TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA

Por:   •  30/5/2017  •  Seminário  •  2.218 Palavras (9 Páginas)  •  765 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ

CURSO DE BACHARELADO EM FISIOTERAPIA

MEMORIAL DESCRITIVO

 ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA – (DPOC)

GLEIKA LO’HANNA D’AQUILA GONÇALVES

TURMA: FIS102

MARABÁ-PA

2017/1


GLEIKA LO’HANNA D’AQUILA GONÇALVES

MEMORIAL DESCRITIVO

 ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA – (DPOC)

Memorial Descritivo da Prática Supervisionada II, com atuação na área de Fisioterapia em Cuidados intensivos, apresentado ao Curso de Bacharelado em Fisioterapia da Faculdade Metropolitana de Marabá, como requisito parcial para obtenção de média avaliativa no componente curricular de estágio obrigatório sob orientação da profª Lorena O. Tannus.

MARABÁ-PA

2017/1


RESUMO

O presente trabalho trata-se de um memorial descritivo da Prática Supervisionada II, com atuação na área de fisioterapia em cuidados intensivos, que é requisito de estágio curricular obrigatório. Aborda-se a atuação fisioterapêutica em um estudo de caso de um paciente que passa por tratamento na clínica médica do Hospital Municipal de Marabá. A partir dos dados coletados em avaliação, identifica-se um paciente do sexo feminino, de 69 anos de idade com diagnóstico de DPOC e foram observadas alterações. O objetivo é descrever os procedimentos executados, os objetivos e as condutas de tratamento fisioterapêutico adotadas a fim de tratar as alterações encontradas no paciente. Para alcançar este objetivo foram aplicados conhecimentos adquiridos no decorrer da vida acadêmica e realizadas pesquisas como forma de auxílio para encontrar medidas eficazes de tratamento de acordo com as necessidades do mesmo. Como resultado observou-se que a fisioterapia dispõe de inúmeros meios para atuar na prevenção, promoção e reabilitação do paciente como um todo e proporcionar a qualidade de vida.

Palavras-Chave: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Fisioterapia. Tratamento.


SUMÁRIO

1 CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO        4

2 CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DO ESTÁGIO        4

3 METODOLOGIA        5

4 RELATO        5

4.1 DIAGNÓSTICO CINÉTICO FUNCIONAL        9

4.2 OBJETIVOS DO TRATAMENTO        9

4.3 CONDUTAS FISIOTERAPÊUTICA        9

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

6 REFERÊNCIAS        11


1 CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO

        

O estágio supervisionado de Fisioterapia em Terapia Intensiva é uma das áreas ofertadas aos alunos do curso de fisioterapia do 10° semestre, onde os mesmos podem desenvolver na prática o seu aprendizado teórico adquirido no decorrer dos semestres anteriores. São realizados atendimentos a pacientes internados na unidade de cuidados especiais (UCE), na clínica médica e clínica cirúrgica do Hospital Municipal de Marabá ofertando tratamento fisioterapêutico pelos próprios acadêmicos durante 5 dias na semana, sendo 5 horas diárias no turno vespertino, com duração de 100 horas, ocorrendo no período de 21/02/2017 a 20/03/2017. Para autorização da realização do estágio neste local, foi firmado um contrato de convênio entre Faculdade Metropolitana de Marabá e a Secretaria Municipal de Saúde de Marabá. Para desenvolver este memorial fez-se necessário escolher um caso clínico um paciente internado na UCE, clínica médica ou cirúrgica do hospital para então descrever acerca de sua patologia, traçar o diagnóstico cinético-funcional, objetivos e condutas do tratamento fisioterapêutico. O estágio é supervisionado diariamente pelo professor Acauã Venicius Kummer Valk e tendo como orientadora a professora Lorena O. Tannus, uma vez na semana nas terças-feiras sendo a mesma responsável pela avaliação do desempenho do aluno e atribuição de média para a conclusão do estágio.

2 CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DO ESTÁGIO

Realizou-se o estágio obrigatório supervisionado II de Fisioterapia em Cuidados Intensivos na unidade de cuidados especiais (UCE), na clínica médica e na clínica cirúrgica do Hospital Municipal de Marabá, cujo local possui estrutura adequada para que haja o atendimento fisioterapêutico junto com equipe multidisciplinar. A unidade de cuidados especiais, é uma sala de acesso restrito que funciona como UTI, disponibilizando de 4 leitos, equipada com ventiladores mecânicos, aparelhos de aspiração orotraqueal e suportes para monitorização de pacientes sedados e internados. A clínica médica fica localizada no bloco A do prédio que conta com diversos leitos onde ficam hospitalizados pacientes de mais diversos casos clínicos. Já a clínica cirúrgica, localiza-se no bloco B do hospital, mantendo internados pacientes que passam por procedimentos cirúrgicos.  Nos três setores supracitados, conta-se com o acompanhamento de equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, dentre outros. A estrutura do Hospital Municipal de Marabá proporciona boas condições para realização de estágio supervisionado.

3 METODOLOGIA

Este trabalho foi desenvolvido a partir da descrição de um caso clínico de um paciente internado no Hospital Municipal de Marabá que recebeu atendimento fisioterapêutico realizado por estagiários graduandos em fisioterapia que passam pela disciplina de Prática Supervisionada II, acompanhados por professor supervisor. O critério para eleger o paciente ficou a livre escolha do acadêmico estagiário. Foi eleito o caso de um paciente diagnosticado com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica - DPOC. Realizou-se a ficha de avaliação pneumo-funcional, foi dado o diagnóstico cinético funcional, traçado os objetivos e condutas do tratamento fisioterapêutico. A avaliação foi realizada no dia 01 de Março de 2017 e os atendimentos seriam realizados diariamente, com duração de 30 a 40 minutos. Foram utilizados conhecimentos adquiridos no decorrer da vida acadêmica para realizar avaliação e tratamento. Além disso, foram feitas consultas virtuais em artigos publicados em site para ampliar os conhecimentos e buscar embasamento teórico para realização deste trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (204.3 Kb)   docx (82.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com