TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) EMPREGUE À INTEGRALIDADE DO CUIDADO EM SAÚDE

Por:   •  8/11/2020  •  Artigo  •  4.345 Palavras (18 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 18

 ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) EMPREGUE À INTEGRALIDADE DO CUIDADO EM SAÚDE

HEALTH FAMILY STRATEGY EMPLOY THE  INTEGRALITY OF HEALTH CARE

Aluno1

Professor2

RESUMO

Introdução: No Brasil, os princípios da universalidade e da equidade são utilizados para constituir práticas fundamentadas na produção de um cuidado integral, sendo que a Estratégia Saúde da Família tem um escopo que apresenta consonância com o intuito da integralidade. Objetivo: Nesse sentido, este estudo teve por objetivo investigar nas pesquisas selecionadas,  a relação entre a integralidade do cuidado e a influência da ESF na prática do cuidado em saúde. Metodologia: Para tal, foi realizado um estudo descritivo utilizando os métodos de Revisão Integrativa da Literatura e uma Análise de Conteúdo, onde foram utilizados artigos científicos das bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciElo) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Resultado: Foi evidenciado que o modelo de cuidado em saúde que se foca unicamente em saberes biomédico não atende completamente às necessidades dos usuários, enquanto a ESF apresenta uma porta de entrada para um processo mais resolutivo. Conclusão: Desse modo, a estratégia conclama que ocorra a construção de uma nova maneira de operar a saúde, humanizada e solidária, com base nos princípios da equidade, integralidade, resolubilidade, acesso, qualidade, participação social e cidadania

Palavras chave: Integralidade; Estratégia Saúde da Família; cuidado em saúde.

ABSTRACT

Introduction: In Brazil, the principles of universality and equity are used to constitute practices based on the production of comprehensive care, and the Family Health Strategy has a scope that is consistent with the aim of integrality. The Objective: In this sense, this study aimed to investigate, in the selected research, the relationship between comprehensive care and the influence of the FHS in the practice of health care. Methodology: To this end, a descriptive study was carried out using the methods of Integrative Literature Review and Content Analysis, using scientific articles from the Scientific Electronic Library Online (SciElo) and Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences databases (LILACS). Results: It was shown that the health care model that focuses solely on biomedical knowledge does not fully meet the needs of users, while the FHS presents a gateway to a more resolutive process. Conclusions: Thus, the strategy calls for the construction of a new way of operating health, humanized and solidary, based on the principles of equity, integrality, resolvability, access, quality, social participation and citizenship

Key Words: Integrality; Family Health Strategy; health care.

1. INTRODUÇÃO

        No Brasil, teoricamente os princípios da universalidade e da equidade são utilizados para constituir práticas fundamentadas na produção de um cuidado integral, aplicados na composição do Sistema Único de Saúde (SUS). Por conseguinte, a prática da saúde mostra-se em ações de atenção aos processos do adoecimento, que são frisados por práticas curativas e individuais e por práticas orientadas para a melhoria da saúde (SILVA; ASSIS; SANTOS, 2017).

        Nesse contexto, a integralidade é um dos princípios doutrinários do SUS, que busca instituir uma nova prática em saúde que transpasse o modelo de formação em saúde, caracterizado pelo mecanicismo, individualismo, biologismo, que coloca ênfase somente no caráter curativo. Com isso, a integralidade preconiza que para a compreensão dos problemas de saúde deve-se levar em consideração dimensões de um indivíduo ou de uma coletividade (RODRIGUES et al, 2017).

        Desse modo, com a Constituição Federal do Brasil de 1988, foi possível concretizar o entendimento social de promoção da saúde que trouxe garantias de cidadania social. Foi dentro desse cenário que buscava desenvolver ações de promoção, proteção e reabilitação da saúde, que a Estratégia Saúde da Família (ESF) surgiu com o escopo de amplificar o acesso da população aos serviços básicos de saúde, reconduzir o modelo assistencial e destacar a família como ponto central de atenção, com ações no âmbito individual e coletivo (LEITE et al, 2016).

        Nos dias atuais, houve uma grande expansão da ESF por todo o território do Brasil, apoiada e induzida pelo Ministério da Saúde, sendo considerada uma estratégia prioritária de estruturação da atenção básica e a porta de entrada do SUS. Por conseguinte, a ESF é percebida como fundamental no primeiro contato, na longitudinalidade e na coordenação do cuidado, tendo portanto o dever de operar como base de estruturação das redes de atenção, com suporte dos serviços de apoio a diagnóstico, assistência especializada e hospitalar (BRASIL, 2011).

No entanto, quando a prática central tem sua atuação específica na clínica médica, valorizando os aspectos biológicos em detrimento do conjunto de necessidades apresentadas pelos indivíduos, os usuários dos serviços de saúde demonstram insatisfação e insegurança com a assistência prestada e com a forma de atendimento dispensada pelos profissionais. De maneira geral, na maioria das vezes o profissional está voltado para diagnosticar e tratar a doença e essa racionalidade contribui para que a relação dos profissional seja com a doença e não com a pessoa doente, que passa a ser percebida somente como portadora da patologia, sendo excluído para não comprometer a objetividade do diagnóstico (SILVA et al, 2016).

        Diante desse cenário do cuidado, a ESF pode ser um processo de mudanças na atenção à saúde, pois resgata conceitos fundamentais ao cuidado em saúde que potencializam a reorientação do modo de operar os serviços de saúde na atenção básica. Assim, com as configurações do modelo atual de atenção à saúde, é notório que o cuidado em saúde encontra-se em um período de mudanças, de reflexão e conscientização, voltadas para o processo de educação em saúde para a população e para os profissionais que fazem parte desse cenário. Portanto, há necessidade de se produzir conhecimentos, especialmente sobre os aspectos da integralidade do cuidado e a influência da ESF sobre este. Com esse quadro, este trabalho justifica-se pela importância do estudo e da compreensão sobre a integralidade do cuidado, que requer reflexões sobre novas abordagens na produção do cuidado da ESF.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (158.1 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com