TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diarreia na Infância Recuperação Automática

Por:   •  16/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.277 Palavras (14 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

                             

                                Diarreia na Infância

                                       Redenção-PA

[pic 2]

                                 Diarreia na Infância

A diarreia acontece com mais frequência quando: As condições de saneamento básico são precárias. As pessoas não têm o hábito de lavar bem as mãos antes de preparar os alimentos.

                                  Redenção

INTRODUÇÃO

           As doenças diarreicas podem ter várias causas, mas quase todas resultam de infecções intestinais que são transmitidas no doente por contaminação dos alimentos e da água por fezes de outras pessoas. Os micróbios que causam a diarreia entram no corpo, através da boca, quando uma pessoa ingere alimentos ou água que foram contaminados por fezes ou mete os micróbios diretamente na boca através das mãos sujas. Esta é a chamada via de transmissão fecal-ora. A diarreia é uma doença que pode ser causada por micróbios, presentes nas fezes, que contaminam a água, o solo e os alimentos.

         A diarreia acontece com mais frequência quando: As condições de saneamento básico são precárias. As pessoas não têm o hábito de lavar bem as mãos antes de preparar os alimentos, depois de usar o banheiro e antes e depois de lidar com o bebê. O bebé é alimentado por mamadeira. A diarreia é doença grave principalmente para as crianças pequenas e para as desnutridas. Elas ficam rapidamente desidratadas e podem morrer se não forem atendidas a tempo.

JUSTIFICATIVA

         Queremos mostra nesse trabalho que as diarreias na infância é uma das principais causas de morbidade e mortalidade infantil nos países em desenvolvimento, como aqui no nosso Brasil.

          Pois aqui ainda existe uma necessidade da atenção primária para as populações onde o saneamento básico é precário, coleta de lixo não é feita regularmente e isso são uns dos fatores que mais contribui para o agravo do estado nutricional das crianças. Portanto a doença diarreica é um problema de saúde pública.

OBJETIVO

        Mostrar ao público que diarreia e a desidratação são doenças que podem levar a morte, que simples cuidados e precauções podem prevenir os agravos.

         E que infelizmente a falta de informação e atenção primária, podem levar essa criança a serias consequências.

DEFINIÇÃO

        Ocorre quando a perda de água e eletrólitos nas fezes é maior do que a normal, resultando no aumento do volume e da frequência das evacuações e diminuição da consistência das fezes. Diarreia é geralmente definida como a ocorrência de 3 ou + evacuações amolecidas ou líquidas em um período de 24h. A diarreia com sangue, com ou sem muco, é chamada de disenteria.

A diarreia consiste na alteração da função intestinal com perda excessiva de água e eletrólitos pelas fezes e/ou vômitos. Manifesta-se clinicamente pelo aumento do número de evacuações e/ou pela diminuição da consistência das fezes. O vómito, por sua vez, é a ejeção rápida e forçada do conteúdo gastrointestinal pela cavidade oral. É, na maioria das vezes, precedido por náuseas, porém podem ocorrer sem esse sintoma, sendo chamados de vômitos em jato. Em grande parte das vezes essas duas condições se manifestam juntas, porém, devido às suas várias formas clínicas (SAÚDE M.D., 2012)

       A doença diarreica aguda pode ser de origem infecciosa e não infecciosa. Para a saúde pública, a de maior importância é a infecciosa devido a sua maior frequência. As principais causas são:

Infecciosa

•Bactérias e suas toxinas;

•Vírus;

•Parasitos:

•Toxinas naturais.

Não infecciosa

• Intolerância a lactose e glúten;

• Ingestão de grandes quantidades de hexitóis (adoçantes)

• Ingestão demasiada de alguns alimentos

•Sais mal absorvido (ex.: laxantes e antiácidos)

•Ácidos biliares (após ressecção ilegal)

•Gorduras não absolvidas.

      Síndrome causada por vários agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitas), cuja manifestação predominante é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência.

       Com frequência é acompanhada de vômito, febre e dor abdominal. Em alguns casos, há presença de muco e sangue.

PRINCIPAIS CAUSAS

 

        Os germes causadores da diarreia costumam ser humano através da boca, podendo estar na água ou alimentos contaminados. A maioria das diarreias é causada por vírus bactérias ou parasitas. Os parasitas são comuns em locais com condições precárias de higiene sanitária. (PAULO, 2013)

      Como o autor falar nesse contexto a falta de cuidados e higiene, como já falamos anteriormente a falta lavagem das mãos, esse é uns mecanismos de ação para esse favorecimento. De certo que sabermos que a falta do saneamento básico, a coleta de lixo não sendo feita regulamente, água sem tratamento também são fatores de contribuição para o surgimento da diarreia acompanhada da desidratação.

 

Vejamos uma dessas:

• Falta de higiene tanto pessoal como no ambiente domiciliar e sua proximidade;

• Ingestão de alimentos contaminados: mal lavados, mal conservados ou lavados ou cozidos em água contaminada;

• Desmame precoce: pelo risco de a mamadeira ser mal lavada ou feita com água contaminada;

• Falta de saneamento básico: moradias sem rede de esgoto, com córregos ou rios contaminados, próximas a esgotos correndo a céu aberto.

AGENTES ETIOLOGICOS DIARREIAS

       Algumas bactérias e vírus atingem mais as crianças principalmente as menores de um ano que são mais predispostas pelo desmame precoce e a desnutrição. Já a bactéria que causa a cólera atinge mais os maiores de 15 anos que são as pessoas mais expostas ao risco de serem contaminadas. Os parasitas como ameba, giárdia, lombrigas. (PAULO, 2013)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (579.6 Kb)   docx (501.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com