exhausting, so it is important that the patient receives a health care, especially of the nursing team, who appreciates the physical and mental well-being of the patient, and other factors that benefit the patient, such as: hygiene, medication administration, feeding techniques, among other aspects. It is concluded that nursing care complements the entire treatment, considering the nursing professional as a whole, which besides caring for, assists and cares about the improvement of the patient.

Keywords: leukemia, leukemia diagnoses, types of leukemia, nursing care for patients with leukemia.

2.INTRODUÇÃO

A leucemia é uma doença maligna progressiva dos órgãos formadores de sangue caracterizado por proliferação e desenvolvimento distorcidos de leucócitos e seus precursores no sangue e na medula óssea. Ela pode ser classificada como aguda ou crônica, de acordo com o grau de diferenciação celular (e não com a duração da doença), e como mielogênica ou linfocítica, de acordo com o tipo predominante de célula envolvida (mieloide ou linfoide) Além desses tipos vários subtipos da doença ainda são identificados com o avanço da tecnologia e da ciência, a causa exata da leucemia é desconhecida, mas fatores de risco genéticos e ambientais foram identificados para muitos dos subtipos. Os sinais e sintomas típicos podem incluir fadiga, perda de peso, febre, palidez, equimose, petéquias, dispneia, tontura, palpitações, sangramento e infecções recorrentes, embora cada subtipo tenha caraterísticas distintas. Diagnósticos definitivos muitas vezes exigem biópsia da medula óssea e/ou análise de sangue. 1

Para que se tenha um diagnóstico certeiro o médico (clínico geral, pediatra, hematologista, geriatra) devera realizar uma história clínica e o enfermeiro responsável pelo paciente devera executar o exame físico, que pode ser sugestivos de uma primeira suspeita. Alguns exames são de extrema importância para reforçar a suspeita como o hemograma, o mielograma um exame das células da medula óssea, extraídas preferencialmente do osso ilíaco ou do esterno, é muito importante para determinar a forma das células e proceder ao exame citoquímico delas. Uma punção lombar pode ser feita tanto para análise do líquor quanto para introdução de quimioterapia. Pode-se proceder também à pesquisa de alguns marcadores de superfície das células imaturas. Alguns exames de imagem (como radiografia e tomografia computadorizada) também podem ajudar no diagnóstico. ¹

Em Goiás, de 2010 a 2016, o Instituto Nacional do Câncer/Ministério da Saúde (Inca/MS) registrou 188 casos de leucemia – média de 32 casos por ano. Desses, 102 foram no sexo masculino e 86, no feminino. A estimativa de casos novos para o ano de 2018, válida também para o ano de 2019, aponta para a ocorrência de aproximadamente 300 novos casos, no Estado, uma média de 150 por ano. ²

O objetivo deste trabalho foi de fazer uma revisão bibliográfica que explique com detalhes como é feito o diagnóstico de leucemia e os cuidados de enfermagem para essa doença.

3.METODOLOGIA

Fundamentados na coleta de dados de artigos científicos e na utilização de sites com relevância para o assunto, o estudo utilizou de dados qualitativos acerca do tema proposto ao grupo.

Houve um esclarecimento de ideias e uma conclusão crítica sobre qual seria o papel do enfermeiro no tratamento de pacientes diagnosticados com leucemia, a partir da realização de buscas de informações em artigos científicos postados nas seguintes bases de dados: Researchgate e scielo, de 2004 a 2015, e usando como principais palavras chaves: leucemia, diagnósticos de leucemia, tipos de leucemia, cuidados de enfermagem para pacientes com leucemia.

4.DESENVOLVIMENTO

4.1Os que são leucemia

A Leucemia é uma doença maligna que ocorre nos leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, comumente inicia-se na medula óssea, atinge o sangue periférico e se espalha para as outras partes do corpo. Esta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com