TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade Étnico- Cultural

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Enfermagem

Disciplina: Diversidade Étnico- Cultural

Tutor: Daniela

Aluno (a): Rafael Araujo Cirqueira                          RGM: 141090-3

Data de entrega: 13/09/2015

   As teorias antropológicas visam nos auxiliar no estudo das diversas formas de manifestação cultural do homem, e no meio em que vivem. Dentre as teorias culturais temos: O Difusionismo, Funcionalismo, Estruturalismo e Evolucionismo.

   As teorias são as ferramentas mais utilizadas pelos antropólogos, o que os possibilita ter o conhecimento outras ciências sempre com o objetivo de reconstituir o passado cultural do homem, as culturas funcionam como instrumentos de padronização de comportamento do homem o que permitiu por sua vez ser passado por gerações num âmbito social, o que trás uma adaptação do homem a um determinado modo de vida, envolvendo os mais variados contextos da vida social, sendo os principais o econômico, político- ideológico e o mágico- religioso.

   Porém de outro lado a poligenia defendia que existiam varias formas de evoluir, nunca de forma autoritária que podia supor que uma deveria se render a outra, mas que cada lugar tinha suas diferentes formas de agir, com diferentes ações, locais, visões, sem a submissão. Já o conhecido difusionismo contraria as ideias de Darwin e seu evolucionismo, época marcada pela grande tensão na Europa por conta destas questões.

   Podemos considerar então que a teoria Relativista, dentro do Difusionismo e voltada a ele, sendo um grande alivio aos pensadores da época, na qual Franz Boas conseguiu unir as duas teorias, a historia da cultura era vista como um processo unilinear e universal que refletia o desenvolvimento de cada sociedade.

Fonte:

http://www.infoescola.com/antropologia/franz-boas-e-a-antropologia-moderna/

(a historia da cultura era vista como um processo unilinear e universal que refletia o desenvolvimento de cada sociedade).

   

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com