TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENFERMAGEM DO TRABALHO

Por:   •  12/9/2015  •  Resenha  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho em turnos: estado geral de saúde relacionado ao sono em trabalhadores de enfermagem

O objetivo deste trabalho foi enfatizar os sintomas apresentados ao estado geral de saúde associado ao trabalho em turnos de enfermagem e relacioná-los com a qualidade do sono.

A coleta de dados ocorreu no período de agosto a setembro de 2009. A pesquisadora pediu aos sujeitos para preencherem primeiramente, o questionário sobre as características individuais e dados sócio demográficos, em seguida, os sujeitos responderam sobre sintomas de saúde, após estarem atuando no trabalho em turnos. Depois de responder a estes dois questionários, os sujeitos os devolveram imediatamente para a pesquisadora

Participaram 136 profissionais de enfermagem, com média de idade de 33,1 anos, divididos nas seguintes categorias: enfermeiro (8,1%); técnico de enfermagem (80,9%); auxiliar de enfermagem dos turnos diurno e noturno (11%) Os dados foram significativos pelo Teste para a presença do sintoma de flatulência ou distensão abdominal no turno noturno, também podendo se considerar irritabilidade e problemas para concentração.

Observou se que estes mesmos profissionais não procuram ter uma vida ativa, sendo com alimentação e atividades, onde prejudica muito seu estado nutricional, pois os mesmos, grande maioria tem aumento do peso.

O conhecimento desta realidade demonstrou às extensas jornadas de trabalho favorecendo o aumento da produção do conhecimento sobre o tema e fornecendo informações para o desenvolvimento de estratégias efetivas para melhorar as condições de saúde e de trabalho dos profissionais de enfermagem, desenvolvendo ações, como por exemplo atividades e palestras, e ate mesmo uma alimentação diferenciada.

Com algumas pequenas alterações podemos melhorar e muito o desenvolvimento e qualidade no serviço prestado pelo nosso trabalhador.

Referências Bibliográficas:

Link: http://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-664

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com