TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfermagem, A Sabedoria na Arte do Cuidar

Por:   •  5/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE UNAÍ – FACISA

Graduação em Enfermagem

Larissa Alcântara Máximo

        

Enfermagem, a sabedoria na arte do cuidar.

Unaí

2016

Larissa Alcântara Máximo

Enfermagem, a sabedoria na arte do cuidar.

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde de Unaí – FACISA, referente à disciplina Determinantes do Processo Saúde-Doença, como requisito parcial para a obtenção de título de Bacharel em Enfermagem.

 

Professora: Maria das Neves Martins

Unaí

2016

      Médicos e Enfermeiros trabalham juntos em hospitais, clínicas e outras instituições de saúde com o objetivo de cuidar de doentes ou acidentados, promovendo a saúde e melhorando a qualidade de vida dessas pessoas. O médico, por exemplo, se torna um profissional liberal e a enfermagem gradativamente se profissionaliza, instituindo distinções entre enfermeiras auxiliares e técnicas e as de curso universitário.

      Assim, como as mulheres foram adquirindo espaço na profissão, os homens também foram inserindo-se na enfermagem, formando outra mentalidade e imagem das duas profissões. Apesar das semelhanças entre estes dois cursos, médicos e enfermeiros possuem responsabilidades diferentes no processo de cura de um paciente.

      O foco do trabalho de um enfermeiro é bastante amplo. Ele é responsável por prestar os primeiros socorros, coletar materiais para exames, administrar medicamentos, monitorar os sinais vitais, fazer curativos, entre outros. O enfermeiro acompanha o paciente durante o tratamento, cuidando para que sejam cumpridas as prescrições médicas, e passa muito mais tempo com os enfermos do que o próprio médico. É sua responsabilidade manter a ficha do paciente atualizada e informar o médico sobre a situação do paciente.

      O objetivo da atenção de enfermagem é cuidar, oferecer condições para que o paciente consiga enfrentar mudanças no seu cotidiano, além de contribuir para uma transição saudável. Com isso, o enfermeiro deve ter a sabedoria e o conhecimento de que o paciente deve ser considerado como um ser integral com múltiplas necessidades e potencialidades.

      A sabedoria na arte do cuidar em Enfermagem é imprescindível em todas as situações de enfermidades, incapacidade e no processo de morrer. Não se limita apenas a uma tarefa a ser realizada e sim a um momento de se relacionar com o paciente, começando com tarefas técnicas, até seu conforto, mostrando a sua importância para a recuperação e elevação da auto-estima do indivíduo.

      Conclui-se que a Enfermagem organiza-se enquanto profissão e expressa sua ação no cuidado ao indivíduo, em diversas condições de saúde, nos mais variados ambientes. Porém, é de suma importância destacar que os profissionais de enfermagem tenham um olhar para o cotidiano, um olhar prático, não somente técnico, para lidar com o processo da assistência à saúde. Estar atento aos saberes práticos permite caminhar para o sucesso prático.

SOLIDARIEDADE

AMOR

BOM SENSO

EDUCAÇÃO

DEDICAÇÃO

ORGULHO

RESPONSABILIDADE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com