TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

American Marketing Association

Projeto de pesquisa: American Marketing Association. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

No mundo moderno, mais do que nunca a administração tem sido fundamental para o sucesso de uma empresa, seu crescimento e manutenção da mesma no mercado.

Para auxiliar o administrador no processo administrativo, algumas ferramentas são fundamentais e, o administrador precisa conhecê-las e habituar-se a elas para que possa desempenhar sua função com maior eficácia. Dentre elas, destaco o marketing, a análise de mercado, a negociação, a análise contábil e a percepção do mercado financeiro.

Essas ferramentas, se assim podemos chamar, são, juntamente com as outras habilidades e diretrizes que cada empresa requer e dispõe, são fundamentais para o administrador para que este desempenhe bem o seu papel dentro da organização e assim, os resultados surjam e sejam satisfatórios.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MARKETING

Segundo a American Marketing Association, marketing é: “o desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor ou usuário”.

Partindo desse pressuposto, o marketing tem a função de levar ao consumidor a ideia de um produto ou serviço para que este o adquira. É uma ferramenta indispensável na administração moderna e não há empresas que sobrevivam hoje sem essa ferramenta.

Dentro do marketing existem um mix conhecido como os 4 P’s, que compõe-se de: preço, praça, produto e promoção.

Preço é o quanto em dinheiro é cobrado por um produto ou serviço. O consumidor compra, paga e recebe o produto ou o serviço contratado e recebe os benefícios que o produto ou serviço tem. É o item do mix que gera receitas para a empresa e um dos principais elementos que determinam a participação de uma empresa no mercado.

Praça é onde são distribuídos ou comercializados os produtos. É parte importantíssima, pois o produto certo precisa chegar ao consumidor certo, no local certo. A partir da praça de distribuição é que o consumidor final tem acesso aos produtos ou serviços fornecidos pela empresa.

Produto é o que é oferecido pela empresa, pode ser material quando trata-se de um bem tangível ou imaterial quando trata-se de serviços. Tem a função de satisfazer as necessidades ou desejos dos consumidores finais.

Promoção é uma variável de marketing para refletir a melhor proposta para o consumidor final. Precisa ter um mercado alvo definido, clientes potenciais e produtos para suprir estes clientes. É realizada pela empresa através das mais diversas mídias e visa o atingimento de meta de vendas, afirmação de um produto no mercado, afirmação da marca, aumento da receita, etc.

É importante que se entenda que o mix (4P’s) precisam ter relações entre si, onde uma boa estratégia de marketing precisa levar em consideração todos os itens aqui propostos.

2.2 PESQUISA DE MERCADO

Segundo a Associação Nacional de Empresas de Pesquisa de Mercado (ANEP), Pesquisa de Mercado é: “a coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas”.

Quando se pensa em um negócio, antes que se escolha o ramo, produto e praça, é necessário elaborar uma pesquisa de mercado. Assim, a empresa terá uma possibilidade maior de êxito, pois atenderá uma demanda anteriormente verificada, atingirá uma clientela específica com produtos específicos.

A pesquisa de mercado então é uma ferramenta das mais importantes para obter informações do mercado onde se atua ou se pretende atuar. Quanto maior o conhecimento da empresa sobre o mercado, consumidores, clientes, concorrência, melhor poderá ser o desempenho do negócio.

Hoje existem no mercado vários institutos de pesquisa que executam essa tarefa com o know-how necessário, ainda assim, os administradores precisam ter noção de como realiza-las.

A coleta de dados pode ser feita através de questionários que podem ser aplicados através de fone, internet, correios, boca-a-boca, etc.

2.3 NEGOCIAÇÃO

Parte essencial para o sucesso de qualquer empreendimento, a negociação é simplesmente o ato de fazer um negócio.

A negociação tem vários tipos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com