TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e Biossegurança no Controle de Infecções

Por:   •  15/11/2020  •  Resenha  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 5

T ema: Educação e Biossegurança no controle de infecções. RESUMO:

Os enfermeiros que trabalham na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), estão frequentemente envolvidos nos programas de educação de colaboradores. Os objetivos incluem a ênfase nas boas práticas de saúde, na dieta, no exercício, no repouso e na higiene pessoal; monitoração e pesquisa. Quase todas as Instituições exigem palestras de educação de segurança e saúde para os profissionais como parte do processo de orientação. Outras instituições exigem triagem laboratorial para doenças de alto risco e oferecem programas de imunização rotineiros para os seus colaboradores. O acesso ao aconselhamento de saúde é importante para as mulheres em idade reprodutiva.

As principais doenças que podem levar algum risco ao feto são: rubéola, hepatite B, vírus do herpes simples, varicela-zoster ,

citomegalovírus e HIV .

Em geral, é necessário que os colaboradores que trabalham em áreas de alto risco, como as unidades pediátricas, de diálise ou de transplantes, comprovem que seu estado de imunização está atualizado. É importante que profissionais que se encontram com doenças caracterizadas por tosse abundante, coriza ou diarreia frequente permaneçam em casa .

Todos os profissionais portadores do vírus HIV (AIDS) devem usar luvas, para contato direto com mucosas ou pele não intacta de todos os pacientes. Outro componente principal da proteção do paciente e do colaborador é a higiene das mãos. Embora a higienização das mãos seja a medida mais importante e reconhecida há muitos anos na prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde. Para prevenir a transmissão de microrganismos pelas mãos, três elementos são essenciais: agente tópico com eficácia antimicrobiana, procedimento adequado ao utilizá-lo e adesão regular no seu uso.

A utilização de gel alcoólico preferencialmente a 70% ou de solução alcoólica a 70% com 1-3% de glicerina pode substituir a higienização com água e sabonete quando as mãos não estiverem visivelmente sujas, para a prevenção da infecção de sítio cirúrgico e tem por finalidade eliminar a microbiota residente. As escovas utilizadas devem ser de cerdas macias e descartáveis.

Para realizar uma boa higienização das mãos alguns equipamentos são necessários, como, por exemplo: lavatórios; dispensadores de sabão e antissépticos; porta-papel toalha; secador elétrico; lixeira para descarte do papel toalha. É importante que as mãos sejam lavadas nas seguintes situações: no início e no final do plantão. O uso de luvas: o ato de calçar luvas tem por finalidade diminuir a possibilidade de propagação de agentes infecciosos aos pacientes e de o profissional. As luvas utilizadas na enfermagem têm duas funções: luvas de procedimentos: usadas para autoproteção na manipulação de material contaminado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com