TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documentário Ilha das Flores

Por:   •  15/4/2021  •  Resenha  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Esse fichamento foi proposto pela Disciplina de Nutrição e saúde para a coleta de informações sobre segurança alimentar e o documentário ‘’Ilha das Flores’’, associando as duas abordagens a fim de extrair a ideia principal do tema.  

Ficha técnica do documentário ‘’Ilha Das Flores’’:

Direção/Roteiro: Jorge Furtado

Narração: Paulo José

 Local/Ano: 1989, Porto Alegre- RS.

        A segurança alimentar e nutricional consiste na execução do direito de todos à obtenção regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer a satisfação de outras necessidades essenciais, respeitando a diversidade cultural e que sejam ambiental econômica e socialmente sustentáveis.

PRINCIPAIS IDEIAS DO AUTOR:

documentário/filme “Ilha das Flores” mostra, de maneira incógnita e simples, a complexidade das seguintes questões: o sistema capitalista tem organização central simples: troca de dinheiro por coisas.  O dinheiro – capital – é, portanto, o cerne do sistema. Mas o que acontece, então, com quem não possui o capital? As relações existentes no sistema ocorrem de maneira justa? Todos têm as mesmas possibilidades de acesso ao capital?

O documentário expõe a realidade vivida por milhares de seres humanos que convivem com as relações desiguais gradas pela economia. Aborda também o modelo de produção que mantém-se sempre atual, bem como o consumo do sistema capitalista, que ocasiona o consumismo e posteriormente uma desigualdade social imensa. A condição individual de falta de capital ou de poder de troca é conhecida como pobreza.

 Como sobreviver sem capital em uma sociedade quase que totalmente baseada no capital? A falta de resposta para tal pergunta leva seres humanos a viverem em condições inferiores à de alguns animais, como demonstrado no documentário. A comparação dos “catadores” com o porco foi sublime. Aqueles estariam abaixo do animal na escala de preferência pelos alimentos pelo fato deste, o suíno, possuir um dono, e aqueles nem isso.

A idéia do autor é mostrar o absurdo desta situação: seres
humanos que, numa escala de prioridade, se encontram depois dos
porcos. Mulheres e crianças que, num tempo determinado de cinco
minutos, garantem na sobra do alimento dos porcos sua alimentação
diária. 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com