TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

American Marketing Association

Tese: American Marketing Association. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Tese  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 4

1. De acordo com a American Marketing Association, marketing é “o processo de planejar, executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais”. Explique com suas palavras o que significa essa afirmação.

Neste tipo de definição, mais operacional, o marketing é visto como um apanhado de conceitos de outras áreas. Mas alheio a isto, os estudiosos de marketing continuam avançando seus estudos com o intuito de dar sustentação ás necessidades do mercado e aos decorrentes lançamentos, subdividindo-se em vários grupos de estudo, a saber. Lidar com esses processos requer uma quantidade considerável de trabalho e técnicas. A admi-nistração de marketing ocorre quando pelo menos uma das partes envolvidas em um processo de troca potencial pensa sobre os meios de obter as respostas desejadas das demais partes. Vemos a administração de marketing como a arte e a ciência da escolha de mercados-alvo e da captação, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior para o cliente.

2. Explique com suas palavras:

a) Mercado: Pessoas físicas ou jurídicas que compram e vendem produtos ou serviços formam o mercado. É o resultado da oferta e procura de bens, quando um produto possui oferta e procura, podemos considerar que existe mercado para o mesmo. A venda de um produto ou serviço depende da oferta. A oferta e procura depende de variáveis do mercado. A oferta e a procura variam conforme a região, município, cidade, clima, demografia e estilo de vida do público–alvo. Há o mercado comprador formado por pessoas físicas e jurídicas. A pessoa física compra constantemente em pequenos lotes. A pessoa jurídica compra esporadicamente, mas em grandes lotes para revenda. O mercado comprador representa a demanda, um conceito bastante elementar de demanda é a procura resultante do desejo/necessidade somado ao poder de compra do consumidor. O mercado existe quando há oferta de produto/serviço e procura, a ausência deste fato causa a inexistência do mercado.

Três pontos elementares que influenciam as empresas em seus mercados:

-Tamanho e localização da empresa;

- Tipo, qualidade e quantidade de seus produtos;

- Política de preço e serviços;

É o ambiente onde ocorrem as trocas comercias, onde são aplicadas as ações estratégicas das empresas. É no mercado que ocorrem as oportunidades, as ameaças e onde a empresa analisa suas potencialidades e fraquezas.

b)Vantagem competitiva: Pode ser entendida como uma vantagem que uma empresa tem em relação aos seus concorrentes, geralmente demonstrada pelo desempenho econômico sistematicamente superior ao dos demais competidores. Vantagem competitiva ou diferencial competitivo é uma ou um conjunto de características que permite a uma empresa ser diferente por entregar mais valor sob o ponto de vista dos clientes, diferenciando-se da concorrência e, por isso, obtendo vantagens no mercado. De modo mais técnico pode-se dizer que a VC é a ocorrência de níveis de desempenho econômica acima da média de mercado em função das estratégias adotadas pelas firmas. Algumas das teorias que já foram vinculadas à explicação da VC são o posicionamento estratégico, a teoria dos recursos, as teorias baseadas nos processos de mercado e as teorias de competências dinâmicas. Com nítida vinculação mais a uma destas teorias, tem-se que a VC geralmente se origina de uma competência central do negócio. A vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma determinada empresa consegue criar para os seus clientes e que ultrapassa os custos de produção. O termo valor aqui aplicado representa aquilo que os clientes estão dispostos a pagar pelo produto ou serviço; um valor superior resulta da oferta de um produto ou serviço com características percebidas idênticas aos da concorrência mas por um preço mais baixo ou, alternativamente, da oferta de um produto ou serviço com benefícios superiores aos da concorrência que mais do que compensam um preço mais elevado.

Exemplos de características de empresas que poderiam constituir uma vantagem competitiva incluem:

• foco no cliente, valor para o cliente

• qualidade superior do produto

• distribuição ampla

• alto valor de marca e reputação positiva da empresa

• técnicas de produção com baixo custo

• patentes, direitos autorais e de propriedade industrial

• proteção do governo (subsídios e monopólio)

• equipe gerencial e de funcionários superior

c) Ambiente de marketing e como ele é composto:

É um conjunto de fatores externos e internos á empresa que interferem nas decisões e nos resultados das ações de marketing da empresa, consiste em atores e força externa ao marketing que afetam a capacidade da administração desenvolver e manter relacionamentos bem sucedidos com seus clientes alvos. Ele oferece tanto oportunidades como ameaças, e as empresas bem sucedidas sabem que são vitais a observação e a adaptação constante as mudanças do ambiente.

Ele é composto de um microambiente consiste em forças próximas á empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes a própria empresa, os fornecedores, as empresas do canal de marketing, os clientes, concorrentes e os públicos. E um macroambiente consiste em forças sociais maiores que afetam todo o microambiente forças demográficas, econômicas,naturais,tecnológicas,políticas e culturais .

...

Baixar como  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »