TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade étnico cultural

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

UNICID- UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

                                 

"TEORIAS DA CULTURA"

Professor: Edson Alencar Silva

CAROLINA EVANGELISTA DE OLIVEIRA

RGM: 1813204688

Franco da Rocha-SP

2015

   Desde os primórdios a civilização humana, passou por inúmeras transformações culturais, em distintas organizações sociais. Com isso surge à necessidade de buscar compreender as manifestações culturais, utilizando as teorias antropológicas como ferramentas para a aplicação do estudo em Antropologia, ciência social cujo objetivo é o estudo do Homem e de suas obras através dos tempos. Dentre as teorias culturais, temos o Evolucionismo, o Difusionismo, o Funcionalismo e o Estruturalismo.

  Na teoria do evolucionismo, esta explica as alterações sofridas pelas diversas espécies de seres vivos ao longo do tempo, em sua relação com o meio onde elas habitam.

  A teoria do Difusionismo buscava a explicação do desenvolvimento cultural a partir do processo de difusão de elementos culturais de um sistema para outro, ou seja, esses traços culturais teriam nascido em lugares e momentos históricos distanciados entre si, mas teriam tido uma progressiva difusão, a partir do lugar de origem, até chegarem a seu estado atual.

  O funcionalismo, explica aspectos da sociedade em termo de funções realizadas ou suas conseqüências para sociedade como um todo. Foi de fundamental importância para a Antropologia, pois ela inovou o campo de interpretação antropológica, uma vez que focava não mais as origens históricas do estudo da cultura; mas sim seu contexto em dado momento com a lógica do sistema focalizado.

  Já o “estruturalismo”, a mais recente escola praticada nas ciências do século XX, foi elaborado com a modalidade de pensamento, especialmente nas áreas das humanidades buscava identificar as estruturas geradoras de sistemas culturais.

Segundo Freire.

    A pessoa conscientizada tem uma compreensão diferente da história e de seu papel nela. Recusa acomodar-se mobiliza-se, organiza-se para mudar o mundo. (Cartas à Cristina, 1994.)

  Portanto, essas teorias são de fundamental importância, porque qualquer que seja a definição adotada é possível entender a antropologia como uma forma de compreender, respeitar e valorizar a diversidade cultural, porque reconstitui o passado cultural humano, a entender a condição presente e a projetar reflexões a respeito dos horizontes do Homem, isto é, a busca de respostas para entendermos o que somos dentro de uma determinada sociedade.  Assim devemos como educadores ser agente de transformação, desperta nos alunos a consciência política de olhar a sociedade e nela intervir, só assim teremos uma sociedade justa e menos excludente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (298 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com