TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EPIDEMIOLOGIA : HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA

Por:   •  22/8/2018  •  Artigo  •  4.677 Palavras (19 Páginas)  •  1.825 Visualizações

Página 1 de 19

VIGILÂNCIA EM SAÚDE

PROVA 2

EPIDEMIOLOGIA

HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA

Processo saúde-doença. Tem Analítica e a Descritiva. Focam na analise dos fenômenos do processo saúde e doença desde promoção à reabilitação.

1º Dimensão à Saúde: PROMOÇÃO À SAÚDE medidas educativa. É a primeira atenção em saúde. Sendo principal foco do Ministério da saúde, dentro das politicas de saúde. Ficam escritas no caderno “politica nacional de promoção à saúde”. Tem como objetivo que o individuo assumar as responsabilidades em relação ao processo saúde doença e doença e também a elaboração de programas gorvenamentais envolvendo outras áreas como: educação, cultura, transporte, moradia. Tendo como finalidades o aumento da perspectiva de vida com qualidade.

2º Dimensão à Saúde: PREVENÇÃO DE DOENÇAS E AGRAVOS É a redução de danos e agravos à saúde de algo (riscos e doenças) incidente e prevalente.

A PREVENÇÃO esta presente em todos os níveis de ATENÇÃO, sendo os tipos: 1- Primário (atenção básica, porta de entrada do sus): 2- Secundário: (média complexidade); 3- Terciário (são serviços de alta complexidade, foco é a reabilitação e prevenção de danos); 4- Quartenário (é altíssima complexidade e especifica do SUS).

3º Dimensão à Saúde: REABILITAÇÃO é a recuperação do individuo doente ou agravo. Sendo realizada à partir da atenção 2º 3º e 4º.

HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA

Refere-se à evolução de uma doença no indivíduo através do tempo, na ausência de intervenção. Informa o que podemos esperar. É fundamental para o controle das doenças. Permite apontar diferentes métodos de prevenção e controle, servindo de base para a compreensão de situações reais e específicas, tornando operacionais as medidas de prevenção.

Dois períodos sequenciados: Período Pré-patogênico: (promoção e prevenção começa aqui, tb as causas, de terminantes) interesse dirigido para as relações suscetível-ambiente. Período patogênico: modificações que se passam no organismo vivo (já esta doente, dimensão da prevenção).

[pic 1]

Explicação por partes da tabelas- ANTES DO ADOECAR: Fica a tríade, agente causador-hospedeiro-meio ambiente. CICLO DA DOENÇA: horizonte clinico: é o aparecimentos dos sinais e sintomas (dor de cabeça etc). DOENÇA PRECOCE DISCEMIVEL: momento em que tenho que fazer a intervenção (diagnostico tb), exames, medicamentos. DOENÇA AVANÇADA: instalação sinais e sintomas e primeiras sequelas e recuperação tardia. CONVALESCENÇA: é a melhora dos sinais e sintomas encaminhando para cura quando foi diagnosticado corretamente, pode levar a morte tb.

Etapas do desenvolvimento da doença:

Período pré-patogênico: intervenções precoces poderão evitar a exposição ao agente da doença – impedir que a doença se instale.

Período Patogênico: Período de latência/incubação: os processos de rastreamento e a instituição de tratamento adequado poderão evitar a progressão para a fase sintomática da doença.

Período sintomático: as manifestações das doenças são evidentes, as intervenções poderão controlar, retardar ou reverter a progressão da doença.

Período do desfecho da doença: corresponde ao período que objetiva desenvolver o potencial residual do organismo.

TRIADE EPIDEMIOLOGICA

Hospedeiro/suscetível: Idade; Sexo; Estado civil; Ocupação; Escolaridade Características genéticas História patológica pregressa; Estado imunológico; Estado emocional. Agente: Biológicos (microrganismos); Químicos ( drogas,álcool, fumo, medicamentos); Físicos (trauma, calor, radiação); Nutricionais (carência, excesso). Ambiente: Determinantes físico-químicos (temperatura, umidade, poluição,); Fauna, flora,... Engloba o social, o físico e o psicológico.

[pic 2]

Ponto P: ponto em que o tratamento é mais efetivo, esta na detecção precoce, da doença. Após esse ponto a doença terá pior prognostico. É também o ponto ideal que se deve fazer a intervenção. Tempo de antecipação: tempo ganho para diagnóstico pelo rastreamento. A PREVENÇÃO 1º É no período pré-patogênese, e a 2º 3º são no patogênese.

MEDIDAS DE BLOQUEIO: Medidas utilizadas para romper à cadeia de transmissão a doença a outros indivíduos. Ex: Profissional com contato tuberculose, se  EPI, terá que tomar remédio para não ficar.

Período pré-patogênico (prevenção primária): 1º nível- Promoção da Saúde: Educação geral; Educação em saúde; Habitação; Nutrição; Recreação. 2º Nivel- Proteção específica: Imunização; Saúde ocupacional; Aconselhamento genético; Regime alimentar; Uso de preservativo; Controle de vetores.

Período patogênico (Prevenção secundária) 3º nível- DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO PRECOCES: Rastreamento; Exames periódicos de saúde dos casos; Tratamento para evitar a progressão da doença. 4º nível: LIMITAÇÃO DA INCAPACIDADE: Tratamento médico-cirúrgico para evitar futuras complicações (evitar morte ou sequela). 5º nível: Reabilitação Fisioterapia;Terapia ocupacional; Educação visando ao máximo aproveitamento da capacidade remanescente; Manutenção da empregabilidade.

DOENÇAS TRANSMISSIVEIS: São doenças infecciosas, causadas por bioagentes patogênicos que podem ser transmitidas de um indivíduo para outro, ou de um animal para um indivíduo ou ainda de um indivíduo para um animal. A incidência e a mortalidade apresentaram uma tendência a queda no último século; Decorrente das melhorias relacionadas ao saneamento básico, condições de moradia, escolaridade, tecnologias médicas (vacinas e antibióticos) e aumento na cobertura dos serviços de saúde.

VACINA: É a fração do agente causador da doença podendo ser inativado (morto) e atenuado (pequena partícula do agente vivo) dando mais reação ex: febre amarela. Sazionalidade: diminui a medida de controle e a doença volta, incidência aumenta. Doeças sazonais: já é esperada em um determinado tempo ex: inverno-gripe. Doencas emergentes: doenças não esperadas e acontecem quando reduzem as medidas de controle ex: f.amarela;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (454.9 Kb)   docx (418.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com