TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Étnico Cultural AP_IV

Exames: Diversidade Étnico Cultural AP_IV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  1.040 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente a desigualdade social é tema para vários debates, hoje está evidentes nos debates políticos com grandes promessas de amenizar a desigualdade em nosso país.

Vale dizer que o Brasil não é o único com este cenário, mas está entre os 10 países com maior nível de desigualdade, portanto podemos utilizá-lo como exemplo já que se enquadra no nosso contexto de país de periferia do capitalismo.

O lócus desses estudos são cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, onde apresentam os maiores problemas nos processos de urbanização pois não tem estrutura para oferecer subsídios considerados simples porém primordiais, tais como saúde, transporte, bem como a distribuição de renda é muito desigual.

É comum, mesmo que nas grandes cidades como supra citada a falta de saneamento básico (esgoto a céu aberto), algo aparentemente tão simples de ser resolvido e tão fundamental para as pessoas que convivem nesta situação, estudos nos mostram que a falta de saneamento básico afeta a educação e a produtividade, o impacto deste vai além pois afeta ainda a mortalidade infantil e a longevidade da população.

Aparentemente não afetaria quem não convive com este cenário, mas estudos evidenciam que as funcionários que residem em ambientes assim, apresenta baixa produtividade devido ser portadores de doenças frequentes como infecções gastrointestinais que causam diarreia e vomito e impossibilitam funcionários e até mesmo estudantes a atuarem/desempenharem um bom papel dentro das suas rotinas diárias.

Esta pequena mudança, além de contribuir para a saúde da população, poderia ainda contribuir para a evolução do turismo, geração de novos empregos, etc.

Este tópico retrata apenas um dos vários itens de aspectos desagregadores dos processos de urbanização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com