TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diretrizes da american hart association 2010 para RCP e PCR

Por:   •  11/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DE CIENCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHAO-FACEMA

CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM

PROFESSOR: MARIANA SANCHEZ

ACADEMICO: AMANDA KAUANY PEREIRA DA SILVA

RESENHA

PALESTRA: SINDROME DE BURNOUT

Caxias/MA

2015

SINDROME DE BURNOT

No dia 21 de maio foi realizada uma palestra cujo o tema abordado foi “Síndrome de Burnout” pela Dr. Ana Valeria Lopes Lemes, psicóloga especialista em Psicoterapia cognitivo-comportamental, foi ressaltado que o citado tema influencia no desenvolvimento profissional, na qualidade de vida e saúde dos diversos profissionais.

Conforme a palestrante, baseada em estudos distintos, a Síndrome de Burnout, originalmente descrita pelo psicólogo alemão Herbert J. Freudenberger, foi um dos primeiros autores a descrever os sintomas da exaustão profissional e que contribuiu para uma melhor descoberta do burnout. Seu primeiro livro sobre o tema foi publicado em 1980, o qual se tornou um referencial para o estudo da síndrome, a mesma caracteriza-se como síndrome do esgotamento profissional ou doença do trabalho, que foi assim denominada pelo psicanalista.

A mesma evidencia-se por um estado de exaustão física, emocional ou mental devido ao acúmulo de estresse no trabalho, sendo assim, muito comum em profissionais que têm que lidar com pressão e responsabilidades. Dessa forma apresenta sintomas como: dores de cabeça, tonturas, alterações no sono, problemas digestivos, falta de ar, excesso de cansaço.

A Síndrome de Burnout é associada com frequência a outras doenças como a Depressão. Estudos não comprovam a relação entre as duas, apenas afirmam que só vai haver relação dependendo das características individuas da pessoa. Alguns autores defendem a Síndrome de Burnot como sendo diferente do estresse, alegam que esta doença envolve atitudes e condutas negativas com relação aos usuários, clientes, organização e trabalho, enquanto o estresse apresenta-se como esgotamento pessoal com interferência na vida do indivíduo e não necessariamente na sua relação com o trabalho (BALLONE 2009).

 A síndrome vem gerando interesse em acadêmicos, que, buscam uma melhor explicação para a doença. A mesma deve ser compreendida e interpretada como um problema, que, causa danos na vida do trabalhador e gera desgaste no bem estar, comprometendo assim a qualidade de vida dos profissionais do trabalho.

REFERÊNCIAS

  • Disponível em: http://medico-psiquiatra.com/principal/sindrome-de-burn-out-burnout-sindrome.html. Acessado em 28 de Maio de 2015 às 10:15.

  • Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_burnout. Acessado em 27 de Maio de 2015 às 14:30.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com