TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENFERMAGEM DO TRABALHO

Por:   •  29/9/2021  •  Monografia  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 9

FARESE – FACULDADE DA REGIÃO SERRANA

 ENFERMAGEM DO TRABALHO

KARLA DOS SANTOS DE ALMEIDA VIEIRA

        

O ENFERMEIRO DO TRABALHO NA PREVENÇÃO E PROTEÇÃO CONTRA ACIDENTES OCUPACIONAIS

ITABIRA - MG

                                                    2021

O ENFERMEIRO DO TRABALHO NA PREVENÇÃO E PROTEÇÃO CONTRA ACIDENTES OCUPACIONAIS

[1] Karla dos Santos de Almeida Vieira

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços)

RESUMO: O enfermeiro do trabalho atua na promoção e na prevenção de acidentes de trabalho. Ele é o profissional mais capacitado nesse processo, pois participa de todo o processo de assistência ao trabalhador. O objetivo deste trabalho é demonstrar a atuação do enfermeiro do trabalho e sua importância para que o trabalhador tenha todo o resguardo físico e mental no ambiente de trabalho, pois isso fará com que o ambiente ocupacional se torno seguro e o trabalhador terá plena capacidade de exercer suas atividades. O trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica qualitativa baseada em uma revisão literária sobre a atuação profissional dos enfermeiros no campo da auditoria. Faz-se necessário que o enfermeiro do trabalho tenha consciência total de sua importância no ambiente ocupacional desde o período da graduação.

PALAVRAS-CHAVE:  ENFERMEIRO. TRABALHADOR. PROTEÇÃO. PREVENÇÃO.

1 INTRODUÇÃO

A enfermagem do trabalho procura cuidar da saúde física e mental dos trabalhadores, no sentido de mantê-los aptos para o trabalho e para o convívio social. Essa procura abrange a diminuição dos riscos no ambiente de trabalho por meio de uma política que irá promover a saúde do trabalhador e sua proteção contra acidentes. O enfermeiro tem a noção da importância da enfermagem do trabalho desde à época da graduação.

O tema desse artigo tem como objetivo mostrar que a enfermagem do trabalho é de extrema importância para que os trabalhadores possam trabalhar de forma saudável e mantenham sua integridade física no meio onde trabalham. O tema se justifica pelo fato de que o enfermeiro do trabalho é o profissional mais qualificado no processo de cuidar da saúde do trabalhador dentro do ambiente laboral, pois ele consegue registrar as informações necessárias para realização de um controle adequado de todo processo que visa ao cuidado daquele paciente.

 O método de pesquisa foi de cunho bibliográfico, com análise qualitativa a partir de uma revisão literária de trabalhos publicados nos últimos 20 anos. A pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já existente, formado por livros, artigos científicos, revistas e jornais. Já a pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu principal instrumento, possui caráter descritivo e enfoque indutivo. Os dados foram coletados a partir de consultas feitas a artigos publicados no Google.

2 DESENVOLVIMENTO

Segundo Moraes (2010, p.19), a enfermagem do trabalho surgiu no final do século XIX na Inglaterra e os enfermeiros atuavam na prevenção de doenças por meio de visitas aos doentes, em domicílio, que eram trabalhadores. Moraes ainda afirma que no Brasil a enfermagem do trabalho foi incorporada às empresas na década de 1970, de forma obrigatória, pois o governo brasileiro passou a exigir profissionais especializados.

Silva (2005, p.34) apresenta a enfermagem do trabalho como um ramo da enfermagem de saúde pública que visa a saúde do trabalhador, protegendo-os dos riscos decorrentes de suas atividades laborais e mantendo sua saúde no mais alto grau de bem-estar físico e mental, recuperando suas lesões, doenças ocupacionais ou não para sua reabilitação ao trabalho.

Bulhões (1986, p.243) afirma que a enfermagem do trabalho é destinada ao cuidado do trabalhador e sua atenção deve ser voltada aos trabalhadores de todos os setores ocupacionais.

2.1.1 ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO DO TRABALHO

Silva (2005, p.33) diz que o maior objetivo do enfermeiro do trabalho está em contribuir para que acidentes e doenças sejam evitados por meio da eliminação de riscos no ambiente de trabalho.

Bulhões (1986, p. 204) acentua que o papel do enfermeiro do trabalho evoluiu e atualmente esse profissional atua diretamente nas organizações por meio da promoção da saúde do trabalhador. Bulhões ainda destaca que o processo de enfermagem tem como meta promover cuidados, proteger os trabalhadores, torna-los conscientes dos riscos a que se expõem e fazer com que participem do seu autocuidado.

A Associação Nacional dos Enfermeiros do Trabalho (ANENT) (2005) disse que o enfermeiro do trabalho deve levantar dados estatísticos e relacioná-los às atividades funcionais, à execução e avaliação de programas de prevenção de acidentes, de doenças profissionais e não profissionais, prestação de primeiros socorros, atendimento ambulatorial, aferição de pressão arterial, realização de curativos, vacinações, inalações, testes e coleta de amostras para exames.

Silva; Lucas (2011) salienta que, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o enfermeiro do trabalho é responsável pelo tratamento e descarte de resíduos de materiais de acordo com as normas. Os autores ainda afirmam que o profissional deve zelar pela segurança individual e coletiva, por meio de equipamentos de proteção adequados e avaliar insumos e medicamentos solicitados e recebidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com