TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Etnico Cultural

Por:   •  10/10/2016  •  Seminário  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

                ENVIO DE ARQUIVO

Nome: Ana Lídia Sousa Ferreira

Disciplina: Diversidade Étnico Cultural

Tutor: Nivalda

Título da Atividade:

Nessa atividade você irá refletir e discutir sobre a maneira como as teorias antropológicas servem de ferramentas para a aplicação do estudo em antropologia, ciência social cujo objetivo é o estudo do Homem e de suas obras. Ao elaborar a sua atividade, é importante pensar, nas teorias antropológicas servindo diretamente à compreensão das diversas formas de manifestação cultural em distintas organizações sociais humanas.  

Resposta

Escreva aqui a sua resposta, mantendo a formatação padrão.

Padrão: Texto (Arial – Fonte tamanho 12 - Espaço simples - Texto Justificado, O TRABALHO DEVE SER ENVIADO EM ARQUIVO WORD E/OU PDF).

Antropologia é considerada o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. Estudar e compreender outras culturas são aceitar diferenças, sem extinção, apenas reconhecer que cada um possui a sua, de acordo com a hereditariedade e origem geográfica. Entende-se a antropologia como forma de conhecimento sobre diversidade cultural, ou seja, uma busca por respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo outro.

Partindo para as teorias antropológicas podemos citar:

  • A teoria do evolucionismo, que trata seu objeto de forma mais ampla e estuda civilizações inteiras, junto com o Difusionismo, que busca explicação do desenvolvimento cultural a partir do processo de difusão de elementos culturais de um sistema para outro. Tomando a cultura indígena como parâmetro, pode-se dizer que essa cultura em estudo, está em um estágio menos evoluído, sendo o resultado da difusão de características provenientes de um único centro.
  • O funcionalismo inovou o campo de interpretação antropologia, pois, parou de focar em origens históricas do estudo da cultura, focando agora no contexto em dado momento com a logica do sistema focalizado. Partindo para a comunidade indígena, o funcionalismo busca compreender todo complexo da comunidade, identificar suas partes componentes significativas e estuda-las isoladamente, para em seguida serem articuladas, constituindo-se a compreensão sobre o todo.
  • O estruturalismo, recente escola antropológica, possui posições próprias de natureza predominantemente subjetivas. Ao analisar a comunidade indígena, pode-se dizer que estruturas universais estão por trás de ações humanas, dando forma às culturas em suas mais variadas manifestações.

Entretanto conclui-se que, a antropologia se preocupa em detalhar os seres humanos que compõem a sociedade e como eles se relacionam, seja nos aspectos físicos, na relação com a natureza e na cultura. Na antropologia a cultura abrange diversas dimensões, sendo: os costumes e rituais, mitos, valores, linguagem, crença, politica, economia, leis e relações de parentesco, entre outros costumes que são diferentes em cada região do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com