TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diário de Campo

Por:   •  9/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  880 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE ENFERMAGEM

MÓDULO: ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE II

PROFESSORA: ANDRÉA MOREIRA

DIÁRIO DE CAMPO

ACADÊMICO: SAULO BARRETO

SOBRAL – CEARÁ

26 DE NOVEMBRO DE 2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE ENFERMAGEM

DIÁRIO DE CAMPO

SAULO BARRETO CUNHA DOS SANTOS

VISITA TÉCNICA REALIZADA NO DIA 23 DE NOVEMBRO DE 2015 À UNIDADE MISTA DE SAÚDE DR. THOMAZ CORRÊA ARAGÃO

SOBRAL - CEARÁ

26 DE NOVEMBRO DE 2015

DIÁRIO DE CAMPO

Objetivo geral da visita:

Contribuir para a formação de uma concepção integrada de atenção à saúde e identificar a organização da rede de atenção à saúde do município de Sobral.

Fomos guiados pela enfermeira Bernadete Mesquita, pois a gerente estava ausente por motivo de doença, percorremos toda a Unidade e pudemos ver e aprender mais sobre os diversos setores, que nós, futuros enfermeiros poderemos exercer.

A Unidade Mista de Saúde Dr. Thomaz Corrêa Aragão presta assistência não somente ao bairro no qual está inserida, como também a toda cidade. É classificada como mista porque seu atendimento tanto é ambulatorial, presente nas unidades básicas de saúde; como hospitalar, que, como o próprio nome já diz, é encontrado nos hospitais.

Baseia-se nos princípios do Sistema Único de Saúde: equidade, integralidade e universalidade, o qual foi instituído em setembro de 1990 através da Lei n° 8080. Nosso sistema de saúde, quando comparado aos de outros países goza de uma boa qualidade, pois toda a população tem acesso e, mesmo com tantas dificuldades, segue em frente no atendimento.

A Unidade não recebe recém-nascidos porque não possui pediatras trabalhando as 24h. O lixo é coletado e classificado em contaminado e comum ou urbano e há um carro que é especializado para coletar o lixo contaminado.

Possui enfermarias separadas de acordo com as patologias:

Enfermaria A – infecções gastrointestinais

Enfermaria B – viroses

Enfermaria C – infecções gerais

Enfermaria D – pneumonias

Pois quanto menos contato os pacientes tiverem com outros de patologias diferentes, melhor.

O atendimento não é por ordem de chegada e sim de acordo com a classificação de risco:

Azul (até 4 horas): não urgente, podem aguardar atendimento ou serem encaminhados para outros serviços de saúde.

Verde (até 2 horas): pouco urgente, podem aguardar atendimento ou serem encaminhados para outros serviços de saúde.

Amarelo (até 30 minutos): urgente, necessitam de atendimento rápido, mas podem aguardar.

Vermelho (0 a 10 minutos): emergência, necessitam de atendimento imediato.

Enfermeiros têm que ter olho biônico, para avaliar a situação e determinar, mesmo sem consultar, o nível de cada paciente, dando preferência àqueles que estão mais graves, às gestantes, idosos e crianças. Anamnese e exame físico são os primeiros procedimentos a serem feitos.

Setores / Salas

* Posto de enfermagem: onde se prepara os medicamentos e são feitas punções.

* Sala de aerossol

* Repouso dos funcionários

* Rouparia: onde os lençóis são guardados para evitar contaminação, é trancada para evitar a entrada de pessoas não autorizadas.

* Refeitório dos funcionários

* Refeitório das crianças

* Copa

* Setor de Faturamento: os prontuários são arquivados, sendo que, caso seja solicitado, o paciente pode ter acesso; a área financeira da unidade é gerenciada nesse setor; os procedimentos realizados; número de consultas; é a “logística” da unidade, ou seja, a parte burocrática; são feitos BPA’s (boletins de procedimentos ambulatoriais).

* Expurgo

        

* Esterilização: é feita com água sanitária ou hipoclorito de sódio a 1%, sendo feita a diluição, que é substituído diariamente para evitar maior contaminação, diferentemente do que acontecia antes, em que o procedimento de esterilização era feito com Glutaron, que era trocado mensalmente.

* Sala do soro

* Emergência: onde fica o carrinho da medicação, são realizadas os pequenos procedimentos, como retirada de unhas.

* Farmácia

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO

a) Identificar o objetivo e missão do serviço:

Seu objetivo é atender a todos bem, ter resolutividade, tentar fazer com que todos se sintam satisfeitos com os serviços prestados e com seu problema resolvido. Sua missão é cuidar das pessoas, visando muito bem à humanização.

Apesar de toda dificuldade que o país enfrenta durante a crise, aqueles que compõem a unidade fazem de tudo para que, mesmo faltando muitas coisas, pelo fato de ser público e depender de verbas do governo, a população seja bem atendida, dando sempre o seu melhor.

b) Conhecer o público a quem se destina o atendimento, bem como o fluxo pelo qual os usuários chegam até esse serviço (Ex.: Central de Marcação de Consultas, Centro de Saúde da Família ou usuário chega direto ao serviço):

Atende a toda cidade, incluindo todas as unidades básicas de saúde, distritos, pacientes referenciados de outros hospitais de grande porte, como o Hospital Regional, Santa Casa de Misericórdia, até pessoas de outras cidades são encaminhadas para a unidade.

Existem dois tipos de demanda, a espontânea e a referenciada. A espontânea é aquela que a pessoa sai de sua casa e vai diretamente para a Unidade Mista; já a referenciada acontece quando os pacientes são encaminhados de outros hospitais ou unidades básicas de saúde de seu bairro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (123.3 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com